Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Seguro para casamento? Sim!

Imagem de noivos para ilustrar texto sobre seguro para casamento

Seguro para casamento? Sim!

21/08/2018

Lista de convidados, serviço de bufê, decoração da igreja, provas do vestido, bem-casados…Calma! Respira e pensa bem. Pode haver um item na lista que você nunca pensou antes, mas que pode te trazer uma tranquilidade sem preço: o seguro para casamento.

Mas existe? Existe, sim! E vamos contar para você como funciona!

Afinal, um evento de tamanha importância e repleto de planos – e de detalhes – não pode ser comprometido por  situações inesperadas.

Imprevistos podem, sim, ser contornados com a contratação de um seguro.

O que é o seguro para casamento?

Ele também é conhecido como seguro para eventos. Trata-se de um produto contratado pelos noivos para cobrir uma série de danos relacionados à cerimônia de casamento.

São muitos meses de preparação para que o grande dia transcorra como o planejado. Esse seguro é, sem dúvida, uma alternativa para que o casal não tenha prejuízo caso ocorram situações inesperadas.

Mas quais situações o seguro para casamento cobre? Vamos a alguns exemplos!

  • Incêndio;
  • Explosão;
  • Desabamento da estrutura montada para o casamento, entre outros acidentes no espaço alugado para o evento;
  • Problemas com os equipamentos de som e de luz;
  • Danos na decoração;
  • Danos no vestido da noiva;
  • Entre muitas outras situações.

Mas o produto ainda vai além. O seguro para casamento também inclui cobertura para acidentes pessoais que possam ocorrer durante a festa de casamento.

+ Você conhece o consórcio para casamento?

Como o seguro para casamento é contratado?

O seguro para casamento não é ainda uma modalidade muito conhecida. Principalmente pelos casais que optam por organizar o casamento por conta própria.

São as empresas especializadas em assessorar os noivos que costumam conhecer este tipo de seguro.

Ele pode ser contratado de duas formas. Uma delas é procurar diretamente um corretor para obter todas as informações sobre o seguro. A outra é contratar o seguro em conjunto com as empresas parceiras que distribuem os produtos e serviços.

Tipos de cobertura do seguro para casamento

Pesquisas indicam que o número de casamentos aumenta a cada ano. Com isso, as seguradoras estão inovando nas ofertas dos pacotes oferecidos aos noivos, aumentando os tipos de cobertura.

Em geral, as coberturas são contratadas de acordo com o tamanho do evento.

O ideal é que o casal ou a assessoria contratada, faça uma pesquisa nas diversas seguradoras do mercado. Assim, é possível avaliar os preços apresentados e verificar se estão em equilíbrio com o que é oferecido.

Mas são muitos os tipos de proteção que o seguro para casamento oferece ao casal. A cobertura pode ir desde a instalação e a montagem e desmontagem do casamento, inclusive quando ocorre fora da cidade, em espaços no campo.

É um seguro que vale para todos os tipos de decoração da festa escolhida pelos noivos, com coberturas que protegem o casal e convidados.

Também cobre danos causados aos veículos de terceiros que estão sob a guarda do organizador. Isso desde que esses veículos estejam estacionados no interior do estabelecimento ou em um local destinado.

Como escolher o melhor seguro de casamento

Como vimos, são diversas as coberturas disponíveis. Mas para definir as mais indicadas para a cerimônia é preciso, antes de tudo, fazer a leitura dos possíveis riscos a que o casal está exposto.

Por exemplo, quando os noivos escolhem o local de realização do casamento é importante verificar o nível de segurança do espaço. Também é importante o saber se ele ocorrerá em uma área aberta ou fechada.

Algumas perguntas são importantes serem feitas como, por exemplo:

  • É um local apropriado para receber idosos e crianças?
  • Os pisos estão em ordem? Há escadas ou sacadas que oferecem riscos?

É válido ter todo o cuidado prévio para que a contratação seja efetiva.

Por isso, é recomendável contar com a ajuda de uma seguradora. Ela vai orientar o casal da melhor forma possível. Fará a análise fornecendo as informações não só do espaço físico do evento como dos fornecedores que cuidarão das instalações de luzes, som, tendas, fogões, máquinas de fumaça, entre outras situações passíveis de acidentes.

Você aceita dizer sim?

A gente sabe que todo casamento tem um custo considerável. Independente da sua proporção.

Pensando nisso, o seguro para casamento pode ter lá o seu espaço. Com ele, os noivos estarão cobertos para eventuais necessidades. Afinal, imprevistos podem acontecer, ninguém duvida, né?!

Mesmo se você não está afim de gastar muito com um seguro, dá pra fechar um seguro mais em conta. Como as apólices têm os mais diversos preços, é possível comparar e escolher aquela que mais atendam às suas necessidades de proteção e seu bolso.

Essa contratação pode ser ainda mais vantajosa para os casais que estão organizando o próprio casamento, sem a ajuda de uma assessoria especializada. Isso porque em caso de qualquer imprevisto, os noivos estão cobertos.

Pois é, dizer sim em um casamento é uma frase que pode ser pronunciada antes mesmo do casal chegar ao altar. Ela pode ser dita ou não para um seguro que, apesar de pouco conhecido, quer sempre marcar presença nessa festa.

+ Como organizar sua viagem de lua de mel