Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dicas para ter um sorriso perfeito

Desenho de uma boca sorrindo para ilustrar texto com dicas para um sorriso perfeito.

Dicas para ter um sorriso perfeito

12/09/2018

Através do nosso sorriso refletimos muito do que há em nós. E ter um sorriso bonito também pode elevar a autoestima de muita gente. Por isso, vamos listar aqui dicas para ter um sorriso perfeito, seja para as fotos ou para o nosso bem-estar como um todo.

Como alcançar o sorriso perfeito

Higiene bucal

Não é à toa que a sua mãe a vida inteira pediu que você escovasse os dentes direito após as refeições. A saúde da sua boca e a qualidade do seu sorriso começam pelos dentes bem cuidados e limpos.

É essencial ter um carinho especial na escovação e complementar com o uso do fio dental para aprofundar a limpeza entre os dentes. Escovar a língua e utilizar enxaguantes bucais proporcionam dentes mais brancos e saudáveis, além de uma boca sem odores ruins, causados pelo mau hálito.

Lembre-se que escovar bem os dentes não é exagerar na quantidade de pasta de dente. Mas sim na dedicação e tranquilidade para cuidadosamente limpar um por um, tanto na parte externa quanto interna.

Cuide das inflamações e cáries

O ideal é prevenirmos o aparecimento de cáries e inflamações na gengiva. Elas podem causar desconforto e afetar a aparência do seu sorriso. Mas, caso apareça alguma dor ou cárie aparente, não deixe de lado e procure um dentista para fazer o tratamento.

Boa alimentação

A má alimentação interfere não só no aspecto físico do seu corpo, como também na saúde da sua boca. Evite também consumir em excesso alimentos que mancham o esmalte do dente, como as bebidas escuras, como café e refrigerante, e bebidas ácidas, que corroem o dente, como sucos de limão e laranja.

O cálcio é um grande aliado para proteger os dentes e os ossos. Por isso, inclua na sua dieta pelo menos 1.000 mg de cálcio por dia, como queijos, iogurtes e laticínios.  

Vale lembrar que uma dieta rica em vitaminas, cálcio e minerais é sempre melhor prescrita por um médico nutricionista.

Não fume!

O cigarro, além de prejudicar a sua saúde em geral, escurece os dentes e é um grande potencializador de doenças orais, como problemas na gengiva e o mau hálito.

Cuide também dos lábios

Muita gente pouco dá atenção para eles e muitas mulheres apenas acham que um batom resolve. Mas a verdade é que os lábios também precisam de cuidados.

Entre eles está o uso de esfoliantes que vai renovar a pele e também de batons protetores, como a manteiga de cacau, que é incolor e dá para todo mundo usar.

Lembre-se de que o lábio também faz parte do seu sorriso perfeito.

O dente não é abridor de embalagem

Quem nunca se pegou abrindo uma embalagem com os dentes ou viu amigos abrindo até latinhas de alumínio com eles?

Essa prática, apesar de comum, só desgasta os dentes, podendo interferir no seu formato, e, como consequência, no seu sorriso.

Clareamento dentário

Talvez uma das dicas mais esperadas para ter um sorriso perfeito seja a dúvida de como deixar os dentes mais brancos, assim como vemos entre os famosos e na televisão.

O clareamento dentário é uma técnica muito utilizada nos dias de hoje. Ela recupera a cor original, a partir de produtos clareadores que revitalizam o esmalte do dente. Existem três tipos de técnicas para clarear, com o uso de laser, de luz de LED e o clareamento caseiro.

Todas as técnicas devem ser feitas com acompanhamento especializado de um dentista para evitar estragos e danos nos dentes e nas gengivas.

Esse tratamento é estético e, por isso, nem todos os planos odontológicos cobrem a sua realização, conforme determina a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta a participação dos planos no Brasil. O procedimento custa entre R$ 400 até R$ 2.500.

Faceta de porcelana

Outra técnica, não tão comum, mas bastante utilizada por celebridades é a faceta de porcelana. São lâminas que cobrem os dentes deixando-os brancos, alinhados e uniformes.

As lentes de contato dental também tem função bem parecida com as facetas de porcelana e garantem praticamente o mesmo resultado. Ambos os procedimentos devem ser feitos por especialistas.

Aparelho ortodôntico

Na infância era bem comum todas as crianças e adolescentes usando aparelho nos dentes, com diferentes formatos, cores e funções. Já em adultos isso passa ser uma espécie de tabu, afinal ninguém quer ficar com o sorriso metalizado no trabalho, na vida social e nas fotos.

Pensando nesse público, foram desenvolvidos aparelhos ortodônticos transparentes. Eles possuem a mesma função que os aparelhos convencionais, fixos e móveis, e são praticamente imperceptíveis.

Seu custo é um pouco mais elevado do que o convencional. Porém, o resultado, sem dúvidas, é um sorriso perfeito, mais alinhado, o que facilita também a limpeza dos dentes, e bonito.

Gengivoplastia

O nome é realmente estranho. Mas a gengivoplastia é uma técnica que ajuda muitas pessoas a terem mais segurança para sorrir. Isso porque essa cirurgia corrige o excesso de gengiva no contorno dos dentes.

Ou seja, uma pessoa que tem a gengiva muito extensa pode, a partir dessa técnica, reduzir esse excesso. Assim, consegue voltar a ter o contorno do dente com uma gengiva de tamanho mais natural.

Visite o dentista regularmente

Entre todas essas técnicas e dicas para um sorriso perfeito, uma das principais, além da higiene diária, é visitar o seu dentista com frequência. Isso é fundamental seja para uma limpeza, ou para avaliar novas possibilidades de conquistar um sorriso mais branco e bonito.

A dica aqui é que, se você não tem o hábito de ir ao dentista, você passe a entender essa prática como algo importante e fundamental para a sua saúde, além da conquista de um sorriso perfeito. Planos odontológicos podem ser excelentes ferramentas para manter essa periodicidade e cuidados com a boca.