O que é Terminal de Direção?

Ilustração de mecânico e carro para texto sobre terminal de direção

O que é Terminal de Direção?

21/06/2019

O terminal de direção é uma peça integrante dos sistemas de direção e de suspensão de um veículo. Leia este texto para descobrir tudo sobre o terminal de direção, sua importância e quando substituí-lo.

Cotação Online de Seguro Auto

O sistema de direção

Todo automóvel possui um sistema de direção. Esse sistema é responsável por possibilitar que o automóvel faça curvas. 

O sistema de direção é composto por várias peças. Basicamente, há o volante, que está conectado à caixa de direção. Essa, por sua vez, está conectada ao braço de direção. Finalmente, acoplado ao braço de direção, há o terminal de direção, que está conectado a uma das rodas.

Assim, quando o condutor do automóvel gira o volante para fazer uma curva, esse movimento é transferido às rodas pelo sistema de direção.

O terminal de direção

O terminal de direção, ou ponteira, como também é chamado, liga todo o sistema de direção às rodas do veículo.

Trata-se de uma peça pequena, medindo cerca de 15 cm. Ela é constituída por um corpo de aço, um pino esférico, uma coifa de borracha e uma bucha, e é engraxada, para facilitar sua movimentação.

Alguns terminais de direção possuem forma reta. Este tipo de terminal pode ser acoplado tanto à roda direita quanto à esquerda do carro. A maioria deles, contudo, apresenta um formato curvo e possui um lado específico para o acoplamento ao veículo. No interior do terminal de direção fica o pivô. Ele funciona como a ligação entre o chassi do automóvel e o sistema de suspensão.

Portanto, além de transmitir o movimento do volante para as rodas, o terminal também atua na suspensão do veículo. Assim, ele possui dupla importância.

Quando substituir o terminal de direção

Quando o terminal de direção está gasto, surge uma folga no acoplamento. Essa folga provoca uma trepidação, ou seja, uma vibração na direçãoMuitas vezes esse sintoma é confundido com problemas no balanceamento. Porém, às vezes, o responsável é o terminal de direção gasto, com folga.

Por isso, quando a trepidação surgir, antes de mandar balancear as rodas, convém fazer uma revisão na suspensão do carro. 

Se for constatada a folga nos terminais de direção, será preciso trocá-los urgentemente. Depois é preciso fazer o alinhamento da direção e o balanceamento das rodasNão rode com o terminal de direção gasto. Além da trepidação ao volante, isso também acarreta maior desgaste dos pneus, fora a dificuldade de controlar o carro.

Em casos extremos, a folga no terminal de direção pode ocasionar o rompimento do pino mestre do terminal. Se isso ocorrer, o condutor perderá completamente o controle da direção do carro, o que pode resultar em um grave acidente.

Lembre-se: para que o veículo apresente boa dirigibilidade e segurança, é extremamente importante que toda a suspensão esteja alinhada, incluindo o terminal de direção.

Para evitar problemas, faça uma manutenção preventiva a cada 10 mil quilômetros. E não se esqueça de contratar um seguro auto, para poder rodar tranquilo por aí!

 

Última atualização em 19/06/2019