Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Quais são os tipos de escova de dente que existem?

Foto de escovas de dente para ilustrar texto sobre tipos de escova de dente

Quais são os tipos de escova de dente que existem?

09/10/2018

A escovação dos dentes é essencial para manter uma boa saúde bucal. Porém, você já viu quantos tipos de escova de dente existem no mercado? Conheça os vários tipos e saber as indicações de cada um.

É fácil constatar a grande diversidade das escovas de dente disponíveis em uma farmácia ou supermercado. Há escovas de várias cores e tamanhos, e também com vários tipos de cerda.

No entanto, há também alguns tipos de escova de dente que ainda não são muito conhecidos.

Vários tipos de escova de dente

A seguir, apresentaremos os principais tipos de escova de dente, bem como suas indicações. Contudo, consulte sempre um dentista para obter a melhor orientação sobre qual tipo é melhor para você.

Se você não tem um plano odontológico, faça uma cotação e descubra que ele pode caber no seu bolso.

Cerdas duras, médias e macias

Há escovas de cerdas duras e médias, e também as macias, extramacias e ultramacias.

Atualmente, as escovas de cerdas mais duras não são mais indicadas pelos dentistas,. Isso porque podem ferir a gengiva, causando retração gengival. Além disso, também podem enfraquecer o esmalte dos dentes, acarretando hipersensibilidade dentária.

Mesmo assim, essas escovas podem ser indicadas para limpeza de dentaduras ou próteses dentárias, por exemplo.

Mas para os dentes mesmo, os tipos de escova de dente mais recomendados são os que possuem cerdas bem macias e arredondadas.

Vários formatos

As escovas de dente tradicionais também podem ser diferenciadas pela quantidade, tamanho e formato das cerdas e da cabeça.  

Salvo especificação em contrário, recomenda-se usar escovas de dente com grande quantidade de cerdas.

Há escovas de dente com cabeças de vários formatos, e cada uma tem uma indicação específica. Em geral, as escovas com cabeça pequena são recomendadas para crianças com dente de leite ou permanente, pessoas com arco dental pequeno, ou para quem usa aparelho ortodôntico.

Escovas com cerdas especiais

Alguns tipos de escova de dente possuem cerdas com ação antibacteriana. Isso ajuda a impedir o crescimento da placa bacteriana nos dentes. Além disso, elas também evitam a proliferação de bactérias nas próprias cerdas.

Há também escovas com cerdas polidoras, que possuem um formato especial que auxilia na limpeza.

As escovas de dente com tecnologia Pro-Flex também possuem cerdas flexíveis especiais, que contribuem para uma melhor higienização oral.

Por fim, existem as escovas com cerdas indicadoras de desgaste. As cerdas dessas escovas possuem determinada coloração. Quando essa coloração se desgasta, está na hora de trocar a escova.

Escovas de dente elétricas

As escovas de dente elétricas funcionam com pilhas ou baterias. Elas geralmente possuem cabeças arredondadas que executam automaticamente movimentos de oscilação e rotação.

Algumas possuem também funções extra, como temporizadores para estabelecer o tempo de escovação. Outras apresentam controle de pressão, ou modos de escovação diferentes.

Elas são especificamente recomendadas para pessoas que têm dificuldades motoras nas mãos, muitas vezes pessoas idosas. Porém, nada impede que sejam usadas por outras pessoas.

As escovas de dente elétricas se dividem em escovas sônicas e ultrassônicas. As primeiras vibram com frequências entre 200 e 400 Hz (oscilações por segundo), o que produz um som audível para seres humanos.

Já as escovas elétricas ultrassônicas vibram acima de 20.000 Hz, faixa de frequência à qual pertencem os ultrassons.

Escova interdental

As escovas de dente do tipo interdental possuem um formato diferente das escovas comuns. Na escova interdental, as cerdas partem de uma haste central flexível, e se distribuem horizontalmente.

As cerdas desse tipo de escova podem ter formato cônico ou cilíndrico, e podem ter diferentes espessuras.

Essas escovas são geralmente recomendadas para limpeza entre os dentes, ou para higienização de próteses dentárias.

Escova tipo unitufo

Como o próprio nome diz, este tipo de escova de dente possui apenas um tufo de cerdas em sua cabeça.

A escova unitufo é especialmente indicada para limpeza de aparelhos ortodônticos fixos. Ela facilita o acesso às regiões atrás do fio ortodôntico dos aparelhos.

Também pode ser usada para limpeza de próteses, pontes, e áreas de difícil acesso. Contudo, essa escova não deve ser usada para limpar diretamente a gengiva.

Outros tipos de escova de dente

Entre os tipos de escova de dente menos conhecidos da população em geral estão a escova mastigável e a escova ecológica.

A escova mastigável foi inventada na Inglaterra, e consiste em uma espécie de pastilha com cerdas. Quando se mastiga a pastilha, ela libera flúor e xilitol, que são substâncias que ajudam a combater as cáries.

A escova mastigável, que tem sabor hortelã, é especialmente útil quando não se tem pasta de dente à mão, ou mesmo acesso a uma pia. Porém, ela não deve substituir a escova de dente convencional.

Já a escova de dente ecológica veio para colaborar na batalha contra um inimigo do meio ambiente: o plástico.

É sabido que o plástico, quando jogado fora, demora vários séculos para se decompor. Atualmente, é cada vez maior a conscientização contra o uso de copos e canudos de plástico.

Assim, a escova ecológica é feita de bambu, totalmente biodegradável. Quando jogada fora, a escova se decompõe em apenas algumas décadas.

Além disso, em vez de ser descartada, ela pode ser plantada, servindo de apoio para o crescimento de mudas.

Como o bambu cresce rapidamente, não há perigo de essas escovas contribuírem para o desmatamento.

Como você viu, são muitos os tipos de escova de dente. Lembre-se de visitar o seu dentista, só ele pode fornecer as melhores orientações para você ficar com o sorriso perfeito.

Considere também fazer um plano odontológico!