Tipos de Seguro Residencial: qual devo contratar? 

Tipos de seguro residencial

Tipos de Seguro Residencial: qual devo contratar? 

29/05/2020

O seguro residencial é a proteção feita sob medida para a sua casa. Os diferentes tipos de seguro residencial oferecem coberturas para a estrutura física do imóvel, para os moradores e aos bens que ali estão.

Quando falamos em seguro residencial, podemos pensar também na segurança de apartamentos, casas de veraneio, casas rurais e até para casas de madeira. 

Além disso, existem os seguros para imóveis ou imobiliários, que abrangem outros tipos de situações, com proteções distintas. 

Seja qual for o tipo de seguro residencial, existe um feito para você! Se você tem dúvida, não assine contrato sem ler este texto. 

Fique com a Bidu e saiba porque ao investir um pequeno valor, você irá garantir que o local onde vive fique protegido totalmente de imprevistos.

Cotação online de Seguro Residencial

 

O que é Seguro Residencial e por quê você deve ter um?

Seguro residencial é a melhor forma de proteger a sua casa dos principais riscos que ela corre. É claro que você não espera pelo pior, mas ninguém está livre de imprevistos. 

É por isso que ter um seguro para residência é a melhor decisão que você pode tomar para cuidar do seu patrimônio.

O bom do seguro residencial é que ele é um dos mais customizáveis do mercado. E o que isso significa? Que você tem toda liberdade para escolher as coberturas e o valor das indenizações. 

Existem diversas opções de seguro residencial. Também é possível encontrar uma ampla variedade de coberturas que abrangem diversas situações. 

Então, vamos saber mais sobre os tipos de seguro residencial? 

Tipos de Seguro Residencial

Um seguro residencial protege a estrutura e o conteúdo (o que tem dentro) da sua casa. Mas, você sabia que diversos tipos de moradia podem ser segurados? Não? 

Você pode segurar:

  • Apartamento;
  • Casas de alvenaria, madeira ou mista; 
  • Residências no meio urbano ou rural; 
  • Casas de veraneio. 

+ Como funciona o pagamento do seguro residencial?

Conheça mais sobre os Tipos de Seguro Residencial

Seguro Residencial para apartamento 

Este tipo de seguro apresenta um portfólio muito amplo de coberturas extras que podem ser incluídas como a reconstrução do apartamento em caso de um incêndio, por exemplo.

O seguro para apartamento também pode dar auxílio a problemas ocasionados em áreas comuns do prédio ou a alguma inconveniência dentro de casa que possa afetar terceiros, como os vizinhos.

Outra curiosidade é que o seguro residencial para apartamentos pode incluir, também, reparos em razão de uma manobra errada no estacionamento.

Seguro Residencial para casa de veraneio 

O seguro residencial veraneio é o seguro indicado para residências que permanecem ocupadas por pequenos períodos ao longo do ano, como férias, feriados e alta temporada. 

Mesmo que você tenha um caseiro que permaneça no local, ter um seguro residencial  pode lhe dar proteção a eventualidades que podem acontecer como um cano estourado ou um vidro quebrado. 

Mas, fique atento, pois as coberturas costumam ser um pouco diferentes do seguro residencial habitual. O motivo é que as casas de veraneio costumam ficar a maior parte do tempo desocupadas, sendo mais suscetíveis a roubo, furto e diversos danos que constam na apólice.

Seguro Residencial para casas rurais

As residências em zona rural podem ser as casas localizadas em sítios, fazendas ou chácaras, podendo existir ou não produção rural. Mesmo afastadas da área urbana, saiba que é possível fazer um seguro residencial para esse tipo de moradia. 

Se você tem dúvidas, “Zona rural” no Brasil é uma região definida por reunir grandes áreas verdes e população menor do que o meio urbano. Pode ser destinada à atividades do setor primário de produção, como agricultura, pecuária e extrativismo. 

Seguro Residencial para casas de madeira

Como vimos acima, existe seguro para as residências localizadas na área rural. Algumas dessas casas são construídas em madeira. Até aí, tudo bem. Mas, você saiba que existe seguro residencial específico para casas de madeira?

Seja nos meios rurais, no campo, ou até mesmo em algumas cidades brasileiras, as casas de madeira são opções de construção consideradas comuns. 

Mas, é preciso saber que o seguro residencial para elas pode sair mais caro. E o motivo é que esse tipo de construção possui um maior risco de sinistro comparado às casas de alvenaria.

Seguro Residencial para casas mistas

Isso existe? Sim! As casas mistas são aquelas que juntam na construção alvenaria e madeira. É bem verdade que elas não são muito comuns, sendo mais vistas na área rural e no campo. 

Mesmo não sendo uma opção de construção tão frequente, esse tipo de casa mista tem um seguro residencial específico. Mas, nem todas as seguradoras aceitam esse risco. Isto acontece porque a construção mista está mais propensa a um sinistro que uma casa de alvenaria. 

Para decidir sobre a aceitação de uma casa mista no seguro residencial, no momento da contratação do seguro, as seguradoras costumam perguntar a porcentagem de madeira empregada na construção da casa.  

Coberturas do Seguro Residencial

Já vimos alguns dos tipos de seguro residencial e agora entraremos na questão da cobertura. A cobertura básica, aquela que está presente em todos os seguros residenciais, oferece proteção contra riscos originados por incêndio, queda de raio e explosão. Essa é a cobertura mais simples que você pode contratar. 

Mas, existem as coberturas adicionais, que podem ser contratadas de acordo com sua necessidade.

Coberturas adicionais

Enfim, existem inúmeras coberturas que podem ser incluídas no seu seguro residencial. E não pense que elas envolvem apenas a parte interna da sua casa. 

Não se esqueça: seu Seguro Residencial também lhe dá assistência 24h

Além das mais diversas coberturas, o seguro residencial também oferece assistência 24 horas. Trata-se de um pacote de serviços que dão uma mãozinha no reparo de imprevistos do dia a dia. São serviços como:

  • Hidráulicos; 
  • Elétricos;
  • Chaveiro; 
  • Segurança e vigilância.

Entre outros!

Diferenças dos seguros para imóveis 

Quando se fala em seguro residencial é muito fácil confundir com seguro de imóveis ou imobiliários. Embora soe de forma parecida, eles não são a mesma coisa, pois cobrem eventos bem diferentes. 

Mas, você sabe quais são eles? São:

  • Seguro condomínio;
  • Seguro empresarial;
  • Seguro aluguel;
  • Seguro habitacional.

Os seguros de imóveis possuem finalidades distintas dos seguros residenciais. Vamos, então, saber um pouco mais os tipos de seguro imobiliários:

Seguro Condomínio 

O seguro condomínio é aquele dedicado aos condomínios verticais  – como prédios residenciais, comerciais, mistos, apart-hotéis, shopping, entre outros – e aos condomínios horizontais – casas.  

Esse tipo de seguro é obrigatório por lei. Ele protege somente as partes comuns do condomínio e toda a unidade do prédio contra os riscos que possam causar destruição total ou parcial da edificação.  

As coberturas mínimas necessárias para contratação protegem contra incêndio, queda de raio e explosão. É possível, também, contratar coberturas adicionais. 

De responsabilidade do síndico, o seguro condomínio pode cobrir danos a terceiros – responsabilidade civil –, desde que eles ocorram nas áreas comuns do condomínio.

Seguro Empresarial 

O seguro empresarial pode ser contratado por empresas de qualquer porte, seja do ramo industrial, comercial ou prestadora de serviço. 

A principal finalidade deste seguro é proteger a estrutura do imóvel, assim como o conteúdo que existe nele. 

Também oferece cobertura de responsabilidade civil – que a empresa possui sobre os seus funcionários.

Seguro Aluguel (ou fiança locatícia)

O seguro aluguel é a garantia que proprietário do imóvel pede no momento da celebração de um contrato.

O objetivo é receber o aluguel caso o inquilino não arque com esse compromisso e substitui a figura do fiador ou do depósito de aluguel, por exemplo.

Esse seguro deve ser contratado pelo locador do imóvel (que é o segurado), sendo obrigação do inquilino realizar o pagamento.

Seguro Habitacional 

O seguro habitacional é uma garantia para o crédito imobiliário. 

Ele é contratado pela instituição financeira que faz o financiamento do imóvel visando garantir a quitação do imóvel caso a pessoa que fez o financiamento venha a falecer ou sofrer invalidez permanente antes do término da quitação das parcelas. 

O objetivo principal do seguro habitacional é, portanto, oferecer tranquilidade financeira aos moradores do imóvel financiado. 

Além disso, o seguro habitacional também visa proteger o imóvel contra danos como incêndios, quedas de raio, desmoronamento, destelhamento, inundação, alagamento ou explosões.

Viu quais são os tipos de seguro imobiliário? Para não haver confusões, veja as finalidades de cada tipo de seguros: 

  • Seguro residencial: protege a estrutura da residência, conteúdo e habitantes;
  • Seguro condomínio: protege as áreas de uso em comum do condomínio;
  • Seguro empresarial: protege a estrutura da empresa, conteúdo e responsabilidade civil;
  • Seguro aluguel: garante ao proprietário do imóvel o pagamento do aluguel, caso o inquilino não possa pagar;
  • Seguro habitacional: garante o pagamento das parcelas restantes do financiamento de residência em caso de morte ou invalidez da pessoa responsável pelo contrato.

Como saber quanto vou pagar no meu Seguro Residencial?

O preço do seguro residencial é calculado tendo como base certos fatores: 

  • Preço do metro quadrado da construção;
  • Bens que estão dentro do imóvel;
  • Tipo: se casa ou apartamento;
  • Uso ao qual o imóvel é destinado;
  • Localização.

Para saber quanto você irá pagar, é só pedir uma cotação online. 

Sim, isso mesmo! Todo o processo de cotação e contratação de um seguro residencial é feito a distância, sem a necessidade de sair de casa!

Após preencher um formulário, você receberá, em poucos minutos, uma cotação de seguros oferecidos por operadoras de renome no mercado. Sempre tem um seguro feito sob medida para a sua necessidade e que cabe no seu bolso. 

+ Na dúvida? Saiba qual é o melhor seguro residencial para você!

Antes de fechar contrato, fale com a Bidu Corretora. 

Peça agora sua cotação online!

 

 

 Última atualização em 29/05/2020