Viajar de motorhome: como planejar seu roteiro com segurança

viajar de motorhome

Viajar de motorhome: como planejar seu roteiro com segurança

19/05/2020

Você já pensou em viajar de motorhome? 

Sair por aí desbravando o país a bordo de um veículo como esse pode parecer cena de filme, mas não é. Se você gosta de liberdade e flexibilidade, saiba que é possível planejar um roteiro completo e personalizado.

Mas será que é seguro viajar de motorhome? E o que é preciso saber antes de cair na estrada? 

Se você é viajante de primeira vez, saiba quais são os cuidados necessários para fazer tudo com tranquilidade e aproveitar ao máximo tudo o que essa experiência pode lhe oferecer. 

Pé na estrada em 1, 2 e 3!

O que é motorhome?  

Motorhome é um veículo automotor que carrega em sua carroceria características de uma casa adaptada. Dentro dele é possível encontrar toda a estrutura necessária para o atendimento das necessidades do dia a dia. Fogão, geladeira, pia, refrigerador, cama, sofá, TV, banheiro, chuveiro, máquina de lavar roupas, e até climatização com ar-condicionado e calefação. 

Por fora, um motorhome é bem parecido com um ônibus. A diferença é que ele possui uma estrutura que oferece auto suficiência por dias, já que é munido de caixa d’água e reservatório de esgoto, além de toda a estrutura já citada acima. 

Esse tipo de veículo pode, portanto, oferecer o mesmo conforto que uma casa, tal qual conhecemos. É por isso que viajar de motorhome, além de não deixar nada a desejar em termos práticos, é uma opção interessante para quem quer fugir de formatos de viagens tradicionais.

Por que viajar de motorhome? 

Se você quer fugir de aglomerações em aeroportos, rodoviárias, estações de trens e afins, o motorhome cai como uma luva. Se apresenta também como uma excelente opção para quem não quer ter de cumprir horários fixos para se deslocar de um ponto a outro. 

Outra característica é poder montar um roteiro de viagem de acordo com o seu desejo pessoal. A bordo de um motorhome, você pode ter a liberdade de traçar sua própria rota e, assim, conhecer os destinos que mais lhe agradam.

Isso sem falar que o veículo permite planejar sua estada em qualquer lugar, pelo tempo que achar mais conveniente, sem precisar reservar quartos em hotéis, pousadas, ou Airbnb.  

+ Dá para se hospedar de graça em viagens?

Viajar de motorhome também significa dizer adeus à necessidade de fazer e desfazer malas. Afinal, o veículo carrega em si tudo o que o viajante precisa para fazer suas refeições, dormir e cuidar de sua higiene. 

+ Cobertura para bagagem do seguro viagem, como funciona?

Gosta de cozinhar? Dentro de um motorhome você pode fazer o prato que quiser, na hora que quiser. Há quem goste de viajar neste tipo de veículo e aproveitar as paradas para fazer um bom churrasco. 

Prefere apreciar uma paisagem diferente a cada dia? A bordo de um motorhome você pode ir dormir em um ambiente campestre e acordar de frente para o mar. 

Nada mau, hein?

Como se planejar para viajar de motorhome? 

Existem diversas formas de planejar uma viagem se deslocando em um veículo como esse. Inclusive, muitas empresas oferecem além do aluguel do veículo sugestões de roteiros que consideram toda a estrutura necessária nos quesitos economia, segurança e praticidade. 

Elas também se encarregam da prestação de suporte para eventualidades relacionadas ao veículo ou esclarecimento de dúvidas gerais sobre o trajeto. 

Contar com o auxílio de uma empresa especializada em viagens com motorhome pode ser uma boa opção para os viajantes inexperientes. Isso porque é possível obter dicas que facilitam a realização de tarefas operacionais, como por exemplo, o abastecimento de água, esvaziamento da caixa de detritos, além de locais seguros para o pernoite. 

Mas é claro, que você também pode planejar uma viagem de motorhome sozinho. Quem é “motorhomeiro” de coração leva a sério a missão de traçar sua própria rota e cuidar do veículo como um verdadeiro lar.

O que é preciso para viajar de motorhome?

Se você está animado e não vê a hora de cair na estrada, antes, saiba o que é essencial para planejar uma viagem a bordo de um motorhome. 

  • Ter carteira de habilitação categoria B : esta é uma regra válida para a maioria dos Países. No entanto, é possível encontrar em algumas localidades a exigência por um tipo de habilitação específico, conhecido como Permissão Internacional para Dirigir (PID)

 + Conheça as regras para dirigir em outro país;

  • Ficar atento às recomendações sobre o uso e as condições de devolução do veículo. Afinal, você não quer ficar na mão em plena estrada!
  • Como, quando e onde parar? Essas são dúvidas bastante comuns. Se você ficou curioso, saiba que em Países como os Estados Unidos, é possível dormir nos estacionamentos do supermercado Walmart. Mas, via de regra, existem inúmeros campings e postos de gasolina que oferecem estrutura completa para atender a essas situações;
  • Prestar a atenção aos painéis internos que indicam o nível dos reservatórios de água e sanitário. Isso é necessário para planejar as paradas para o abastecimento e esvaziamento em locais com infraestrutura adequada;
  • Calculando o gasto de combustível de forma correta: embora essa dica tenha ficado por último, ela é uma das mais importantes. Mas, você pode ficar tranquilo neste quesito. Para estimar o consumo, as locadoras oferecem tabelas com referenciais sobre modelo do veículo x consumo x quilometragem. Tudo para que o motorista possa se planejar para o rodar o tempo necessário entre uma parada e outra.

Motorhome: quanto custa viajar?

O custo do aluguel de um veículo varia de acordo com o modelo escolhido, roteiro e  temporada. 

Nos Estados Unidos, os preços das diárias podem começar a partir de US$ 29,00 para um veículo de até 7 pessoas. No Brasil, os preços variam a partir de R$ 500,00. 

Vantagens do motorhome

  • Liberdade para montar seu roteiro de forma personalizada; 
  • Mudar de rota quando quiser;
  • Não precisa pagar hospedagem; 
  • É possível apreciar a paisagem durante todo o trajeto; 
  • Você não precisa se enquadrar aos horários de transportes como avião, trem e ônibus;
  • Não corre o risco de ter sua bagagem extraviada;
  • É uma excelente oportunidade para conhecer de perto pessoas e costumes locais; 
  • Dependendo do roteiro, pode ser uma alternativa de viagem mais barata. 

Viajar de motorhome é seguro?

E então, gostou da dica? Se você não vê a hora de alugar o seu motorhome, espere! Não caia na estrada sem antes contratar um seguro viagem. Ele é o que vai garantir mais tranquilidade e segurança para você.

Embora o motorhome ofereça a vantagem de fazer com que o viajante se sinta em casa, a verdade é que estar na estrada oferece riscos. Além disso, para circular em alguns Países, o seguro viagem é obrigatório.

Mas, o melhor de contratar um seguro viagem é que com ele, você estará seguro caso precise de cobertura para diversas situações como despesas médicas, hospitalares e odontológicas; traslado médico; invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem, entre outros. 

Quer saber quanto custa viajar de motorhome de forma segura?

É só fazer uma cotação, utilizando a data de ida e volta. Toda a cotação do seguro viagem é online e em poucos minutos você recebe as informações necessárias.

Antes de viajar de motorhome, conte com a Bidu!

 

Última atualização em 19/05/2020