Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

É possível cancelar um cartão de crédito com dívidas?

cancelar cartão de crédito

Veja se é possível cancelar cartão de crédito com dívidas

Existem inúmeros tipos de clientes de cartão de crédito. Aqueles que não acumulam dívidas, aqueles que quitam suas despesas em dia. Aqueles que por motivos variados acabam acumulando dívidas. Aqueles que precisam de um empréstimo pessoal paga quitar o cartão. E por aí vai.

Qualquer que seja o seu perfil, uma proposta de adesão mais vantajosa para ter um novo cartão de crédito pode aparecer na sua frente. Ou, simplesmente, você acha melhor cancelar cartão de crédito atual.

Se você não viu as nossas dicas para não se endividar com cartão de crédito e tem aquela dúvida: mesmo com pendências de compras parceladas ou parcelas da fatura em aberto, é possível cancelar o meu cartão de crédito?

A resposta é simples: sim. A qualquer momento, em qualquer circunstância, o cliente pode solicitar o cancelamento do seu contrato com o banco. Mas lembre-se que a dívida deve ser paga.

Como cancelar cartão de crédito

Você pode optar por uma das formas de contato que o seu banco ou operadora de crédito oferecem para se relacionar com o cliente. Por atendimento telefônico, através da internet, via autoatendimento em caixas automáticos ou enviando uma carta.

Independente do meio escolhido, o importante é ter em mãos, ao final do processo, uma garantia de que o cancelamento foi efetivado. Isso inclui obter um número de protocolo de atendimento, um comprovante impresso ou ainda o aviso de recebimento da carta – nesta opção, não se esqueça de efetuar a postagem como uma carta com AR.

A sua garantia para não ter dor de cabeça com possíveis pendências judiciais no futuro estará em algum dos documentos emitidos pelo banco ou pela administradora financeira.

Como fica a minha dívida do cartão de crédito

Todo o valor que você ainda tem pendente com gastos no seu cartão de crédito deverão ser quitados. Seja o valor com compras parceladas, gastos acumulados que seriam lançados no próximo mês ou ainda o parcelamento de uma ou mais faturas.

No caso de faturas parceladas que sofrem com o crédito rotativo, o cancelamento pode se tornar uma boa opção para clientes que vêem sua dívida começar a virar uma “bola de neve”. Ao solicitar que o cartão seja cancelado, os juros do crédito rotativo param de ser acrescidos ao valor de cada parcela futura. Mas não se esqueça que o valor total deve ser pago à instituição financeira.

Como faço o pagamento da dívida

É muito provável que a operadora do seu cartão de crédito exija o pagamento integral do valor devido. E, a partir daí, efetivar o cancelamento do mesmo.

Caso você não tenha o montante em mãos no momento, tente negociar para parcelar a dívida em prestações dentro do seu orçamento mensal. Se um acordo do tipo não for possível, suspenda compras com o cartão de crédito. Vá pagando as faturas mês a mês até que seja possível eliminar todos os débitos. E aí, por fim, cancelar de vez o serviço.

Lembre-se sempre de ficar atento ao limite do seu cartão para não transformar a sua fatura na chamada “bola de neve”, que pode deixar a sua dívida quase impagável. Aqui damos algumas dicas sobre como escolher o limite ideal do cartão de crédito de acordo com o seu orçamento.

Veja também:

+ Conheça tipos de cartão