Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Cartão cancelado pode ser reativado?

cartão cancelado pode ser reativado

Cartão cancelado pode ser reativado?

Ter um cartão de crédito pode ser prático e trazer várias vantagens com a forma de pagamento fácil e ágil. Entretanto, seu uso gera muitas dúvidas. E uma recorrente é a seguinte. Se você teve que cancelar o seu cartão por algum motivo, você pode depois reativá-lo? Cartão cancelado pode ser reativado?

Apesar de toda comodidade do uso do cartão, há momentos em que o titular do cartão sente a vontade ou necessidade de fazer o cancelamento, como em casos de cartão clonado por exemplo. E isso pode ser realizado a qualquer momento, sejam quais forem os motivos. Basta o cliente solicitar o cancelamento do seu contrato com o banco ou operadora de cartão de crédito.

Entretanto, em algumas situações precisamos do cartão de crédito novamente. Será que é possível reativá-lo?

Formas de cancelamentos

Para realizar o cancelamento é necessário que o titular do cartão de crédito entre em contato com o banco ou a administradora. Porém, o primeiro passo deve ser conferir qual é o seu saldo devedor e se há compras parceladas a vencer. Somente o titular do cartão pode realizar o cancelamento do serviço. É importante lembrar que cancelando o cartão principal os cartões adicionais também serão automaticamente desativados.

As administradoras de cartões de crédito exercem dois tipos de cancelamento:

Cancelamento definitivo: Bloqueia a conta cartão e os cartões adicionais vinculados a ela.
Cancelamento parcial: Bloqueia apenas o plástico, podendo ser solicitado uma segunda via a qualquer momento.

É possível cancelar um cartão com parcelas a pagar?

Os bancos e as administradoras de cartões de crédito não costumam aceitar o cancelamento do cartão se houver pendências de pagamento. Geralmente é sugerida a suspensão do uso do cartão até que todas as parcelas sejam quitadas. Caso o dono do cartão não aceite a suspensão, a instituição emissora do cartão poderá cobrar de uma só vez todas as parcelas restantes.

Se você necessita solicitar um estorno, veja aqui como fazer.

Mas afinal, cartão cancelado pode ser reativado?

O primeiro passo é ligar na central de atendimento ao cliente do cartão de crédito e dizer que deseja reativar o seu cartão. O atendente irá verificar se é possível reverter a solicitação de cancelamento. Geralmente não há viabilidade de reativar o mesmo cartão, mas você pode requisitar uma segunda via.

Após o cancelamento qual o prazo para reativá-lo?

Cartão cancelado pode ser reativado em alguns casos. Geralmente as administradoras permitem que o cliente reative um cartão cancelado em até 180 dias depois da requisição. Há outras administradoras, mais rigorosas, que consideram o cancelamento um procedimento definitivo, impossível de ser revertido.

Quando não é possível reativar?

Quando o cancelamento é feito por motivo de perda, roubo, furto ou erro no nome do cartão na maioria das vezes a reativação não é possível por questões de segurança. Exemplo: você solicitou um cartão, mas ele não foi entregue e você solicita ao atendente o cancelamento do mesmo e emissão de segunda via. Alguns dias depois você recebe o cartão. Neste caso o cancelamento é irreversível sendo necessário aguardar o recebimento da nova via solicitada.

Outro motivo para não conseguir a reativação do cartão é ter passado o prazo de 180 dias após o cancelamento. Neste caso as operadoras exigem que seja necessário preencher uma nova ficha de proposta. Assim como ocorre na primeira solicitação do cartão, para que eles analisem novamente o crédito do cliente.

Você sabia que é possível solicitar um cartão de crédito online? Veja como fazer.