Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como identificar que o cartão foi clonado

como saber se meu cartão foi clonado

Como identificar que o cartão foi clonado

Quem tem cartão de crédito está, consequentemente, vulnerável a ter seu cartão clonado. Um dos golpes mais corriqueiros no país. Mas, já que estamos tão à deriva assim, como saber se meu cartão foi clonado?

A questão da segurança de dados ainda precisa ser muito aperfeiçoada por aqui. Segundo uma pesquisa feita pela ACI Worldwide, empresa de tecnologia de pagamento para bancos, o Brasil é o 5º país no ranking dos que mais sofrem com a clonagem de cartão de crédito. Cerca de 33% dos usuários brasileiros já relataram ter passado por este problema.

Primeiro, vamos entender como funciona esse golpe. Antigamente, criminosos conseguiam copiar a tarja magnética dos cartões de crédito da vítima, item que continha os dados bancários do usuário. Como a tecnologia dos cartões evoluiu bastante nos últimos anos, a audácia dos bandidos também acompanhou a evolução. Hoje, eles conseguem roubar dados como senha e informações bancárias através de malwares que invadem sistemas virtuais. Assim, os bandidos têm acesso a dados que deveriam estar protegidos de qualquer tipo de ameaça.

Como saber se meu cartão foi clonado?

Infelizmente, a maioria das vítimas do golpe só percebe que teve seu cartão clonado depois de um tempo. Isto é, quando averiguam valores absurdos que acabam estourando suas faturas. E também saques os quais você não reconhece. Por isso, é imprescindível conferir todas as compras e datas da sua fatura todo mês. Veja aqui quando realmente vale a pena comprar com cartão de crédito.

Agora que você já entendeu como saber se meu cartão foi clonado, vamos as dicas de como se prevenir.

Cuidado com compras no exterior

Aqui no Brasil, a maioria dos cartões de crédito é equipada com microchips que dificultam a ação dos bandidos. Porém, em muitos países, esta tecnologia não é tão comum. Aí é fácil encontrar maquininhas de leitura da tarja magnética. Este tipo de transação fica muito mais vulnerável a pessoas mal intencionadas.

Por isso, é importante ficar esperto durante compras no exterior – seja em lojas, restaurantes ou serviços. Fique atento se não há ninguém por perto enquanto digita a senha e averigue se o estabelecimento é confiável.

Compras online: ambiente propício para golpes de cartão de crédito

Apesar de ser super prático, fazer compras online pode gerar uma enorme dor de cabeça para usuários de cartão de crédito. Isso porque muitos sites não possuem certificação de segurança. Seu código de programação é, muitas vezes, vulnerável a ataques de hackers e vírus que roubam senhas. Muitas vezes você pode se perguntar como saber se meu cartão foi clonado e o motivo estar justamente nas compras online.

Para evitar fraudes e clonagem de cartão, verifique se o site em que pretende fazer a compra possui um selo de certificação de segurança digital. Veja também se é bem avaliado pelos usuários (veja suas mídias sociais e sites como Procon e Reclame Aqui).

Você conhece o cartão de crédito virtual? Ele é uma ótima opção para fazer compras online de forma segura.

Confira dicas de como usar bem o seu cartão de crédito.

O que fazer se meu cartão foi clonado?

Se você já entendeu a pergunta “como saber se meu cartão foi clonado?”, vamos a segunda parte. O que fazer depois.

Ao notar uma compra estranha na sua fatura do cartão de crédito, comunique imediatamente o seu banco ou operadora do seu cartão. Fique atento às datas e locais descritos na sua fatura ao lado dos valores gastos.

Em alguns casos de clonagem, seu cartão pode ser repentinamente bloqueado, o que configura um indício de fraude. Isso ocorre porque os bancos podem bloquear o seu cartão ao notar movimentações suspeitas e que não correspondem com o perfil do cliente. Saques muito altos, compras em outros estados e gastos consecutivos em pouco tempo podem causar desconfiança da instituição financeira. Mas também há outros motivos para seu cartão ser negado. Conheça aqui.

O bloqueio é uma forma de proteção ao cliente e, se isso ocorrer, basta entrar em contato com o seu gerente.

Se o seu cartão foi clonado, fica uma informação importante. Toda instituição financeira que oferece serviço de cartão de crédito deve ser responsabilizada pela segurança total do mesmo. Por isso, o cliente não deve sair prejudicado em caso de golpes como esse. O banco ou bandeira do cartão deve ressarcir os danos em casos de comprovação de clonagem.

Você sabia que é possível pedir um cartão de crédito online? Confira como é possível.