Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Cartões de crédito de lojas valem a pena?

É muito comum entrar em uma grande loja de rede e, logo na entrada ou no caixa, ser abordado pelo funcionário oferecendo o cartão de crédito próprio da loja. Sim, existem lojas que oferecem cartão de crédito próprio com diversas vantagens para realizar as suas compras. Nessa hora a dúvida é sempre a mesma: cartões de crédito de lojas valem a pena?

Imagem de cartão de crédito ilustrando texto sobre cartões de crédito de lojas

Cartões de crédito de lojas podem trazer algumas vantagens se você é fiel àquela marca.

Pensando nisso, listamos aqui as principais dúvidas dos consumidores e as vantagens e desvantagens de ter dentro da carteira mais um cartão de crédito.

Qual o seu perfil de consumo?

Essa resposta pode ajudar muito na hora de decidir se você quer ou não usar cartões de crédito de lojas.

Você tem um perfil de consumo mais próximo a determinadas marcas e sempre realiza suas compras nas mesmas lojas? Se esse for o caso, cartões de crédito de lojas podem valer a pena. Isso porque você conseguirá aproveitar mais e melhor as vantagens e benefícios que essa aquisição promete.

Agora vamos a outro cenário. Você é mais moderado e cauteloso em relação a fazer compras. Ou então é daqueles que pesquisa as opções do mercado antes de comprar um produto, ou até mesmo não é tão fiel a uma marca. Então, provavelmente, você não fará tanto de cartões de crédito de lojas. E menos ainda dos seus benefícios. Além disso, acumularia mais uma fatura e anuidade para quitar mensalmente.

Diferenças entre cartões de crédito de lojas e de bancos

A funcionalidade do cartão de crédito do banco e o da loja é a mesma. Isso porque os cartões de loja também são administrados por instituições financeiras. Então, mesmo que o cartão que você adquiriu seja de um estabelecimento específico, você poderá utilizá-lo para compras em outras lojas normalmente.

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito de lojas

Isso varia de loja para loja. Em geral, podemos citar algumas mais comuns. A primeira vantagem é que a aprovação da sua inscrição nesse tipo de cartão de crédito acontece de forma mais ágil e facilitada.
Então, caso precise adquirir um produto com mais urgência, é mais garantido que seu cartão esteja acessível mais rápido.

O valor limite disponível no cartão das lojas para compras obedece às mesmas regras dos cartões comuns. A diferença é que, geralmente, há vantagens para compras no próprio estabelecimento, aumentando assim o seu limite disponível e a sua capacidade de aquisição na loja.

A vantagem mais comum aos olhos do consumidor é a ausência de anuidade. Isso pode ser excelente, mas é preciso ter cuidado. Muitas vezes há uma cobrança de taxa por compra realizada, ou seja, esse fator deixa de ser um benefício.

Outro ponto a considerar tem muito a ver com a sua capacidade de assumir esse compromisso. Muitas vezes excedemos os limites para compras e os juros por multa e atrasos nesses cartões, em geral, são maiores que os cartões de créditos comuns. Por isso, tenha consciência ao consumir e fique de olho nos prazos para pagamento das faturas.

Há estabelecimentos que firmam parcerias com empresas de financiamento. Nesse casos, a loja pode oferecer ao consumidor que possui o cartão de crédito planos vantajosos para grandes compras, pedidos de empréstimos, renegociação de dívidas do cartão, parcelamento de fatura e outras ações.

Nesse caso, vale o mesmo aviso: planeje-se e tenha sempre em mente as taxas de juros que podem incidir sobre essas atividades.

+ Cartão de crédito sem comprovante de renda

Por que as lojas oferecem esse cartão?

Para os estabelecimentos, a grande vantagem é a fidelização de clientes e a maior capacidade que passam a ter na hora de negociar as taxas com as financeiras e as bandeiras de cartões. Funciona comercialmente como uma troca.

As lojas são cobradas pelas transações realizadas por cartões de crédito e de débito. A partir do momento que elas oferecem o cartão dessas instituições como produto, adquirem mais vantagens na hora de negociar os seus custos.

+ Melhores cartões de crédito sem anuidade

Como adquirir um cartão de crédito de loja

Esse serviço é facilmente encontrado no site da loja ou no próprio estabelecimento. Isso vale para lojas de roupas, supermercados, lojas de móveis, livrarias, farmácias, concessionárias e tantas outras. A dica aqui é você apenas solicitar esse cartão quando precisar realizar uma compra. A maioria das empresas oferece um ótimo desconto para a primeira compra.

Principais lojas com cartões de crédito próprio

Grandes marcas do varejo se posicionam fortemente quando o assunto é cartão de crédito de loja. Cada empresa possui a sua política de aquisição, de taxas e de utilização. Leia sempre os termos de contrato antes de fechar o pedido.
Marcas e lojas mais comuns no varejo com os benefícios do cartão de crédito próprio:

– Supermercados: Extra, Carrefour, Guanabara, Walmart e Prezunic;
– Lojas de departamento: Renner, Riachuelo, C&A, Marisa e Leader Magazine;
– Postos de combustível: Petrobrás e Ipiranga;
– Outras: Americanas, Magazine Luiza, Saraiva e Pernambucanas.

Fique esperto!
Além das dicas já expostas aqui, nunca é demais dizer que você não é obrigado a adquirir cartões de crédito de lojas para pagar as suas compras. Escolha sempre a melhor opção para o seu bolso e não deixe que o estabelecimento influencie sobre a sua decisão de compra.

+ Saiba como economizar com cartão de crédito
+ Programa de fidelidade: as opções do mercado

+ Cartão de crédito pré-pago internacional