Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Cartão de crédito pré-pago: como funciona?

imagem de cartões de crédito para texto sobre cartão de crédito pré-pago

Cartão de crédito pré-pago: como funciona?

Há pessoas que preferem não usar cartão de crédito para não ter nenhum tipo de problema. Se você é uma delas, pode se interessar pelo cartão de crédito pré-pago. Já ouviu falar?

imagem de cartões de crédito para texto sobre cartão de crédito pré-pago

Cartão de crédito pré-pago ajuda o titular a ter mais controle sobre seus gastos.

Prós e contras do cartão de crédito

Os cartões de crédito podem ser muito úteis em algumas situações. Quando vamos fazer compras pela internet, quando parcelamos alguma compra, ou mesmo quando precisamos de um dinheiro a mais naquele mês.

No entanto, essa solução também pode trazer alguns problemas.

O mais conhecido é o endividamento progressivo. Sem planejamento para pagar as parcelas, algumas pessoas se veem em graves apuros financeiros, sem saber como sair das dívidas.

Mais recentemente, outro problema passou a assombrar os usuários de cartão de crédito. Estamos falando de clonagens de cartão, roubo de senhas e outros crimes cibernéticos cometidos por hackers.

Hoje em dia, é cada vez mais comum o(a) titular de um cartão receber notificações das operadoras de crédito a respeito de compras que ela não fez.

Quando a pessoa se dá conta, o hacker usou todo o limite do cartão.

Devido aos problemas acima, muitas pessoas preferem se manter longe do cartão de crédito, por achar que os possíveis problemas suplantam as vantagens oferecidas por esse dispositivo.

Essas pessoas, porém, certamente passam por dissabores em alguns momentos, pois certas transações são muito facilitadas pelo uso de um cartão de crédito.

Para essas pessoas, o mercado desenvolveu um novo produto: o cartão de crédito pré-pago.

Como funciona o cartão de crédito pré-pago

Esse cartão de crédito funciona de maneira similar a um celular pré-pago. A pessoa carrega um valor no cartão, e então usa o cartão normalmente para compras, até o limite do valor que foi carregado.

Após usar todo o valor, a pessoa pode carregar novamente o cartão de crédito pré-pago, com qualquer outro valor. Essa operação pode ser repetida quantas vezes desejar.

Assim, a pessoa tem a certeza de que não está gastando mais do que poderá pagar, e pode contar com as facilidades do uso de um cartão de crédito.

Tipos de cartão de crédito pré-pago

Há vários tipos de cartão pré-pago.

Cartão-viagem

Os primeiros cartões desse tipo a surgirem no mercado foram os do tipo cartão-viagem. Com ele, o turista pode carregar um valor antes de sair do país e usá-lo no exterior.

Os cartões-viagem permitem o carregamento com moedas estrangeiras. Às vezes, mais de uma moeda no mesmo cartão.

A cotação usada no câmbio é a que está em vigor no momento do carregamento.

É cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), com alíquota de 0,38%. Se você fosse usar o cartão de crédito comum para comprar no exterior, pagaria 6,38% de IOF.

Cartão-presente

Os cartões-presente, como o nome diz, funcionam para dar um presente a alguém. A pessoa que vai presentear compra o cartão na internet ou em uma loja física, e o carrega com o valor desejado.

Quem recebe o presente, ou seja, o cartão, deve ligar para o número que consta no cartão, para ativá-lo. Depois, é só usar.

Cartão-mesada

Os cartões de crédito pré-pago do tipo mesada facilitam a vida dos pais que dão um valor mensal aos seus filhos. Basta carregar o dinheiro da mesada a cada mês.

Com o cartão-mesada, o(a) adolescente aprende a usar um cartão no dia a dia, além de adquirir a responsabilidade de controlar os seus gastos, observando o saldo.

Os pais também têm acesso ao saldo do(a) filho(a), por meio de extratos em tempo real que discriminam os gastos.

Cartão para frete e pedágio

O cartão pré-pago para frete e pedágio tem o objetivo de auxiliar transportadoras, embarcadores e caminhoneiros.

Por meio dele, as transportadoras podem carregar valores referentes a pedágio e frete, para uso dos caminhoneiros.

Isso proporciona maior segurança, além de permitir um controle por parte das transportadoras.

O caminhoneiro também pode solicitar um cartão extra, para sua família.

Vantagens gerais do cartão de crédito pré-pago

A primeira vantagem é justamente que não há como você gastar mais do que possui. Não há o medo de faturas explosivas no final do mês. E, se o cartão for roubado ou perdido, pode ser bloqueado.

No caso de algum hacker clonar o cartão e não for detectado, ele no máximo poderá usar o dinheiro que consta no saldo do cartão.

Além dessa segurança, esse tipo de cartão também traz muita comodidade e praticidade a quem o possui.

O(a) titular do cartão de crédito pré-pago não recebe faturas mensais; apenas usa o cartão até o limite que foi carregado.

A aceitação é a mesma de um cartão de crédito normal e ocorre em função da bandeira do cartão.

A qualquer momento, é possível consultar o saldo disponível no cartão, pela internet ou por mensagem de texto no celular. O carregamento é seguro e feito pela internet.

Além disso, não é preciso possuir conta bancária para requisitar um cartão de crédito pré-pago. Geralmente, também não há verificação de crédito.

Alguns emissores de cartões pré-pagos não cobram taxa de adesão. E algumas operadoras permitem que seu salário seja depositado na conta do cartão, carregando-o automaticamente.

Outra utilidade dos cartões de crédito pré-pagos consiste na remuneração de pessoas que não podem ter conta bancária. Você também não precisa comprovar sua renda para ter esse tipo de cartão. 

Não parece bom? Então veja abaixo como solicitar o seu cartão de crédito pré-pago.

Como obter um cartão de crédito pré-pago?

É simples. Primeiro, escolha a bandeira que você quer para o seu cartão. As principais bandeiras de cartão de crédito, como Visa e MasterCard, oferecem também a modalidade pré-paga.

Depois, compre um cartão pela internet. Consulte a lista de emissores do cartão para a bandeira escolhida.

Em seguida, ligue para o telefone que consta no cartão, para ativá-lo. Será preciso fornecer algumas informações pessoais de praxe.

Algumas operadoras cobram taxa de adesão, outras não.

Além disso, normalmente é cobrada uma taxa ao recarregar o cartão, em torno de R$ 5,00.

Para carregar o seu cartão de crédito pré-pago, use o site da instituição emissora do cartão.

Pronto, agora é só usar o cartão pré-pago, da mesma maneira que um cartão de crédito comum. Guarde sempre a senha em local seguro!

+ Cartão pré-pago internacional

+ Conheça o cartão de crédito consignado