Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Por que meu cartão de crédito foi recusado na hora de pagar?

Já teve o cartão de crédito recusado?

Veja o que fazer se o seu cartão de crédito for recusado

Você está com aquele tão sonhado produto em mãos ou no carrinho de compra de uma loja virtual. Prestes a adquirir uma passagem aérea para curtir as suas férias. Ou simplesmente está prestes a realizar um pagamento corriqueiro.

Eis que, para sua surpresa, o cartão de crédito é recusado! Saiba que esse tipo de susto pode ser evitado ao ficar atento a alguns detalhes relacionados ao uso e à manutenção do cartão. Abaixo, listamos os itens mais comuns que podem levar ao bloqueio da sua transação.

Limite de crédito excedido

Se você utiliza assiduamente o seu cartão de crédito para realizar compras e não tem o costume de consultar os valores parciais da fatura, corre o sério risco de extrapolar o limite.

Já mostramos neste blog como é feita a avaliação da instituição financeira para definir o limite do cartão de crédito. E apontamos algumas dicas para te ajudar a estabelecer o valor ideal para cada perfil de cliente.

Mas o valor que pode ser considerado perfeito em determinado momento da sua vida acaba sofrendo alterações com o passar do tempo. E você pode acabar usando todo o crédito que o banco oferece.

Para restabelecer seus créditos, o cliente vai precisar quitar a fatura. Ou então, você tem a opção de entrar em contato com a instituição financeira e requisitar uma nova avaliação de crédito para aumentar o seu limite.

Mas, como já dissemos em outras oportunidades, fique atento para não extrapolar os seus gastos e acabar se endividando.

Cartão com prazo de validade vencido

Você já está há tanto tempo com aquele cartão de crédito na sua carteira e nem se lembra desde quando faz suas compras com ele. E, surpresa: ao tentar realizar uma compra e a mesma ser recusada, você percebe que o prazo de validade chegou ao fim.

A validade de um cartão é uma informação simples de ser consultada. Ela está na parte da frente do cartão de crédito. Especificando mês e ano em que o dispositivo deixará de ser utilizado.

A maior parte das instituições financeiras e operadoras entram em contato com o cliente algum tempo antes de a validade do cartão de crédito chegar ao fim para oferecer a renovação do serviço ou uma nova oferta.

Mas isso não é uma regra e, portanto, não conte exclusivamente com isso para se lembrar dessa informação.

Pagamento da fatura em atraso

Você se esqueceu de efetuar o pagamento da fatura do cartão de crédito? Saiba que em casos como esse, a operadora ou instituição financeira pode bloquear o uso do dispositivo. Para isso não acontecer, veja nossa dicas para evitar endividamento com cartão de crédito.

Lembre-se que o atraso do pagamento da fatura provoca cobrança de juros. As taxas são estabelecidas por contrato. Aqui mostramos algumas dicas para você ficar atento ao escolher o cartão de crédito e fechar o melhor contrato de acordo com o seu perfil.

Suspeita de fraude

Quando a operadora detecta uma movimentação fora do comum em seu cartão de crédito, a tentativa de compra pode acabar sendo bloqueada. Isso pode acontecer quando você tenta realizar uma compra com um valor bastante superior ao que normalmente realiza.

Nesse caso, entre em contato com a instituição financeira para sinalizar que aquela é uma compra feita pelo próprio dono do cartão de crédito e a transação pode ser liberada.

Viagem internacional

É fundamental comunicar o banco que você fará uma viagem para fora do Brasil. E, claro, quer utilizar o seu cartão de crédito internacional naquele país. Caso isso não ocorra, a chance de seu cartão ser recusado logo na primeira tentativa de transação é extremamente alta.

Realizar o desbloqueio é uma tarefa bastante simples. Aqui mostramos como desbloquear cartão de crédito para viagem internacional. Não se atrapalhe!

+ Conheça os tipos de cartão.