Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como funciona o cartão de crédito sem anuidade?

O cartão de crédito é uma das grandes facilidades da modernidade quando se fala em consumo devido suas séries de vantagens. Ainda mais se ele for um cartão de crédito sem anuidade.

Tradicionalmente, os cartões estão ligados a grandes bancos ou empresas financeiras e uma grande parte desses planos de cartão de crédito possui anuidade ou outras obrigações contratuais.

Hoje, porém, um novo movimento no mercado trouxe novas opções de cartão de crédito sem taxas. Mas será que eles são confiáveis? Em nosso guia traremos as informações necessárias para que você saiba como esse modelo funciona. Assim, poderá escolher com sabedoria.

ilustração de dois cartões de créditos com a legenda: cartão de crédito sem anuidade

Como funciona um cartão de crédito sem anuidade

Fintech e o cartão de crédito sem anuidade

A nova onda do cartão de crédito sem taxa ganhou popularidade com as chamadas “fintechs”. Esse é um termo criado para definir empresas de tecnologia (startups, em sua maioria) que operam no setor financeiro.

Ou servem também para para identificar inovações que usam as novas tecnologias com o intuito de proporcionar serviços financeiros. E estes serviços são bastante variados.

Existem hoje empresas que se propõem a mudar a forma como fazemos a transferência de dinheiro e pagamentos, a gestão financeira de empresas ou pessoal; a venda de seguros (como a Bidu), a operação de criptomoedas etc.

Nubank, por exemplo, é uma fintech brasileira que tem ganhado espaço nos últimos anos. Principalmente, por conta dos cartões de crédito sem anuidade, com o bônus de o usuário controlar os pagamentos efetuados diretamente pelo celular. Há, ainda, o Nubank Platinum para os fãs do cartão roxinho.

 

Como o cartão de crédito sem taxa funciona?

O cartão de crédito sem taxa funciona como como qualquer outro. Existe um limite de crédito, que pode ser ajustado periodicamente pelo cliente. São utilizadas bandeiras famosas (por exemplo Visa e Mastercard) e é possível parcelar compras e alguns possuem até programas de fidelidade ou de pontuação.

+ Saiba como escolher o melhor cartão de crédito para você.

Um dos fatores que permite a essas empresas oferecerem o cartão de crédito sem anuidade é o próprio avanço da tecnologia. A anuidade serve, em sua maioria, para cobrir custos de operação que, tradicionalmente, os bancos realizam.

Isso inclui atendimento em agência, manutenção de uma central de atendimento 24h por telefone, entre outros. Logo, o cliente quando contrata um serviço sem a anuidade deve ter em mente que esses tipos de serviço não serão realizados da forma tradicional.

 

Como contratar um cartão de crédito sem anuidade

Boa parte das empresas que oferecem o cartão sem taxas centraliza os pedidos via cadastro na internet. Outra opção é por meio de aplicativos da empresa que podem ser baixados no celular da pessoa interessada.

Outra preocupação que as fintechs têm nesse modelo é abrir mão da complexidade. Uma vez que não há centrais de atendimento físicas para o cartão de crédito sem taxa, a comunicação da empresa precisa ser bastante clara e objetiva sobre os serviços oferecidos.

Dessa forma, é possível encontrar tudo o que você precisa no site da empresa ou mesmo no passo-a-passo durante a instalação do aplicativo. Mesmo sendo mais simples de se cadastrar, todos os potenciais usuários passam por uma avaliação de cadastro e análise de crédito. 

Com isso, há possibilidades do cartão de crédito ser negado e ficar em uma uma lista de espera para aprovação.

 

Mas será mesmo que não há taxas?

Como todo cartão de crédito, o segredo para não ser surpreendido com cobranças está no pagamento das faturas. Os serviços de manutenção da conta e atendimento, como citamos anteriormente, entram no que seria a cobrança da anuidade.

Porém, isso não significa que o cartão de crédito se taxa não cobre juros sobre as faturas atrasadas dos clientes.

Toda compra realizada com um cartão de crédito gera, ao final de um período determinado, uma fatura com a soma de todas as compras. Normalmente essa fatura é mensal e tem um prazo de pagamento que – muitas vezes – é escolhido pelo portador do cartão.

Caso o cliente atrase o pagamento da fatura, a empresa cobra os juros devidos como qualquer outro banco. No Brasil as taxas de juros para os cartões de crédito estão, em média, acima de 200% ao ano.

Já fizemos uma postagem no nosso blog que explica o que significa cada um dos juros cobrados no cartão de crédito.

Por isso, atenção ao prazo de pagamento das faturas. Lembre-se também de deixar a parcela dentro do seu orçamento. O ideal para manter a conta no azul é ter parcelas que não ultrapassem 30% de toda a renda mensal.

Uma boa dica é ajustar o limite de crédito de acordo com a necessidade para não cair na tentação de gastar mais do que o planejado.

Uma das vantagens do cartão de crédito sem taxa são os aplicativos. Eles permitem o gerenciamento das parcelas e do limite de crédito diretamente pelo consumidor. Dessa forma é mais fácil usar o cartão de crédito sem se endividar. 

 

Programas de pontos do cartão de crédito

Outros serviços que sempre caminham próximos aos cartões de crédito são os programas de pontos e benefícios. Por meio de parcerias com outras empresas, as fornecedoras dos cartões oferecem uma série de vantagens para os portadores do cartão.

Entre elas estão ingressos mais baratos para shows e espetáculos em geral, passagens aéreas (com os programas de milhagens) e descontos em produtos ou serviços desses parceiros.

Muitas vezes, para participar desses clubes de vantagens, o cliente precisar pagar. A cobrança pode ser mensal ou anual, dependendo da empresa. Cabe avaliar a quantidade de benefícios oferecidos, em comparação com o valor destinado e sua periodicidade.

Em alguns casos a oferta de economia pode ser ilusória, pois depende do volume de compras que você realiza de fato.

 

Opções existentes no mercado

Puxado pelas fintechs, os grandes bancos também começaram a oferecer opções de cartão de crédito sem anuidade. Como é o caso do Digio, empresa que reúne os bancos Bradesco e Banco do Brasil para oferecer o serviço totalmente digital, com apoio do aplicativo para celular.

Também o Bradesco lançou nos últimos anos o Next, um banco totalmente digital.  Além de oferecer o cartão de crédito sem anuidade, também possui um aplicativo robusto que permite até organizar vaquinhas entre os seus contatos.

Um dos mais recentes desses modelos, lançado em novembro de 2017, é o CreditCard Zero, que será oferecido pelo Itaú e promete trazer grandes descontos em e-commerces, além do apelo digital dos seus concorrentes.

Por último e mais famoso de cartão de crédito sem taxa, está o já citado Nubank. A fintech brasileira se propõe a ser descomplicada e diz que a única cobrança realizada em seus serviços é para participar do seu programa de pontos, denominado Rewards. Conheça como funciona o Nubank e a Nuconta.

+ Melhores cartões de crédito sem anuidade

+ Como funciona cartão de crédito de loja

+ Cartão de crédito empresarial