Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como usar cartão de crédito sem se endividar?

Imagem de uma pessoa passando o cartão de crédito na maquininha com a descrição: como usar cartão de crédito sem se endividar

Veja como usar cartão de crédito sem se endividar

O cartão de crédito é um aliado importante do consumidor para realizar compras de maneira mais fácil, prática e segura. Mas essa facilidade ainda assusta muita gente, especialmente pelo medo do surgimento de possíveis dívidas.

Como realizar esse controle e não deixar que o crédito vire seu inimigo e até precisar de um empréstimo pessoal? Confira as dicas abaixo.

Como usar cartão de crédito sem se endividar?

Pague o valor total da fatura em dia

O ciclo de compras de um cartão de crédito é de aproximadamente 30 dias, de acordo com o mês. O consumidor efetua seus gastos ao longo desse período e, ao final, a administradora soma tudo e envia a fatura.

Para evitar a cobrança de juros, é fundamental que o valor total seja quitado até a data de vencimento do boleto. Lembre-se sempre que as taxas de juros do cartão de crédito são bastante altas.

O simples pagamento da fatura em dia faz com que o dono do cartão pague apenas por aquilo que gastou.

Evite o parcelamento da fatura

O mês acabou, a fatura do cartão de crédito chegou e você percebeu que o valor está mais alto do que o previsto. Pensou em parcelar? Evite!

Assim como no caso do atraso do pagamento, as taxas de juros rotativos para o parcelamento são altíssimas. Assim, o valor final da fatura dividida para os próximos meses será muito maior que a simples soma das suas compras.

Além disso, se você pretende continuar usando seu cartão de crédito, o valor a ser desembolsado nos próximos meses será sempre acrescido pela parcela dessa fatura não quitada.

Avalie bem as suas finanças e veja se realmente não é possível pagar integralmente o valor da fatura.

Entenda as regras do seu cartão de crédito e a fatura

Conhecer as taxas de juros cobradas pela administradora é uma das dicas na hora de solicitar um novo cartão de crédito. Ter em mente as regras com as quais você concordou ao solicitar o cartão pode ajudar a impedir transtornos com dívidas.

Analisar a fatura que chega todo mês em sua casa ou em seu e-mail também pode ser um bom caminho para ficar mais atento a gastos desnecessários e até mesmo coibir cobranças de transações que você não realizou.

Avalie as vantagens de fazer uma compra com o cartão de crédito

Do pagamento de um simples cafezinho à compra de uma viagem, você é o tipo de pessoas que paga todas as suas compras com o cartão de crédito?

Isso pode ser um aspecto positivo para quem participa de programas de pontos ou de milhagens. Mas não se esqueça que no fim do mês tudo aquilo deve ser quitado de uma só vez.

Mais uma vez sugerimos que você confira nossas dicas sobre quando vale a pena comprar com cartão de crédito.

Tenha controle dos seus gastos com cartão de crédito

Relembrar de tempos em tempos quais são os gastos que você já fez com o cartão de crédito naquele mês evita sustos na hora de abrir a fatura.

Uma medida simples, como guardar sua via das transações, ou mesmo acessar a prévia da fatura no site do banco ou administradora, proporciona uma visão mais clara do momento ideal para diminuir os gastos ou, em casos extremos, parar de usar o cartão de crédito.

Veja como economizar ao usar cartão de crédito.

Evite compras por impulso

Ao ver um produto na vitrine, você não pensa duas vezes antes de sacar o cartão de crédito da carteira e levar aquele objeto para casa?

Pense bem: você realmente precisa daquele aparelho ou daquela roupa? Ou é algo que vai acabar se transformando em mais um produto que vai ficar encostado no seu armário ou na prateleira?

Antes de comprar, avalie se aquele é o momento ideal para gastar. Pode valer mais a pena deixar para depois.

Qual a sua tática para evitar se endividar com o cartão de crédito? Conte para a gente!

E caso você se endivide, conte com a Bidu para fazer um empréstimo pessoal consignado ou contrate alguma opção de CDC.

Veja também:

+ Conheça os tipos de cartão

+ Cartão de crédito consignado