Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba como economizar com cartão de crédito

homem utilizando cartão de crédito para ilustrar post sobre como economizar com cartão de crédito

Saiba como economizar com cartão de crédito

Quem ama, cuida. Esse velho ditado também pode ser aplicado em sua relação com o seu cartão de crédito. Saber como economizar com cartão de crédito é fundamental para não ter surpresas indesejadas.

Você pode amar as portas abertas por ele. Mas é preciso dose extra de cuidados para que ele não seja usado contra você. Ou melhor, contra as suas finanças. Afinal, não confunda crédito com dinheiro disponível.

Antes de sair comprando o que quer e o que não quer tanto assim, é importante selecionar o cartão mais indicado para você. Assim, você aprende a economizar com cartão de crédito desde o momento da escolha do seu companheiro de compras.

Como o ano está só começando, vale tentar fazer o seu planejamento financeiro para economizar com cartão de crédito e realizar os seus objetivos a médio e longo prazos.

A escolha do seu cartão de crédito já é um dos itens a serem considerados nesse planejamento. Além de fazer uso consciente do cartão, há formas de você gastar menos para ter um.

Sabia que você pode hoje optar por um cartão com anuidade gratuita? Sim, eles existem!

Com algumas particularidades como, por exemplo, serem vinculados a contas digitais, eles podem ser a melhor saída para o seu bolso.

Cartões de Crédito sem anuidade

No mercado, há opções de cartão de crédito sem anuidade.

O cartão de crédito Free Nubank (bandeira MasterCard) é online, integrado a uma conta digital e não tem anuidade e taxa de emissão. Ele chega acompanhado por um aplicativo em que é possível monitorar a vida financeira do seu dono, livrando-o das idas ao banco.

É permitido, por exemplo, visualizar limites, pagar a fatura e até mesmo bloquear e desbloquear o cartão. Uma medida em favor da segurança.

Outro cartão digital sem anuidade é o Neon, que funciona na função débito e crédito virtual. Você faz as compras no Brasil ou exterior online e o valor a ser pago é debitado na hora.

Um cartão sem anuidade e que dá desconto em lojas? Trata-se do Credicard Zero. Mesmo não sendo de um banco digital ele traz características que atraem como o aplicativo para controlar o que você gasta e os descontos em lojas reconhecidas como Magazine Luiza e Fast Shop.

Voltando aos bancos digitais, o Original apresenta o cartão de crédito Free Gold (bandeira MasterCard), que não cobra a primeira anuidade, mas faz isso no segundo ano.

O cartão Santander Free isenta de anuidade quem faz compras a partir de R$ 100 por mês. Também com bandeira MasterCard, conta com aplicativo para controle de gastos e programa de pontos.

Vamos economizar com cartão de crédito?

Usar o seu cartão em seu favor é a meta deste ano. Para isso, algumas orientações devem ser seguidas para que suas economias fiquem em dia.

Pague integralmente a fatura

Para ficar livre do pagamento de juros rotativos altos, esse comando é vital, assim como efetuar o pagamento até o vencimento.

Caso você não tenha condições de pagar integralmente a fatura, a dica é pagar o saldo mensal em cheio. É aquela conta: quanto mais você pagar, mais economia terá com os juros aplicados a longo prazo.

Tenha poucos cartões

Na verdade, tenha um ou dois no máximo mais pela opção de datas diferentes de pagamento. Além de centralizar as compras em um só cartão, o que pode valer a pena quando tiver programa de recompensa, ter poucos cartões é um incentivo para comprar menos (será que não é o seu caso?).

Pesquise antes de escolher o cartão

Isso vale não apenas pela questão da anuidade grátis, conforme falamos acima. Mas também para você estar por dentro dos termos de uso, evitando surpresas desagradáveis.

Evite usar o seu cartão de crédito para cobrir emergências

Pagar imprevistos com o cartão de crédito pode parecer a melhor alternativa até que se pense no quanto isso pode ficar caro, transformando-se em uma verdadeira bola de neve.

Tente a redução da taxa cobrada pelo emissor

Sim, converse com o seu gerente ou com o profissional responsável pelo cartão para avaliar se é possível reduzir a taxa. Quando se é um bom pagador, é possível ter essa oportunidade.

Evite usar o cartão para saques e pagamento de contas

Nestes casos, você gastará mais com o que pagará pela conveniência.

+ Qual a diferença entre operadora e bandeira de cartão de crédito?

+ Como ter uma máquina de cartão?