Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que significa cada um dos juros cobrados no cartão de crédito?

o que significa cada um dos juros cobrados no cartão

O que significa cada um dos juros cobrados no cartão de crédito?

Uma das formas de pagamentos mais utilizadas pelos brasileiros é o cartão de crédito. Realmente a sua comodidade e praticidade são convenientes, mas você sabe o que significa cada um dos juros cobrados no cartão de crédito? O valor das taxas de juros que você paga?

É um direito do cliente solicitar uma cópia do contrato e da tabela com as tarifas vigentes e o Custo Efetivo Total. Isso abrange todas as taxas e encargos cobrados pelo cartão.

Listamos para você todos os juros que envolvem um cartão de crédito.

Conheça as taxas e o que significa cada um dos juros cobrados no cartão 

Quando você solicita um cartão de crédito e começar a utilizá-lo, passa a receber mensalmente a fatura de cobrança. Nela você encontrará algumas taxas às quais deve ficar sempre atento. São elas:

  • Anuidade: é a taxa paga por utilizar o cartão. A anuidade é cobrada uma única vez a cada doze meses;
  • Avaliação emergencial de crédito: é cobrada quando o cliente realiza gastos acima do limite disponível do cartão;
  • Pagamento de contas: taxa cobrada quando o cliente usa o cartão para pagar faturas e boletos de cobranças como de água, luz, tributos etc;
  • Saque: a tarifa é cobrada caso o cliente faça saque em dinheiro por meio do cartão de crédito em canais de atendimento no Brasil ou fora do país;
  • Segunda via do cartão: cobrada para a confecção e emissão de um novo cartão, em caso de reposição por perda, roubo, furto, etc;
  • Juros: cobrados quando o cliente não quita a fatura por completo.

+ O que são juros compostos

Quando os juros são cobrados?

Agora que você já sabe o que significa cada um dos juros cobrados no cartão de crédito, é importante saber em que momento eles são cobrados.

Os juros são cobrados dos clientes que não pagam o valor total da fatura do cartão de crédito. Atualmente, o cliente pode pagar apenas uma parte do valor da fatura, o chamado valor mínimo, e deixar o saldo restante para o próximo mês. Essa operação é chamada crédito rotativo e é considerada, ao lado do uso do cheque especial, a cobrança dos juros mais altos do mercado. Portanto deve ser evitada ao máximo.

Antes de se enrolar com cartão de crédito, conheça algumas dicas de como organizar suas finanças com seu cartão.

Veja também quando é uma boa ideia fazer compras com o seu cartão de crédito.

Como funciona o crédito rotativo

A pessoa pode optar pelo pagamento mínimo da fatura ou decidir pagar qualquer valor menor que o saldo total. Aí então terá que pagar juros sobre o saldo remanescente. Esse juros é automaticamente financiado e lançado para a cobrança do mês seguinte.

De acordo com as novas regras, implementadas em abril de 2017, o crédito rotativo terá limite de apenas 30 dias. Depois desse período, o cliente poderá pagar o saldo devedor na íntegra. Ou poderá também pegar um empréstimo com o próprio banco, com juros menores, para parcelar a dívida. Outra opção é fazer um empréstimo pessoal.

Além de entender o que significa cada um dos juros cobrados no cartão de crédito, agora você também já sabe quando ele é aplicado.

Leia mais sobre como economizar seu dinheiro.

Quando é cobrado juros de mora?

Em casos de atraso de pagamento da fatura, o banco ou a operadora do cartão tem o direito de cobrar juros de mora.

Segundo o artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor, a multa por atraso jamais pode passar 1% do valor total. Esses juros podem ser cobrados mesmo que não sejam especificados no contrato de adesão. Porém, neste caso, o limite de cobrança é de apenas 0,5%.

Se o cliente considerar que as taxas cobradas pela operadora do cartão são abusivas, deve procurar o Procon para orientações.

Você sabia que pode solicitar um cartão de crédito online? Veja mais.