Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você sabe o que é mora do cartão de crédito?

o que é mora do cartão de crédito

Você sabe o que é mora do cartão de crédito?

Quem tem cartão de crédito sabe o quanto é cômodo realizar compras com ele. Porém, é necessário usá-lo de forma consciente e entender suas taxas e juros, como por exemplo a mora do cartão de crédito. É preciso ter cuidado na hora de realizar os gastos. Faça um bom planejamento financeiro para conseguir pagar as contas em dia e não entrar em dívidas. 

Quando não pagamos a fatura do cartão de crédito na data estabelecida é cobrada a multa de mora, por cada dia de atraso em relação ao seu não pagamento. Mas o que significa mora do cartão de crédito?

O que é mora do cartão de crédito

Mora quer dizer atraso e é também conhecida como multa moratória. Segundo o código de defesa do consumidor, esse tipo de multa prevê que um percentual seja retido pelo banco ou operadora de cartão de crédito por parcela atrasada.

Como ela é cobrada?

A multa de mora não possui um caráter punitivo. Ela tem como objetivo de incentivar que o cliente pague a fatura prazo estipulado.

Quando o pagamento da fatura do cartão não é efetuado na data de vencimento, o banco tem o direito de cobrar juros de mora. Exemplo, se a sua fatura tem o vencimento no dia 15, e você faz o pagamento no dia 16, a multa já será cobrada.

Segundo o artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor, a multa por atraso jamais pode passar 1% do valor total. Esses juros podem ser cobrados mesmo que não sejam especificados no contrato de adesão. Porém, neste caso, o limite de cobrança é de apenas 0,5%.

Saiba mais sobre o limite do cartão de crédito.

Como calcular o juros de mora

Segundo o site da Receita Federal, para calcular o valor dos juros de mora, basta seguir os seguintes passos. Some a taxa Selic desde a do mês seguinte ao do vencimento da fatura até a do mês anterior ao do pagamento. Aí então acrescente a esta soma 1% referente ao mês de pagamento.

Como não atrasar o pagamento da fatura?

Em geral, não conseguimos pagar a fatura do cartão de crédito quando o valor cobrado é maior do que a nossa renda mensal. Por isso, é preciso ter muito cuidado para não criar o hábito de usar o limite do cartão, somente em momentos de emergências. Veja dicas de como organizar suas finanças com o cartão de crédito.

Ao utilizar uma quantia acima do que possuímos para pagar, temos dificuldade para manter o pagamento em dia. Aí então podemos fazer dívidas ou então até mesmo considerar um empréstimo pessoal.

Busque fazer um planejamento de seus gastos, assim não precisará atrasar nenhum pagamento e nem pensar em juros.  

Você sabia que é possível solicitar um cartão de crédito online?