Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba o que é anuidade de cartão de crédito

o que é anuidade de cartão de crédito

Saiba o que é anuidade de cartão de crédito

Muitas vezes, as pessoas recebem a fatura do cartão e não sabem o que é anuidade de cartão de crédito. E quando as dívidas apertam, é bom conhecer de perto todos os itens que pagamos.

Então, o que é anuidade de cartão de crédito? Às vezes, muitas pessoas pagam essa dívida sem nem se saber o porquê. Ou então se há descontos ou se outros bancos oferecem uma anuidade mais baixa. Por isso, nesse post, você vai saber mais sobre o que é anuidade de cartão de crédito.

Entenda o que é anuidade de cartão de crédito

O cliente recebe o cartão de crédito liberado pelo banco. A partir daí, a instituição pode automaticamente cobrar uma taxa para o uso desse dispositivo. A anuidade é justamente essa taxa.

De acordo com o Banco Central do Brasil – órgão responsável pela regulamentação de todas as instituições bancárias do país – a cobrança dessa taxa não é ilegal. Porém, o pagamento poderá ser feito em parcelas mensais ou à vista.

O que ocorre é que alguns bancos iniciam a cobrança da anuidade a partir do primeiro ano de utilização do cartão sem avisar o cliente. O valor já vem debitado em sua fatura. Por conta disso, é fundamental que se preste atenção nesses detalhes. Peça sempre mais informações sobre essa taxa, antes mesmo de solicitar um cartão.

Como descobrir o valor da anuidade do cartão de crédito?

Agora que você já sabe o que é anuidade de cartão de crédito, Saiba também é o valor que é cobrado pelos bancos.

  • Não possuo um cartão de crédito: o valor da anuidade geralmente está disponível no site das instituições bancárias, na seção sobre o cartão de crédito. Lá, você pode ter acesso a todos os dados e as informações de cada um dos cartões ofertados com o valor da anuidade. Se mesmo assim ainda tiver alguma dúvida, informe-se na central de atendimento do banco ou pergunte diretamente para o seu gerente.
  • Já tenho um cartão de crédito: a melhor maneira de se informar é ligando na central de atendimento da instituição bancária. Os dados sobre anuidade e fatura também constam na fatura mensal do cartão. Mas, em alguns casos, a conta pode não dar informações sobre o valor total da anuidade.

O Banco Central disponibiliza uma tabela com as taxas de anuidade cobradas pelos banco.

O valor da anuidade do cartão de crédito é negociável?

Agora você já sabe o que é anuidade de cartão de crédito e como se informar sobre ela. O próximo passo é saber se há alguma chance de negociação sobre o valor cobrado. Isso pode variar de caso a caso. Mas há a possibilidade de não se pagar essa anuidade.

Isso dependerá de quanto é gasto com seu cartão de crédito, se nunca houve atrasos de pagamento e o tipo de cartão de crédito usado. Ou seja, essa negociação não é possível para todo mundo. Entretanto, sempre é válida a tentativa de negociação com a instituição bancária. Se você é um cliente que sempre pagou suas contas e um usuário assíduo do cartão, as chances de negociação podem ser boas.

A principal dica aqui é buscar se informar sobre o preço da anuidade em outros bancos. Veja se a anuidade deles é similar ou menor que a sua tarifa. E é sempre importante lembrar. A anuidade do cartão de crédito muda com o passar dos anos. Se você conseguiu um desconto com o banco, prepare-se, pois vai ter que negociar novamente no ano seguinte.

Se você preferir, há opções no mercado de cartão de crédito sem anuidade.

Já pensou em fazer cartão de crédito pela internet? E empréstimo pessoal online? Veja as vantagens.

+ Qual a diferença entre operadora e bandeira de cartão de crédito?