Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Quais são as principais operadoras de cartão de crédito?

Há várias opções de cartão de crédito disponíveis no mercado. Elas incluem diversas operadoras e bandeiras. Você sabe a diferença entre bandeiras e operadoras de cartão de crédito?

Imagem de cartões para ilustrar texto sobre operadoras de cartão de crédito

Todo cartão de crédito pertence a uma bandeira e a uma operadora. Essencialmente, a bandeira está associada à aceitação do cartão de crédito. Já a operadora é a instituição encarregada de cobrar de você as faturas mensais.

Quer saber mais? É só ler o texto a seguir.

Bandeiras de cartão de crédito

A bandeira é como se fosse a “marca” do cartão de crédito.

Cada bandeira de cartão de crédito é constituída por um grande número de instituições financeiras de crédito, formando uma rede mundial.

Esse conjunto de instituições efetua o credenciamento das lojas que aceitam os cartões daquela bandeira. Portanto, a rede de aceitação de um cartão de crédito é definida pela sua bandeira.

Além disso, é a bandeira que processa todas as transações efetuadas por meio do cartão. Para isso, as bandeiras contam hoje com dispositivos tecnológicos avançados, capazes de atender simultaneamente a milhões de requisições.

Cada vez que você usa o seu cartão de crédito, a bandeira verifica junto à operadora (por exemplo, o banco emissor) o seu limite e o saldo que você tem disponível para aquele mês.

Se tudo der certo, a bandeira autoriza aquela transação e promove a transferência do dinheiro para o vendedor.

As bandeiras são representadas pelos logotipos que figuram no cartão de crédito. Elas são comumente encontrados nas portas dos estabelecimentos comerciais, indicando a sua aceitação.

As maquininhas de cartão de crédito também são associadas a bandeiras, e não a operadoras de cartão de crédito.

+ Como ter uma máquina de cartão?

Principais bandeiras de cartão de crédito

As principais bandeiras de cartão de crédito atuantes no Brasil são Visa, Mastercard, American Express, Diners Club e Elo.

Visa e Mastercard são as mais conhecidas e aceitas no país. Cada uma conta com uma rede de aceitação de mais de dois milhões de estabelecimentos. Normalmente, onde uma dessas bandeiras é aceita, a outra também é.

A American Express, também conhecida como Amex, também atua em serviços de viagens e seguros.

A Diners Club International foi a primeira bandeira de cartão de crédito emitida no Brasil, em 1956.

Já a Elo é uma bandeira criada no Brasil, tendo como sócios o Banco do Brasil, o Bradesco e a Caixa Econômica Federal.

Operadoras de cartão de crédito

As operadoras de cartão de crédito são as instituições que emitem os cartões e gerenciam o pagamento das faturas.

Normalmente, a operadora é o banco ou instituição que emitiu o cartão.

Algumas lojas também atuam como operadoras de cartão de crédito. Elas emitem seus próprios cartões de crédito, por alguma bandeira, e administram o pagamento das contas.

No caso da bandeira American Express, a operadora é a própria bandeira, que gerencia os pagamentos das faturas de seus clientes.

As operadoras também promovem a comunicação com o cliente, cobram anuidade, definem as taxas de juros e os limites do cartão. Além disso, também oferecem promoções específicas, como planos de milhagens de voo, em parceria com empresas aéreas.

Ultimamente, o mercado tem visto o surgimento de um tipo diferente de operadora, as operadoras de cartões digitais. Muitas vezes, essas operadoras não estão associadas a um banco físico, e todas as operações são realizadas via internet, especialmente por meio de aplicativos de smartphone.

Principais operadoras de cartão de crédito

As principais operadoras de cartão de crédito atuantes no país são os grandes bancos, como o Banco do Brasil, o Bradesco, o Itaú e a Caixa Econômica Federal.

Os bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, oferecem taxas de juros menores e cartões para clientes de vários perfis.

O Itaú, que comprou o antigo Unibanco, oferece o serviço de cartões de crédito por meio do braço Itaucard.

O Bradesco é outro grande banco privado do país, e exerce parceria com várias lojas e estabelecimentos, gerenciando cartões de crédito para elas.

O banco Santander oferece alguns diferenciais, como cartões sem cobrança de anuidade para clientes que fizerem uso dele todos os meses.

A Cetelem é uma operadora conhecida por quem costuma fazer crediário em lojas, pois administra cartões de crédito de muitos estabelecimentos.

Como escolher o melhor cartão de crédito?

Você deve escolher a bandeira que desejar. As bandeiras Visa e Mastercard são as mais conhecidas, sendo mais aceitas na maioria dos estabelecimentos.

Algumas bandeiras oferecem promoções diversas, temporárias ou permanentes. Analise todas essas características, para escolher a melhor bandeira para você.

Se você for viajar ao exterior, às vezes pode ser conveniente ter cartões de crédito de bandeiras diferentes. Dependendo do local, uma bandeira pode ser muito mais aceita do que outras.

Já ao se decidir por uma operadora de cartão de crédito, escolha uma que seja conhecida no mercado, com histórico de responsabilidade.

Compare as taxas praticadas por cada operadora, como o valor da anuidade, as taxas de juros e demais taxas administrativas. Se possível, analise uma fatura do cartão de crédito de alguém conhecido, para ver exatamente o que é cobrado por aquela operadora.

Analise também os canais de comunicação com o cliente que cada operadora oferece: telefone, internet, etc.

A primeira operadora cujas características você deve analisar é o próprio banco no qual você já possui uma conta corrente.

Como você já é cliente desse banco pode tentar obter benefícios, como juros menores, uma vez que o banco já conhece o seu saldo e o seu histórico financeiro.

Além disso, ser cliente do banco pode ajudar se você requisitar aumento do limite do cartão, se precisar negociar uma dívida, etc.

Conclusão

Algumas pessoas ainda tenham resistência a cartões de crédito, devido ao medo de se afundar em dívidas. Mas a verdade é que eles são instrumentos muito úteis, não apenas para comprar algo e pagar depois, mas também para fazer compras na internet.

Então, não é preciso ter medo, mas é preciso ter planejamento!

+ Algumas dicas para economizar usando cartões de crédito.