Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que avaliar ao solicitar cartão de crédito

solicitar cartão de crédito

no que pensar antes de solicitar cartão de crédito

Solicitar um novo cartão de crédito pode parecer uma tarefa simples. No entanto, a variedade de opções à disposição no mercado pode transformar tal empreitada em algo mais complexo do que imaginado. Cada cartão possui peculiaridades que podem atender plenamente o desejo de determinado perfil de consumidor, mas não o de ouros. Abaixo você encontra algumas dicas para avaliar a contratação de um novo cartão. E, assim, não se arrepender do serviço adquirido.

O banco ideal para atrelar o meu cartão de crédito

As instituições financeiras nas quais você já tem uma conta vigente ou outros serviços contratados podem ser uma primeira opção para ser avaliada. Um bom histórico de relação com o banco, como pagamentos em dia e o uso de conta para receber seu salário, por exemplo, são possíveis facilitadores para negociar uma anuidade mais baixa ou um limite de crédito adequado às suas expectativas. Além disso, atrelar o novo cartão de crédito à sua conta corrente pode proporcionar uma ajuda importante do controle de gastos e do pagamento da fatura.

Isso, no entanto, não é uma regra. Ouvir propostas de outras instituições pode te levar a melhores valores e a uma melhor adequação ao seu perfil. Por isso, pesquise antes de fechar um contrato.

Limite do cartão de crédito

Este talvez seja o item mais importante para o consumidor que quer ter em mãos um novo cartão de crédito. Esse valor será estipulado pelo banco ao qual seu cartão estará atrelado. Como dissemos acima, ter uma relação de “bom cliente” com uma instituição financeira pode ajudar a negociação. Mas pode não ser suficiente para atender a sua necessidade.

Você deve avaliar bem qual é a sua real necessidade de um determinado valor para usar como limite. (não adianta nada usar o cartão e precisar de um empréstimo pessoal para pagá-lo, não é?). O fato de um banco oferecer um limite mais alto que outro não deve ser o único fator a ser levado em consideração para sua escolha. Aqui damos algumas dicas de como saber qual é o limite ideal para cartão de crédito de acordo com seu perfil de consumo.

Política de juros do cartão de crédito

Cada perfil de cartão de crédito apresenta um regulamento específico com relação às taxas de juros rotativos cobradas do cliente. Você, provavelmente, não tem em mente a ideia de atrasar o pagamento da fatura ou parcelar o seu valor. Mesmo assim é fundamental ficar de olho na tabela que o banco instituiu no momento da oferta do cartão de crédito. As taxas para esse tipo de serviço costumam ser bastante elevadas e podem acarretar em problemas para o pagamento no futuro. Avalie bem e negocie tais valores antes de efetivar a contratação do cartão.

Valor da anuidade

O valor da anuidade será cobrado periodicamente do seu cartão até que sua validade chegue ao fim. Há muitos casos de instituições financeiras que oferecem a primeira anuidade gratuita. Ou, até mesmo, cartões livres desta taxa até que o contrato seja encerrado. Dessa forma, compare os valores oferecidos por cada banco antes da contratação.

Cartões de crédito nacionais e internacionais

Um cartão de crédito válido fora do Brasil costuma ter taxas de manutenção e juros mais altas. Se você viaja para o exterior regularmente ou costuma fazer compras em sites internacionais, opte pela modalidade internacional. Mas se você não tem esse perfil, um cartão de crédito nacional pode atender plenamente às suas necessidades. E significar economia com anuidade e outras taxas.

Benefícios que o cartão de crédito pode oferecer

A maior parte dos cartões de crédito oferece benefícios que podem deixar o uso do seu cartão de crédito mais atrativo na hora das compras. Se você é um usuário assíduo desta forma de pagamento, programas que acumulam pontos conforme o uso podem ser uma grande vantagem. Há casos de ofertas nos quais você já inicia o uso do seu cartão com bônus de pontos oferecidos pela instituição financeira.

No mercado brasileiro, muitas lojas físicas e virtuais que têm seus nomes atrelados ao cartão oferecem descontos em compras de produtos no próprio estabelecimento. Se você é um cliente fiel a determinada loja, pode se beneficiar com esse desconto extra. Isso inclui compras de passagens aéreas e acúmulo de milhas, livros, eletroeletrônicos, supermercados, entre outros.

+ Precisando de um dinheiro extra? Faça um empréstimo pessoal consignado