Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Entenda como funciona os tipos de cartão de crédito

imagem de uma mulher tirando um cartão da carteira com a descrição: conheça os tipos de cartão

Conheça os tipos de cartão!

O consumidor tem à sua disposição diversas formas pagamento para efetuar as suas compras. Cada estabelecimento, normalmente, oferece uma lista variada de alternativas para melhor atender aos gostos e às necessidades de acordo com cada tipo de perfil.

E somente levando em conta o quesito Cartão, a variedade já é alta. Mas qual é a diferença entre um e outro? Aqui te ajudamos a entender as funções e as especificidades de cada um.

Como funciona os tipos de cartão?

Cartão de Crédito

Funciona como uma espécie de pagamento a prazo de suas compras. O proprietário do cartão de crédito efetua suas compras ao longo de trinta dias e vai acumulando os valores.

Ao final do ciclo, o consumidor recebe uma fatura com a soma de todas cifras e só então quita as pendências financeiras.

As compras feitas com cartão de crédito podem dar a opção de parcelamento, transações online mais rápidas e seguras, entre outros benefícios. Aqui damos algumas sugestões de quando vale a pena comprar com cartão de crédito.

Cartão Internacional

A principal diferença do cartão internacional para o crédito é sua validade em outros países, não apenas em território nacional.

Quem está planejando uma viagem de férias ou a negócios para fora do Brasil, veja se vale a pena usar cartão de crédito em viagem internacional.

Cartão de Loja

O cartão de loja é mais um cartão de crédito oferecido por estabelecimentos comerciais que imprimem sua marca no plástico e, normalmente, oferecem benefícios para futuras compras.

É uma maneira de fidelizar o cliente com promoções que podem variar de descontos exclusivos, melhores opções de parcelamento de compra, programas de pontos, entre outros.

Assim como os acontece com os demais cartões de crédito, o consumidor deve ficar atento às condições de anuidade, tarifas de juros e outras características.

Cartão Corporativo

O cartão corporativo também é um cartão de crédito, mas administrado por uma empresa.

Ela cede o dispositivo de compras para seu funcionário utilizar em transações relativas à própria companhia e fica responsável pelo pagamento da fatura.

Cartão de Débito

Quase todo cliente de banco que possui uma conta ativa, possui um cartão de débito à sua disposição. Esta vai ser a forma pela qual o correntista poderá efetuar suas compras e, automaticamente, ter o valor descontado de sua conta.

Para isso, basta cadastrar uma senha nas plataformas eletrônicas ou físicas disponibilizadas pelo próprio banco. As transações por cartão de débito só podem ser realizadas à vista.

Vale lembrar que cada estabelecimento aceita bandeiras de cartão, assim como funciona com o crédito.

Além disso, é com o cartão de débito que você poderá realizar saques de sua conta em caixas eletrônicos.

Cartão Pré-Pago

O uso do cartão pré-pago é bastante semelhante ao do cartão de débito: o valor gasto na transação é retirado automaticamente da sua conta. A diferença é que, ao adquirir este cartão, você efetua o pagamento prévio de um montante escolhido.

A partir daí, você tem este valor livre para ser usado da maneira que preferir até que a quantia seja zerada.

Este tipo de cartão é bastante comum entre pessoas que realizam viagens internacionais. Neste post mostramos os detalhes de como funcionam essas transações. Só tome cuidado com as dívidas, se não, vai precisar contratar um empréstimo pessoal online!

Veja também:

+ Como não se endividar com o cartão de crédito?