Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba como funciona consórcio de carro

Imagem de veículo e dinheiro para ilustrar post sobre Como funciona consórcio

Saiba como funciona consórcio de carro

Conquistar um carro próprio é o sonho de muitos brasileiros. Existem várias formas de realizá-lo. A mais econômica é conseguir juntar a quantia necessário para comprar o carro. Assim, é possível oferecer um desconto no pagamento à vista. Porém, essa não é a realidade muito comum no país, o que faz com que as comprar a prestação ou através de um consórcio sejam os meios mais viáveis e mais rápidos para a compra deste bem. Ao fazer um consórcio existem vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas com cuidado. Afinal, como funciona consórcio?

O que é e como funciona consórcio?

Consórcio é uma maneira de comprar um bem. Regularizada pelo Banco Central, as administradoras de consórcios reúnem grupos de pessoas físicas, ou mesmo jurídicas, que tenham como objetivo possuir o mesmo bem.

Para que cada uma adquira esse bem, todas pagam uma quantia por mês. Somando esse valor é o suficiente para comprar um bem, que é sorteado para uma pessoa do grupo.

Esse grupo de pessoas é determinado pela administradora, que também definirá o valor das prestações a serem pagas até o final do consórcio.

Ao final de cada mês é sorteado um bem, no caso um carro, para um das pessoas do grupo. A partir desse momento a pessoa não irá mais participar dos próximos sorteios. Porém, irá continuar pagando o consórcio até no final do prazo estabelecido no fechamento do acordo do consórcio.

Você pode ser tanto o primeiro a ser sorteado, quanto o último. Além do sorteio, há outra forma de conseguir a carta de crédito no consórcio, que é através de lances. Assim como em um leilão, se você der o maior lance você leva o prêmio.

Quais as vantagens de fazer consórcio?

Uma das vantagens de fazer um consórcio é evitar os juros que estão cada vez mais altos no Brasil. Mas atenção, você terá que pagar uma taxa de serviço para a administradora. O que, em alguns casos, pode ser maior do que as taxas de um financiamento.

Outra vantagem é poder ser sorteado logo no início do consórcio. Assim, você receberá a carta de crédito e poderá comprar o seu tão sonhado veículo e ir desfrutando do bem enquanto paga as parcelas.

Vale lembrar que saber como funciona consórcio é fundamental antes de decidir entrar em um. Ele é uma ótima opção para quem não tem pressa e quer um investimento a longo prazo.

Quais as desvantagens de fazer consórcio?

Uma das desvantagem de se fazer um consórcio é o tempo que pode levar para você terminar de pagar, que é de até 15 anos.

Caso ao longo dos anos você perceber que já não é um bom negócio e queira desistir, poderá realizar o resgate do valor pago até o momento somente no final do consórcio. Ou seja, se o prazo for de 15 anos e após cinco anos você não quiser mais fazer parte desse processo, terá que esperar mais 10 anos para ter o seu dinheiro investido ao longo desses cinco anos anos de volta.

E em caso de falência da administradora você não conseguirá a carta de crédito. E não poderá obter o dinheiro das parcelas já pagas de volta. Portanto, busque empresas de confiança, que tem uma boa reputação no mercado.