Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como limpar o nome: veja o que fazer para não ter mais o nome sujo

Imagem de cálculos para ilustrar post sobre como limpar o nome

Como limpar o nome: veja o que fazer para não ter mais o nome sujo

Muitas pessoas passam por dificuldades financeiras e acabam tendo seu nome vinculado ao Serasa, ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mas há formas de se livrar desse inconveniente e você precisa conhecer. Abaixo listamos algumas dicas e informações de como limpar o nome.

Imagem de cálculos para ilustrar post sobre como limpar o nome

O que é Serasa, SCPC e SPC?

O Serasa, SCPC e SPC são companhias brasileiras que registram os dados das pessoas que estão inadimplentes no mercado. Elas fornecem essas informações para lojas e instituições financeiras como consulta de segurança para realização das suas atividades.

Isso quer dizer que quando você recebe uma notificação dessas empresas, você provavelmente deixou de quitar algum pagamento de produto ou serviço adquirido. Neste caso, terá até 10 dias para solucionar ou o seu nome e Cadastro de Pessoa Física (CPF) serão veiculados a lista de inadimplentes.

O que acontece se meu nome estiver sujo?

Com o seu nome na lista de inadimplentes ou “sujo”, como costumamos dizer, você terá dificuldades para realizar novas compras ou financiamentos. Também não consegue pedir empréstimos e até ser escolhido em uma vaga de emprego.

Caso você consiga quitar a pendência dentro do prazo de 10 dias, seu nome será retirado do cadastro dessas instituições em até cinco dias úteis.

Como limpar o nome?

Renegociar a dívida: dependendo do valor da dívida, renegociar a quantia e a forma de pagamento junto à empresa é uma excelente alternativa.

Para isso, é muito importante que você reveja a sua capacidade em assumir esse compromisso. A partir desse momento, você poderá ter taxas de juros acrescidas e concordará com as novas condições.

A boa notícia é que ao pagar a primeira parcela do acordo, a dívida anterior é anulada e a empresa terá cinco dias para limpar o seu nome.

Empréstimos: pode ser uma solução mais rápida e que lhe ajudará a se organizar financeiramente novamente. Mas ao adquirir um empréstimo pessoal ou consignado, você precisa se lembrar que está trocando um problema mais imediato por outro a longo prazo.

Mas não fui eu, e agora?

Existem casos de pessoas que tiveram o nome sujo no mercado por erro das empresas prestadoras do serviço. Algumas vezes, por algum motivo, as empresas não identificam o seu pagamento ou cobram por algo que você não contratou.

Nesses casos, você pode e deve recorrer. Junte os comprovantes e apresente a empresa, que, provavelmente, por não quererem receber um caso judicial, irá resolver prontamente. Caso isso não ocorra, é recomendável que você recorra à justiça.

Cinco anos depois…

Sim, após cinco anos o seu nome sai da lista de inadimplentes. Mas isso não quer dizer que sua dívida ficou esquecida. Ao contrário, ela continua para a empresa que você converteu a dívida, assumindo cada vez mais juros e taxas.

É golpe!

Sabe aquelas promessas de limpar o nome sem precisar quitar a dívida que você lê nos folhetos na rua. E nas propagandas na internet? É golpe. E mais do que isso, é crime! Então, não se engane e saiba que você só poderá limpar seu nome pagando o valor devedor à vista ou renegociando como explicamos aqui.

Como consultar o seu nome?

O SCPC é o único que disponibiliza a consulta gratuitamente pela internet. Ali é possível saber como limpar o nome. As demais empresas, Serasa e SPC, oferecem o serviço sem custo nos postos de atendimento. 

+ É possível fazer consórcio com nome sujo?

Saiba como investir seu dinheiro