Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você sabe como funciona consórcio?

Ter um carro ou uma casa é o sonho de muita gente, não é mesmo?! Mas para comprar esses bens, é preciso ter um bom planejamento financeiro durante vários anos. Além disso, muitas vezes você pode sofrer com juros altos e condições de pagamento não favoráveis para seu bolso.

Uma boa opção é o consórcio. Não sabe como funciona o consórcio? Então veja essa postagem e entenda o que é, como funciona e quais são as vantagens e desvantagens.

Imagem de uma miniatura de carro e chave de carro em cima de notas de dinheiro para ilustrar a postagem de como funciona consórcio de carro

Saiba como funciona consórcio de carro

O que é o consórcio?

O consórcio é uma modalidade de longo prazo para você comprar um bem ou serviço, seja ele um carro, uma casa, uma moto, um procedimentos estético ou até para se casar.

Basicamente, você escolhe o valor das parcelas, a quantidade de meses que deseja comprar seu bem e até o final do período, você tem o dinheiro para comprar o que deseja.

 

Como funciona consórcio?

O consórcio funciona como um financiamento em grupo, em que você e os outros participantes que desejam comprar um bem ou serviço similar, contribuem com uma pequena parcela mensal para montar uma espécie de poupança conjunta.

Todos os meses acontece um sorteio, no qual um membro do grupo é sorteado para receber a carta de crédito, que nada mais é do que o dinheiro para efetuar a compra.

Se você não quer esperar até o final do consórcio para receber o dinheiro, há outra forma: através de lances. Ele funciona como um leilão, sendo a pessoa que oferecer o maior valor, leva a carta de crédito.

Vale lembrar que todo esse processo é intermediado pela administradora de consórcio. Ou seja, você paga diretamente para a administradora e ela organiza todos os trâmites: assembleias, sorteios, lances, pagamento da carta e tudo mais.

A mesma regra serve para a compra do bem. Quando for sorteado ou tiver comprado via lance a carta de crédito, você vai até o local para comprar seu bem e negocia todas as condições.

Mas quem realiza o pagamento é a administradora, a partir do documentos que ela solicita. Ou seja, você não vai ter o dinheiro na conta para realizar a compra. Então, dificilmente você vai receber a carta de crédito em dinheiro.

 

Quais são as desvantagens e vantagens  do consórcio?

Consórcio não tem juros

Uma das principais vantagens do consórcio em relação ao financiamento é que você não paga juros.

Dependendo da administradora que você fechar o consórcio, caberá pagar apenas a taxa de administração e o seguro prestamista. Em outras, você também tem incorporado na parcela o fundo reserva.

Na maioria das vezes, essas taxas saem bem mais baratas do que os juros de outras modalidades. Quer saber mais sobre o assunto? Falamos sobre as diferenças do consórcio e financiamento.

Adapta ao seu bolso

Seguindo a mesma linha do ponto anterior, o consórcio tem como vantagem a adaptação às suas necessidades. Isso porque você quem escolhe o número de parcelas e a quantia que vai pagar todos os meses.

Por exemplo, em um consórcio de carro você pode escolher pagar em 12 ou 72 meses. A diferença, além do tempo, é que quanto mais parcelas, maiores vão ser as taxas.

Você pode ser sorteado no primeiro mês

Outra vantagem é poder ser sorteado logo no início do consórcio. Assim, você receberá a carta de crédito e poderá comprar o seu tão sonhado veículo e ir desfrutando do bem enquanto paga as parcelas.

Negocie o valor a vista

Um terceiro ponto positivo é que você recebe o valor da carta de crédito à vista. Com isso, você garante melhores condições de negociações para comprar seu carro, casa, por exemplo.

Investimento de longo prazo

Muitos podem levar como desvantagem o longo período do consórcio, já que ele é uma ótima opção para quem não tem pressa e quer um investimento a longo prazo.

Isso porque, por exemplo, o consórcio de carro pode durar mais de seis anos, o de moto mais de quatro e o de casa mais de 15 anos.

Caso ao longo dos anos você queira desistir, poderá realizar o resgate do valor pago somente no final do consórcio.

Quer saber mais? Veja também as vantagens e desvantagens de fazer um consórcio imobiliário e um consórcio de carro semi-novo.

 

Aqui na Bidu você faz um consórcio de carro ou casa. É só clicar no botão abaixo e realize o seu sonho.