Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Tem consórcio? Saiba como funciona o lance

Imagem de chave de carro ilustrando texto sobre como funciona o lance no consórcio

Tem consórcio? Saiba como funciona o lance

Consórcio de casa, consórcio de carro novo, consórcio de carro usado…são muitas as opções de disponíveis no mercado. Mas você sabe como funciona o lance no consórcio?

Imagem de chave de carro ilustrando texto sobre como funciona o lance no consórcio

O que a gente sabe é que se trata de uma alternativa que muitas vezes se mostra como a melhor de todas para quem deseja obter um bem.

Porém, em muitas situações, o que incomoda o consumidor no momento de contratar um consórcio é o tempo. Pode levar algum tempo até colocar as mãos no objeto de desejo.

O consórcio, em geral, contempla o ganhador quando realiza os sorteios. Eles podem ter como base, por exemplo, a Loteria Federal.

A sorte, então, entra em cena. Pode ser que um consorciado leve muito tempo até que a sorte sorria para ele.

Mas a boa notícia é que há outra forma de obter com mais rapidez o bem tão sonhado. Seja um carro, uma casa, não importa, basta o consorciado dar um lance!

Pois é, mas como funciona o lance no consórcio? Como é possível dar lance em um consórcio? Será que vale a pena? E o tal lance embutido? O que é isso?

É o que vamos saber a partir de agora!

O consórcio

Bom, vamos supor que você faz parte de um grupo de consórcio. Então a administradora desse consórcio atinge um número mínimo de cotas e aí começam a ser realizadas as assembleias. Elas são feitas para a contemplação dos consorciados.

Quando é o seu dia de sorte e seu nome é contemplado você ganha uma carta de crédito. Esse documento dá direito à compra do bem desejado.

Porém, como dissemos, sorte não é a única ferramenta disponível para que você seja contemplado.

Outra alternativa possível é a oferta de um lance. Vamos saber como funciona o lance no consórcio?

As assembleias

São nas assembleias que ocorrem todos os meses os sorteios dos participantes do consórcio.

Essas reuniões costumam ser feitas em dois formatos.

Com a presença dos consorciados ou então on-line.

A contemplação

São duas as formas de contemplação possíveis de ocorrer:

– Quando o consorciado é sorteado (a mais comum). Neste caso, todas as cotas têm a mesma probabilidade de serem contempladas. Isso ocorre via sorteio das unidades, dezenas e centenas representadas pelas cotas dos participantes.

– Quando o consorciado dá um lance, adiantando um determinado valor das parcelas futuras do consórcio. Para que essa forma dê certo, é preciso que o valor em caixa do consórcio e também o valor do lance ofertado sejam suficientes para adquirir uma nova unidade do bem.

Como nem todos os consorciados ofertam lances, o número de participantes é reduzido. Assim, a possibilidade de antecipar a contemplação por lance aumenta.

Ah, mesmo tendo ofertado lance, o consorciado também participa dos sorteios. Com isso sua chance aumenta, já que participará das duas modalidades.

Hora do lance! Como funciona o lance no consórcio

Vamos agora tentar entender direitinho como funciona o lance no consórcio. Qual o valor mínimo que o lance deve ter?

Isso vai variar em função da administradora do consórcio e do contrato estabelecido com o participante.

Mas uma dica para calcular o valor do lance a ser ofertado é pensar em 30% a 50% do valor total da carta de crédito. Embora seja prudente observar as estatísticas do grupo de consórcio.

Geralmente, é possível ofertar dois tipos de lance: o fixo e o livre.

O primeiro é representado por uma porcentagem da carta de crédito definida pela administradora. Já o lance livre pode ser oferecido por qualquer consorciado e não tem limite de valor.

Os participantes que desejam oferecer o lance livre determinam a quantidade de cotas da oferta (qualquer valor disponível). Aí então informam a administradora antes do início da assembleia.

É o consorciado que oferece o maior lance que é contemplado com a carta de crédito.

Importante: no lance fixo, caso haja empate de oferta, o desempate ocorre por meio de um sorteio para definir o vencedor.

Para um lance campeão

Pensou em sair dando um lance hoje mesmo?

Calma!

Antes de fazer isso, adiantando o valor de determinado número de mensalidades, é essencial conhecer muito bem as regras da administradora e o contrato assinado.

Para começar, estude o histórico do grupo do qual faz parte. Então determine um valor viável entre a média do grupo e as suas expectativas.

De acordo com os especialistas, os lances fixos são uma boa alternativa. Isso porque representam, em geral, valores mais baixos que os lances livres. Mas se desta forma você não for contemplado, é possível participar nos meses seguintes.

Já ouviu falar em lance embutido?

Um termo conhecido no universo do consórcio é o lance embutido.

Trata-se de uma oferta feita sem que o participante tenha o dinheiro em mãos.

É assim: quando o consorciado é contemplado, utiliza parte da sua futura carta de crédito e paga o valor ofertado como lance.

Mas se o seu lance não vencer, o valor da carta de crédito fica intacto.

OBS.: ao utilizar parte do crédito para pagamento do lance embutido há uma redução no valor do crédito para a aquisição do bem em questão.

Cada administradora de consórcio define o percentual mínimo e máximo do lance embutido. Essa informação consta no contrato.

Uma boa notícia para quem participa de consórcio de imóveis é que pode usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como lance embutido.

Basta apresentar à administradora o extrato de FGTS fornecido pela Caixa Econômica Federal. Assim, é possível usar até 100% do saldo para oferecer como lance.

Outro aspecto do lance embutido é que pode ser usado associado a lances livres e fixos. Isso sempre respeitando o que consta em contrato.

Atenção com o lance embutido

De acordo com os especialistas, alguns cuidados devem ser tomados com o lance embutido.

Para começar, é indicado consultar sempre as regras da administradora para não cometer equívocos.

Outra dica é preferir esperar pra fazer uma oferta de lance com o próprio dinheiro. Usando o lance embutido o participante recebe uma carta de crédito de valor menor.

Mas caso a ideia seja mesmo usar o lance embutido, considere oferecer um valor inferior ao limite. A dica aqui para obter êxito na empreitada é fazer o lance em ocasiões especiais. Um exemplo é no início do ano, quando muitas pessoas não utilizam o dinheiro para isso em virtude das inúmeras contas extras da época.

Resumindo: o lance embutido deve ser encarado como uma alternativa, não como a principal opção. Deve ser bem planejado, mas aumenta sim as chances de contemplação.

Deu para entender como funciona o lance no consórcio? Agora vai de cada pessoa pensar direitinho se esse tipo de compra de bens se enquadra no que você está esperando. Boa sorte!

+ Como cancelar um consórcio

+ Como funciona a taxa de administração do consórcio