Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Quais são os tipos de consórcio?

O consórcio surgiu em 1960 e tomou o gosto de diversas pessoas no Brasil e no mundo na hora de planejar adquirir um bem, como veículos e imóveis. Mas há muitas características e informações que poucos conhecem, como quais são os tipos de consórcio disponíveis no mercado.

Desenho de dinheiro e relógio para ilustrar texto sobre tipos de consórcio

Para você que está pensando em entrar em um consórcio, esse é o guia para entender como esse modelo funciona e qual o melhor tipo para conquistar o seu sonho.

O que é consórcio?

Antes de mostrarmos quais são os tipos de consórcio, vamos reforçar o que é o consórcio e como ele funciona.

O consórcio é a reunião de pessoas que desejam adquirir um bem. Para isso, se unem para poupar e investir seus recursos. Esse grupo é administrado por uma empresa que irá fazer a gestão do grupo e das finanças. A empresa também é responsável por realizar os sorteios periodicamente para contemplar os associados com a carta de crédito.

Para participar de um consórcio, você não precisa dar entrada ou comprar uma cota de participação. Basta associar-se e pagar as taxas administrativas e outras referentes a fundo de reserva, além da mensalidade, com valor acordado em contrato.

Essas taxas servem justamente para garantir a manutenção do grupo, como em caso de desistência ou morte por parte de algum dos membros. Servem também para pagar o serviço da empresa gestora do grupo.

+ Saiba como calcular as prestações do consórcio

Os sorteios podem ser mensais ou não. Isso irá depender do seu acordo e contrato com a administradora. A cada reunião do grupo, um membro é contemplado. Essa prática, faz com que o consórcio não seja algo imediato ou de urgência. A sua carta de crédito pode demorar meses ou anos para ser conquistada. Tudo depende de você ser sorteado no início ou no fim do grupo de consórcio.

Há também a possibilidade de fazer lances de oferta. Eles te dão a possibilidade de antecipar a sua carta de crédito. Porém, essa prática deve ser muito bem pensada, já que pode demandar um custo imediato alto.

Em geral, o consórcio é uma excelente opção para quem não tem pressa.

Além disso, a carta de crédito te dá a possibilidade de compra à vista, o que pode ser bem aproveitado na hora da negociação. Você também tem a segurança de saber exatamente o valor que irá gastar durante todo o processo do consórcio.

Consórcio é seguro?

Como qualquer investimento, você deve sempre checar a reputação da empresa em que você está se associando. No caso do consórcio, verifique informações sobre a empresa que irá administrar o seu grupo. Essas e outras informações referentes a prática do consórcio, estão disponíveis no site do Banco Central do Brasil, órgão que regulamenta o modelo no Brasil.

Quais os tipos de consórcio?

Agora sim, vamos entender quais os tipos de consórcio e que tipo de bens você poderá comprar com ele.

Os consórcios podem ser utilizados para aquisição de bens móveis e imóveis, veja no detalhe quais são esses produtos:

Consórcio de bens imóveis

  • Apartamentos e casas, novas ou não, de todos os padrões ou tipos;
  • Casa de veraneio ou de campo;
  • Terrenos e lotes;
  • Lojas, salas e galpões com fins comerciais ou industriais;
  • Reforma de imóveis já adquiridos.

Consórcio de bens móveis

  • Carros utilitários e de passeio, de todos os modelos e marcas, nacionais ou importados;
  • Motos de todos os modelos e marcas, nacionais ou importados;
  • Ônibus, vans, caminhões, tratores, veículos rodoviários, veículos agrícolas e semirreboques, de todos os modelos e marcas, nacionais ou importados;
  • Barcos, embarcações e aviões de todos os portes;
  • Eletroeletrônicos e eletrodomésticos, para qualquer tipo de uso, seja residencial, industrial ou comercial;
  • Mobília residencial, industrial ou comercial, incluindo todos os tipos;
  • Equipamentos para uso médico e odontológico.

Consórcio para serviços

Há quem não queira nenhum dos itens móveis e imóveis acima. Mas entre os tipos de consórcio, há também a possibilidade de investir em uma viagem, ou na educação dos filhos, ou em uma cirurgia estética, ou até mesmo para pagar os custos de um curso ou da autoescola.

Esse tipo de consórcio para adquirir um serviço existe e é bastante utilizado. Na prática, o que muda, é que a carta de crédito não é destinada a compra de algo físico, mas sim ao pagamento de uma empresa prestadora do serviço desejado.  

Para empresas interessadas em fazer um consórcio, há a possibilidade tanto para bens móveis e imóveis, quanto para esse modelo de serviços. Nesse caso, o empresário irá investir na prestação de um serviço para a sua companhia.

Confira a lista abaixo explicando melhor alguns desses itens de serviços que o consórcio poderá contemplar:

  • Viagem: você pode pagar com a carta de crédito do consórcio todos os custos com a agência de viagem, hospedagem, passagem, entretenimento e alimentação;
  • Educação: é possível pagar desde o ensino fundamental até uma pós-graduação, por exemplo;
  • Festas: casamentos, formaturas e grandes eventos;
  • Tratamentos médicos: cirurgias plásticas, cirurgias médicas e procedimentos odontológicos;
  • Serviços residenciais: reforma, pintura, manutenção, jardinagem, entre outros.

+ Conheça o consórcio de dinheiro

Vale a pena fazer consórcio?

Agora que você viu os tipos de consórcio existentes, você pode decidir se ele é uma boa opção para você.

Se você se enquadra no grupo de pessoas que não necessitam de um bem ou serviço de forma urgente ou não planejada, sim, o consórcio é sem dúvidas a sua melhor opção.

Agora se você tem pressa ou necessita ter o valor disponível para compra o quanto antes, há outras maneiras de você conseguir um apoio financeiro. Uma dessas opções é o financiamento, porém, é importante verificar se realmente vale a pena, considerando a alta taxas de juros que normalmente é aplicada.

Então, veja realmente quais tipos de consórcio e bem que você sonha em conquistar, faça as contas e invista da melhor forma o seu dinheiro.