Aplicativos para Finança de Empresa: quais são os melhores?

Imagem de empresário com celular na mão para ilustrar texto sobre aplicativos para finança de empresa

Aplicativos para Finança de Empresa: quais são os melhores?

A gestão empresarial requer organização. É por isso que, hoje em dia, está cada vez mais fácil encontrar aplicativos para finança de empresa que possuem a missão de ajudar os empreendedores na administração das operações do dia a dia.

Afinal, disciplina financeira é um dos fatores que definem o sucesso de um negócio. E conhecer bem a situação atual da empresa é indispensável para a tomada de decisão. Isso vale para empresas de todos os portes.

Aplicativos para finança de empresa

Afinal, o que fazem os aplicativos para finança de empresa? Vamos conhecer agora algumas ferramentas que dão aquela forcinha na área financeira.

Meu Negócio em Dia: ferramenta importante para a tomada de decisão

O aplicativo Meu Negócio em Dia foi desenvolvido em parceria entre o Sebrae Minas e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ele tem a missão de ajudar os pequenos negócios a manter as finanças em dia e, também, a de oferecer suporte para uma tomada de decisão.

A ferramenta organiza as informações financeiras, como receitas e despesas, e permite a análise através de gráficos e indicadores. A proposta é que o empreendedor tenha acesso às informações relevantes para o seu negócio e possa tomar decisões de forma mais segura.

O Meu Negócio em Dia também traz a “calculadora do empresário”. Ela compara os custos dos principais produtos e serviços financeiros disponíveis no mercado.

Outro diferencial é o simulador de sonhos. Lá, o empresário pode comparar prazos e investimentos para a realização das metas da empresa.

QuickBooks ZeroPaper: gestão de micro e pequenas empresas

O QuickBooks ZeroPaper é um aplicativo voltado para finanças de micro e pequenas empresas. Ele auxilia de forma global no gerenciamento financeiro com múltiplas funcionalidades.

Pela ferramenta, é possível acompanhar as entradas e saída no fluxo de caixa, fazer a integração com contas bancárias e ainda arquivar comprovantes de despesa. Ela também envia lembretes sobre o vencimento de contas.

O sistema ajuda o empreendedor a organizar lista de clientes e fornecedores, fazer relatórios de performance e ainda controlar as despesas de folhas de pagamento.

Por ser um dos aplicativos para finança de empresa mais completos do mercado, ele não é gratuito. Entretanto, existem pacotes e planos adequados para empresas, profissionais liberais e Microempreendedores Individuais (MEI).

Expensify: controle de gastos

Procurando aplicativos para finança de empresa que controle gastos? O Expensify, de origem americana, é um sistema que pode ser acessado via web ou por smartphones e tablets. Ele permite a automatização do gerenciamento de despesas. É indicado para uso pessoal e/ou empresarial.

Entre outras funcionalidades, ele promete facilitar a vida de quem está em uma viagem a trabalho, por exemplo. Mas, o aplicativo também cai como uma luva para quem precisa de uma ferramenta para ajudar no controle das despesas pessoais.

A ideia por trás do app é bastante simples. Basta tirar uma foto do recibo da despesa e ele transcreve automaticamente as informações. Assim que o upload da imagem é concluído, o usuário pode categorizar, codificar e rastrear cada recibo e ainda enviar o pedido de reembolso para aprovação.

O aplicativo é prático até mesmo quando a empresa em que funcionário trabalha não utiliza oficialmente o Expensify. Isso porque ele cria e exporta automaticamente relatórios de despesas.

E ainda dá aquela forcinha na organização dos gastos pessoais ao longo do mês. Afinal, quem nunca se perdeu em meio aos inúmeros comprovantes de transação de cartão de débito e crédito?

É possível ainda fazer a conciliação com algumas operadoras de cartão de crédito e integração com outras ferramentas de gestão empresarial e troca de arquivo.

O Expensify é um dos aplicativos para finança de empresa que possui as melhores avaliações nas lojas de app, com uma média de 4 estrelas. E, embora a navegação seja toda em inglês, a plataforma tem navegação fácil e intuitiva. Está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Expense IQ: gerente de despesa

O Expense IQ é outro entre os aplicativos para finança de empresa que pode ajudar nas finanças empresariais. Ele auxilia no controle de despesas enviando lembretes para que o usuário mantenha sempre em dia o pagamento de suas contas. Até quando elas são recorrentes.

Para usar a ferramenta, é preciso definir um orçamento. A partir disso, com uma interface amigável, é possível visualizar o progresso das despesas e ainda receber avisos quando a empresa estiver perto de exceder o planejado.

Também é possível extrair relatórios detalhados, que podem ser customizados em 12 situações diferentes, de acordo com a necessidade corporativa como por exemplo:

  • Despesas por categoria;
  • Fluxo mensal de caixa;
  • Rendimento x despesa;
  • Despesas diárias e mensais, entre outros.

Pela ferramenta também é possível fazer o cadastro de cheques e fazer o upload de fotos de contas e recibos. Assim, tudo fica armazenado em um único local. O sistema faz a leitura de contas em mais de 150 moedas estrangeiras.

E, caso sua empresa tenha negócios em outras partes do mundo, também é possível efetuar transferências entre contas de diferentes moedas, de acordo com a taxa de câmbio do dia.

Yupee: controle das finanças e prazo para a realização de metas

O Yupee, embora seja um aplicativo voltado para finanças pessoais, também pode ajudar o pequeno empresário. Isso porque ele faz a integração com uma ferramenta chamada “Sonhos”. Nela, é possível fazer um planejamento financeiro determinando exatamente o quanto economizar mensalmente para a realização de um objetivo a curto médio e longo prazo.

A ferramenta ajuda a controlar e organizar gastos diários e esporádicos. Dá para acompanhar tudo facilmente por meio de gráficos e planilhas. O Yupee também faz o agendamento de recebimentos/pagamentos e registra os gastos não previstos. Também faz a conciliação dos extratos bancários do usuário com lançamentos agendados.

Debt Payoff Planner: planejamento e pagamento de empréstimos

Sua empresa contraiu empréstimos? Seja por qual motivo for, o empresário deve saber o melhor momento de injetar novo capital nos negócios. E com o Debt Payoff Planner ficou mais fácil organizar todas as informações e não perder de vista nenhuma parcela.

Esse é um dos aplicativos para finanças de empresa que pode ajudar nas finanças de sua empresa, pois basta cadastrar as dívidas e o orçamento mensal previsto. A ferramenta lhe ajuda a definir a melhor estratégia de pagamento e também faz uma estimativa do tempo necessário para a quitação.

Além disso, o usuário também tem acesso a um conteúdo sobre educação financeira. O aplicativo está disponível para o sistema operacional iOS e Android.

GuiaBolso: controle orçamentário

O Guiabolso é um dos aplicativos para finança de empresa que faz a conexão de contas bancárias e cartões de crédito. Assim, o usuário pode controlar suas despesas em apenas um local, facilitando o seu planejamento orçamentário.

É possível organizar tudo em categorias customizadas e ainda acessar um histórico das despesas dentro de um período de até três meses.

E, caso o usuário possua dívidas, o aplicativo também permite a consulta a bancos de cadastro de proteção ao crédito como o Boa Vista SCPC. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

MoneyWise

O MoneyWise é um aplicativo para finanças pessoais, que também pode ajudar o Micro Empreendedor Individual (MEI). Ele permite o controle das despesas diárias junto ao fluxo de caixa, evitando que o limite de gastos definido seja ultrapassado.

Para uma melhor utilização empresarial, o usuário pode criar etiquetas para categorizar cada um dos gastos, por exemplo:

  • Compra de produtos;
  • Transporte;
  • Investimentos, entre outros.

Assim que uma despesa é registrada, o usuário tem acesso a gráficos e filtros para uma visão imediata dos padrões de gastos. A ferramenta também permite uma análise mais abrangente da situação financeira com a geração de gráficos. Eles podem ser exportados para o computador, no formato de planilhas de Excel.

Os orçamentos podem ser configurados em base mensal, semanal e quinzenal. Para utilizar, não é necessário ter acesso à internet.

Bills Reminder: contas pagas sempre em dia

Se você é um pequeno empresário que precisa se dividir entre a área administrativa e financeira, sabe que, por vezes, fica difícil lembrar de pagar todas as contas em dia.

E com esse objetivo foi criado o Bills Reminder. É um dos aplicativos para finança de empresa que se encarrega de fazer o gerenciamento da agenda de pagamento de contas. Afinal, quitar as contas com alguns dias em atraso implica no pagamento de juros e multas. E ninguém quer isso, não é mesmo?

O sistema envia para o usuário lembretes automáticos. Ele também facilita a consulta das contas, classificando cada uma delas como “próximas”, “vencidas”, “pagas” e “não pagas”, tomando como base a data de vencimento. Ainda é possível criar lembretes para as faturas que são recorrentes.

Tecnologia e dinheiro fácil para a sua empresa

Se você é um gestor de empresa, não importa o tamanho, sabe que precisa manter todas as operações rodando perfeitamente.

Hoje, a tecnologia permite a gestão mais simples e eficiente. Como vimos neste texto, com a utilização desses aplicativos para finança de empresa, manter todas as informações organizadas e atualizadas é muito mais fácil.

Outra coisa que também ganhou simplicidade foi o pedido de empréstimo empresarial. O mundo digital agregou a facilidade da cotação do empréstimo online.

Seja qual for o objetivo de sua empresa, vale a pena solicitar um empréstimo online.

É rápido, sem muitas burocracias e taxas e juros atraentes.

Se você não pode viver sem a conveniência que a tecnologia oferece, clique aqui e saiba mais sobre o empréstimo online.

 

 

Última atualização em 31/05/2019