COTAR SEGURO ONLINE

Empréstimo sem garantia para empresas: o que é como conseguir?

Empréstimo sem garantia para empresas: o que é como conseguir?

Um empréstimo sem garantia para empresa é aquele em que as empresas não precisam oferecer garantias reais e pessoais para obtenção do crédito. Mas isso não significa que nenhum critério é avaliado neste tipo de operação.  

A vantagem do empréstimo sem garantia para empresa é que pequenas e médias empresas podem ter acesso ao empréstimo forma descomplicada. Isso se deve ao aparecimento de algumas fintechs – empresas que agregam mais tecnologia aos serviços financeiros -, que estão melhorando a experiência de contratação. 

Seja para incrementar seu fluxo de caixa, comprar novos equipamentos ou investir em inovação e modernização, vale a pena comparar as condições do empréstimo com e sem garantia. 

Simulação Online de Empréstimo Empresarial

O que é Empréstimo Empresarial sem garantia?

Empréstimo sem garantia para empresa é uma concessão de crédito sem que o tomador precise oferecer algum tipo de garantia ao banco ou instituição financeira credora. Nesse tipo de empréstimo, outros fatores são analisados para que a transação possa evoluir.

É por isso que “empréstimo sem garantia” não quer dizer que o crédito será concedido sem qualquer critério. Existem alguns requisitos para a concessão deste tipo de empréstimo. Contudo, todo o processo acontece de forma mais simples que na modalidade de crédito com garantia.  

No crédito sem garantia, concedido pelas  fintechs, a análise costuma levar em conta dois requisitos: 

  • Empresas com o mínimo de um ano de atividade, que possuam CNPJ ativo, e conta de pessoa jurídica vinculada a uma instituição financeira;
  • Comprovação de faturamento mínimo de R$ 10 mil por mês.

De largada, o empreendedor que conhece a extensa lista de exigências solicitadas pelas instituições financeiras tradicionais, sabe que a análise de crédito baseada nestes dois requisitos é bem mais simples. Sem falar que ficou ainda mais rápido, pois todo o processo de simulação é feito pelo computador ou celular.

Além disso, na modalidade de empréstimo sem garantia para empresa, o tomador do empréstimo fica à vontade analisar os limites de crédito e os prazo de pagamento.  

É importante saber que os empréstimos empresariais nesta modalidade têm limite. Por isso, atende micro, pequenas e médias empresas. As empresas maiores devem ter um limite de 100 mil reais de capital.

+ Como simular empréstimo para pequena empresa?

+ Como fazer empréstimo para abrir empresa?

Mas como um gestor pode pesquisar bem para avaliar melhores ofertas de empréstimo do mercado mediante a necessidade da empresa?

O que é Empréstimo com garantia para empresa?

Para ficar mais fácil, vamos fazer a comparação com o empréstimo com garantia. Esse é aquele oferecido pelos bancos de desenvolvimento, bancos privados e públicos, entre outros. 

De modo geral, essas instituições solicitam garantia em seus financiamentos como forma de reduzir o risco da operação. Existem, basicamente, dois tipos de garantias: reais e pessoais.

As reais podem ser hipoteca, alienação fiduciária e penhor. Já as garantias pessoais são aval e fiança. Em média, as garantias devem ficar em torno de 130% sobre o valor do financiamento.

Por exemplo: se o motivo do empréstimo é a aquisição de uma máquina, a garantia é a própria máquina. No caso do capital de giro, a garantia pode ser algum ativo da empresa, como um imóvel

Essa garantia passa, portanto, a fazer parte do contrato. Desta forma, caso haja inadimplência parcial ou total, a instituição credora entra com um processo de execução da dívida junto à justiça.

Mas, a tomada de empréstimo empresarial com garantia não é muito simples, conforme avaliam os empreendedores. 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fez um mapeamento no levantamento “Financiamento dos Pequenos Negócios”, publicado em novembro de 2016. Nele, constatou que 22% do empresariado apontou a falta de garantias reais como a maior dificuldade para a obtenção do aval de crédito junto ao banco.

Desta forma, o empresário que busca crédito nas grandes instituições tradicionais precisará de alternativas como o FAMPE (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas). Esse fundo oferece a complementação das garantias na liberação de crédito para pequenos negócios, entre outras. 

+ Empréstimo empresarial negado, o que pode ser?

Todo esse processo pareceu muito burocrático? Mas esta situação já está mudando.

Como conseguir Empréstimo sem garantia?

Atualmente, é possível ter acesso ao empréstimo sem garantia para empresa de forma descomplicada. 

Algumas fintechs estão colocando no mercado modelos de contratação de empréstimo que melhoraram a experiência de contratação, tornando o processo mais simples e rápido. Todo o processo de negociação acontece 100% online.

De modo geral, para conseguir empréstimo sem garantia para empresa, é preciso preencher um formulário, informando o valor que se deseja levantar, e o motivo do empréstimo. Neste mesmo ambiente, será necessário dar informações sobre o faturamento da empresa.

Depois de enviar este formulário para a análise, a empresa recebe de volta uma proposta feita sob medida para o seu perfil. Nessa etapa, são apresentados os limites de crédito e a taxa de juros para que seja possível simular o empréstimo empresarial mais adequado para a realidade do negócio. 

A partir daí, é possível dimensionar os cenários considerando o prazo e o número de parcelas do empréstimo. Nessa hora, antes de tomar qualquer decisão, o empreendedor deve considerar os objetivos do empréstimo. 

Depois de tudo certo, o negócio é fechado dentro do ambiente online, sem a necessidade de sair de casa para tomar aquele cafezinho com o gerente. Toda a documentação é compartilhada de forma simples e o valor do empréstimo fica disponível em poucas horas.

Chegou a hora de pedir um Empréstimo para a sua empresa? 

Já vimos as vantagens e desvantagens do empréstimo sem garantia para empresa e também com garantia. Mas será que você sabe se sua empresa está precisando injetar dinheiro em alguma área específica? 

Veja as principais razões para uma empresa solicitar um empréstimo:

  • Aumentar a participação da empresa no mercado; 
  • Investir em campanhas de marketing;
  • Aperfeiçoar produtos; 
  • Comprar equipamentos;
  • Investir em infraestrutura e modernização de tecnologia; 
  • Obter capital de giro
  • Ampliar os negócios e capacidade produtiva.

Dicas para conseguir Empréstimo sem garantia para empresa

Quando falamos em empréstimo sem garantia para empresa, o empreendedor precisa estar focado no objetivo do seu negócio. 

Se chegou a hora de realizar investimentos, melhorar o produto ou o fluxo de caixa, será necessário ter um bom planejamento para a obtenção do crédito. 

Veja algumas dicas:

1) Objetivo: tenha isso muito claro em mente para que você saiba quanto sua empresa irá precisar;
2) Faça as contas: para não ter surpresas, coloque tudo na ponta do lápis, inclusive os juros que irá pagar;
3) Faça uma pesquisa entre as linhas de crédito: existem diferentes tipos de empréstimos empresariais. Compare as instituições, as taxas e as condições;
4) Sua empresa empresa pode oferecer garantias para a obtenção do empréstimo? Verifique as modalidades de crédito que não exigem as garantias tradicionais solicitadas por bancos e demais instituições financeiras;
5) Tenha toda documentação em dia: descomplique essa etapa e tenha em dia e em mãos toda documentação necessária.

Tenha acesso ao Empréstimo Empresarial sem garantia 

Cada empresa tem necessidades diferentes, mas quase todas têm algo em comum: a necessidade de mais dinheiro. 

O empréstimo empresarial pode ser um grande apoio para alavancar o crescimento do seu negócio.

A Bidu Corretora e a BizCapital podem te ajudar! 

Faça agora uma simulação e conheça as opções sob medida para sua empresa. 

Última atualização em 03/12/2019