Vale a pena pagar um Empréstimo Empresarial com antecedência?

Foto de calculadora para ilustrar texto que fala se vale a pena ou não pagar empréstimo empresarial com antecedência

Vale a pena pagar um Empréstimo Empresarial com antecedência?

Você acha que vale a pena pagar um empréstimo empresarial com antecedência? A resposta pode parecer complicada. Mas é avaliando bem as condições financeiras da sua empresa e planejando os próximos objetivos que você pode entender melhor como resolver essa dúvida.

O importante é não ter medo na hora de fazer as suas movimentações e entender bem do seu negócio. Afinal, toda empresa precisa pensar no seu capital de giro e sabe muito bem que os custos com impostos, pessoas e outras demandas, podem atrapalhar o andamento das finanças.

Veja alguns pontos importantes que você deve considerar e que vão te ajudar a avaliar se o vale a pena pagar um empréstimo empresarial com antecedência ou não.

Quais as vantagens de pagar um empréstimo empresarial com antecedência?

A vantagem de pagar um empréstimo empresarial com antecedência está em quitar mais rapidamente uma dívida feita anteriormente. Assim, você consegue equilibrar as finanças, eliminar pendências no mercado e também os juros.  

Pensando nessa premissa, você precisa entender que não é tentando quitar uma dívida que você deve fazer outra. Ou seja, você não deve complicar o bom andamento das contas da sua empresa, que, muitas vezes, foi conquistada com esse empréstimo, trazendo novas instabilidades financeiras.

Se a instabilidade for ocorrer com a antecedência do pagamento, não o faça. Afinal, você não vai querer ver a sua empresa com baixo capital de giro novamente e tendo que recorrer a novos empréstimos em pouco tempo.

Agora, se, de acordo com o planejamento empresarial, que incluem não só os gastos mensais como também todos os próximos da empresa, esse dinheiro não irá fazer falta, vale sim a pena antecipar esse acordo.

É possível antecipar o pagamento de apenas algumas parcelas?

Sim, é possível. Essa é uma prática que pode ser bastante vantajosa, dependendo do seu contrato de empréstimo. Ela irá recalcular a sua taxa de juros até o fim das parcelas ou eliminar determinadas porcentagens a partir da antecipação.

Nesse momento é importante que você recorde todas as regras que foram estabelecidas com a instituição financeira, para que a empresa opte pela melhor decisão. Fique atento também ao total de parcelas mínimas necessárias para antecipação, para que esse processo valha a pena.

Nome no mercado

Quando você decide pagar um empréstimo empresarial com antecedência, você também reescreve o nome da sua empresa no mercado.

Sem dívidas ou pendências, sua empresa fica apta a receber melhores avaliações. Com isso, há maior credibilidade e também ocorre a abertura espaço para novos pedidos de empréstimos, caso seja necessário.

Como pagar antecipadamente um empréstimo empresarial?

Depois de toda a avaliação da saúde financeira da sua empresa e do planejamento dos objetivos, você deverá reavaliar o seu contrato de empréstimo. Assim, pode entender melhor os aspectos que mencionamos acima.

Feito isso, procure a instituição financeira e notifique que você deseja realizar o pagamento antecipado do empréstimo da sua empresa. Após esse aviso, a instituição deverá gerar um novo boleto para o pagamento.

Fique atento! Esse novo boleto deverá estar recalculado, com o total da dívida restante, inclusive em relação aos juros. Veja se está de acordo e realize o pagamento.

Dicas para conseguir um bom empréstimo empresarial

Quando você pensar em um empréstimo empresarial, deve pensar também na melhor maneira de executar. Seja escolhendo o valor ideal para as suas necessidades ou a instituição que melhor se adeque ao seu perfil. Por isso, veja algumas dicas:

1) Tenha um objetivo definido: saiba exatamente o quanto você vai pedir no empréstimo e o que vai realizar com o dinheiro;

2) Faça as contas: adquirir um empréstimo significa também ganhar juros. Então, para não ter surpresas, coloque tudo na ponta do lápis, inclusive os juros que irá pagar;

3) Escolha o empréstimo correto para a sua empresa: há diferentes tipos de empréstimos empresariais. Você precisa fazer uma pesquisa apurada para escolher o seu. Compare as instituições, as taxas e as condições;

4) Veja as suas garantias: o banco e as instituições avaliam as garantias de pagamento que a sua empresa tem, antes de liberar um empréstimo;

5) Seja cauteloso: não é valioso adquirir um empréstimo com um valor que você não poderá quitar depois ou que terá que fazer muitos sacrifícios na sua estrutura como empresa para poder pagar;

6) Tenha toda documentação em dia: depois de tudo decidido, vem a parte burocrática do processo. Por isso, descomplique essa etapa e tenha em dia e em mãos toda documentação necessária.

É possível fazer um empréstimo online?

A vida mudou e as formas de realizar transações importantes também. Muitas empresas recorrem às facilidades do mundo digital e não precisa ser diferente para a sua companhia.

Agora você já viu aqui dicas sobre empréstimo empresarial. Também já entendeu as possibilidades de pagar empréstimo empresarial com antecedência. Portanto, caso você decida fazer um empréstimo, faça uma solicitação online de empréstimo para pessoa jurídica online.

Última atualização em 16/05/2019