COTAR SEGURO ONLINE

Esse é um bom momento para fazer um Empréstimo Pessoal?

Esse é um bom momento para fazer um Empréstimo Pessoal?

O empréstimo é sempre uma alternativa na hora em que o orçamento aperta. Ele pode ser um grande alívio para equilibrar as contas, mas precisa ser feito com alguns cuidados. Um deles é saber quando é um bom momento para empréstimo pessoal.

Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) muita gente ficou desempregada, perdeu parte da renda ou teve algum imprevisto financeiro. Então, será que esse é um bom motivo para pedir um empréstimo? Quando vale a pena?

Saiba agora!

Solicitar Empréstimo Pessoal

Empréstimo na pandemia: dá para conseguir?

Se você percebeu que a grana ficou mais curta desde que a pandemia do novo Coronavírus começou, você não está sozinho. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados no último mês de julho, cerca de 4 milhões de famílias do país tinham algum membro que solicitou empréstimo durante esses meses de isolamento social. 

A pesquisa constatou que 3,3 milhões de pessoas tiveram a solicitação de crédito atendida. Já a realidade foi diferente em 762 mil casas, nas quais o empréstimo não foi concedido.

Tentei empréstimo pessoal e não consegui: por que?

Entre as pessoas que não conseguiram o empréstimo, segundo o IBGE, a grande maioria era de pessoas de baixa renda, com dificuldades em apresentar garantias ou histórico de crédito. 

É comum que em momentos de crise, os bancos e instituições financeiras fiquem de olho na inadimplência. Isso porque, quando muita gente perde ao mesmo tempo sua renda, há um risco grande de solicitar crédito, mas sem condições de pagar de volta.

E isso é muito ruim para a economia como um todo. Por isso, na hora que a crise chega, em geral, as modalidades de crédito com garantia ganham mais força. 

Algumas instituições, aceitam o imóvel ou o carro no negócio. Há também aqueles tipos de empréstimos consignados, que por terem o desconto da parcela direto na folha de pagamento, são mais fáceis de conseguir. 

Empréstimo pessoal negado: entenda o motivo

Se você esteve entre os milhões de brasileiros que teve um pedido de empréstimo negado nesses últimos tempos, fique sabendo quais são alguns motivos comuns de recusa: 

  • Nome negativado: quando o CPF está inscrito em órgãos de proteção ao crédito como o SPC e Serasa
  • Baixa capacidade de comprovar renda;
  • Incapacidade de comprovar bom histórico financeiro, ou o score (índice que reúne informações que indicam como está a sua capacidade de quitar um empréstimo ou financiamento);
  • Quando não é possível dar algum bem como garantia como imóvel ou carro. 

+ Entenda como aumentar o seu score e melhorar suas chances de conseguir mais crédito.

+ É possível conseguir empréstimo caso o seu nome esteja negativado?

Cuidados na hora de pegar emprestado e não cair em pegadinhas

Em momentos em que é mais difícil conseguir dinheiro, ou seja, em crises financeiras, muitos oportunistas criam “golpes do empréstimo”.

Para ficar longe da ofertas de crédito abusivas, é bom sempre ficar atento à reputação da instituição fornecedora. Uma dica é procurar instituições que sejam autorizadas pelo Banco Central para operar.

Também desconfie sempre de propostas que condicionam a liberação de um empréstimo ao depósito antecipado de qualquer quantia. Fique de olho!

Já tenho um empréstimo, dá para negociar?

Caso você já tenha dinheiro emprestado e a situação apertar, uma saída para dar uma aliviada nas contas é procurar o banco ou financeira para tentar reduzir os juros ou aumentar os prazos de pagamento

Mas, nesse caso, os especialistas recomendam atenção. É preciso saber se nessa negociação haverá o acúmulo de prestações após a prorrogação, ou se serão inseridas mudanças no contrato original, como a adição de juros maiores, por exemplo. 

Esse é um bom momento para pegar empréstimo pessoal?

Mas, afinal, quando é um bom momento para solicitar crédito? 

O empréstimo pessoal deve sempre analisado com cuidado. Afinal, ele é uma dívida que será contraída. 

Por mais que os juros ou o prazo de parcelamento sejam bem negociados, é importante saber que essa é uma despesa que irá comprometer o orçamento todo mês. 

Se você já fez as contas e viu que dá para encaixar essa parcela no seu orçamento pessoal, então, este pode ser um bom momento para um empréstimo pessoal. 

Já quem perdeu o emprego ou parte da renda deve considerar sua capacidade de honrar essa dívida a curto prazo. 

Isso porque os impactos da pandemia na economia e na sociedade ainda são desconhecidos, gerando muitas incertezas nos próximos meses.  

Para não se enrolar ainda mais, fique atento a algumas orientações:

Dicas: saiba quando é um bom momento para pegar empréstimo pessoal na crise

  • Renegociar dívidas

Se você tem dívidas no cartão de crédito ou cheque especial é preciso sair dessas dívidas o mais rápido possível para evitar aquela chamada “bola de neve” no orçamento; 

  • Limpar o nome 

Às vezes, o empréstimo pessoal pode ser uma alternativa para pagar uma dívida para ficar com o nome limpo na praça. Para saber se vale a pena, calcule o valor da prestação e o tempo de parcelamento e compare com as condições da dívida que está negativando o seu nome neste momento; 

  • Aumentar a renda

Quem identificou uma oportunidade de negócio para aumentar a renda, pode se beneficiar com um empréstimo para investir nessa atividade profissional; 

  • Pagar o estudo

O empréstimo pessoal também pode ser usado para pagar um novo curso profissionalizante, por exemplo. Dessa forma, sempre que o objetivo for financiar a educação que trará a oportunidade imediata de ganhos financeiros, vale a pena considerar.

Crédito: é sempre bom ter onde pegar empréstimo

Sempre existem momentos bons para pegar crédito. Em meio a uma crise financeira como a de agora, é preciso ficar atento e avaliar direitinho as taxas e condições de pagamento.

Você pode conhecer quais são as oportunidades disponíveis, sem sair de casa. Basta pedir uma cotação junto à uma corretora

Ao fazer uma simulação de solicitação de crédito, seu perfil será analisado e, caso aceito, o dinheiro ficará disponível em poucos dias. 

Todo o processo é feito de forma segura, sendo 100% online. Fale com a Bidu Corretora!

+Leia também como encontrar empréstimo com juros baixo.

+Saiba como sobrar dinheiro no fim do mês.

+Como a reserva de emergência funciona para poupar um pouco dinheiro mensalmente. 



Última atualização em 24/09/2020