Como sobrar dinheiro no final do mês?

Desenho de calculadora e dinheiro para texto sobre como sobrar dinheiro no final do mês

Como sobrar dinheiro no final do mês?

Receber o salário, pagar as contas e…como sobrar dinheiro no final do mês? Isso é mágica? Não, não é! Saiba que é possível se organizar para gastar menos do que ganha. 

Desenho de calculadora e dinheiro para texto sobre como sobrar dinheiro no final do mês

Conhecendo seus gastos e ajustando os limites é possível fazer sobrar uma graninha.

A boa notícia é que dá para fazer isso com pequenos ajustes na rotina, sem sofrimentos!

Quem trabalha para ganhar um salário e tem uma renda previsível, sabe que é importante ter um orçamento equilibrado. 

Mas, então, qual a chave para fazer o salário sobrar no final do mês? 

Não tem segredo e a gente vai te contar agora nessas 5 dicas!

Empréstimo Pessoal Online

Como sobrar dinheiro no final do mês?

Começo do mês, o seu salário cai na conta. Você sabe que é a hora de pagar os boletos, crediários, aluguel, prestação do carro. Depois disso você… pera aí! O dinheiro acabou antes mesmo que o mês chegasse à metade 🙁

Se isso acontece ou já aconteceu com você, não fique desesperado. Você não está sozinho. Depois de um longo período de instabilidade financeira vivida no país nos últimos anos, essa situação está mais comum do que você imagina. 

Se você está lendo este texto, é possível que já tenha vivido fases em que nem sempre foi possível gastar menos do que ganha. 

Mas com planejamento e atenção a algumas coisinhas simples dá para sair dessa. 

Então, agora vamos ver algumas dicas que vão te ajudar a fazer sobrar dinheiro no final do mês.

Preparado? Papel e lápis na mão! Vamos juntos entender como sobrar dinheiro no final do mês.

Passo a passo de como sobrar dinheiro no final do mês

1 – Organize seu orçamento doméstico com ações simples

Se você é responsável pelas despesas de outros membros da família, esse é o momento de reunir todo mundo. Afinal, é preciso que todos estejam engajados nessa missão. 

O orcamento familiar deve ser combinado e organizado para que todos se comprometam em poupar o máximo possível. Isso será necessário, pois o primeiro passo para fazer o dinheiro sobrar no primeiro mês é controlar os gastos!

Ter uma planilha na qual todos as despesas mensais como aluguel, prestação do carro, luz e água, são lançadas ajuda e muito. Mas é preciso saber também quais são os pequenos gastos que você e sua família estão fazendo e, pior, nem estão percebendo.

Cafezinho, delivery de comida, aquela sobremesa depois do almoço, entre outros pequenos hábitos, oferecem grandes impactos no salário. É claro, que você não precisa ser radical e cortar tudo de uma vez. Mas adquirir o costume de planilhar todas as despesas e gastos eventuais lhe trará uma boa visão sobre para onde o seu dinheiro está indo antes de acabar o mês.

Não gosta de planilha? Conheça os apps de controle financeiro.

De posse dessa informação, ficará mais fácil para você priorizar as coisas que realmente precisa e diminuir os gastos naquilo que não precisa. 

Passe a anotar tudo e você vai se surpreender!

2 – Pesquise as taxas que podem roubar o seu dinheiro

Não sobrou dinheiro no final do mês? Agora que você começou a anotar todas as suas despesas e gastos, não se esqueça de identificar também as taxas que você costuma pagar.

Despesas bancárias, anuidade do cartão de crédito, juros em cima de contas atrasadas. Todos esses elementos podem estar roubando uma parte do seu salário. 

A dica para se livrar dessas taxas “invisíveis” é negociar: 

Parece pouco, mas quando somadas, essas taxas e juros fazem diferença no equilíbrio do orçamento. 

E acima de tudo: cuidado com as dívidas caras. Se você está no rotativo do cartão de crédito ou usando o limite do cheque especial, essas são as duas primeiras dívidas que você precisa trocar por opções com juros mais baratos. 

Está endividado? Leia também: Como sair das dívidas e como quitar as dívidas com bancos

Saiba onde encontrar empréstimo pessoal com juros baixo

3 – Economize no supermercado 

Não tem jeito! Fazer o mercado todo o mês é essencial para suprir as necessidades da casa. Mas tem maneiras de comparar preços e economizar, sem gastar sola de sapato.

Hoje é comum que as grandes redes ofereçam clubes de desconto para clientes cadastrados. Geralmente, esses descontos são dados dentro dos aplicativos de cada loja.

Antes de sair para fazer a compra, vale a pena checar quais são os itens com desconto. Fique atento, pois em geral alguns produtos podem sair até pela metade do preço dependendo da quantidade adquirida. 

E, claro! Nunca vá ao mercado sem ter feito antes a sua lista de compra. Planejando o que você precisa comprar, é possível evitar desperdícios e ainda consumos de compulsão.

4 – Tenha metas! 

Tudo bem que estamos falando aqui sobre como sobrar dinheiro no final do mês. Mas se você não tem planos, sonhos e metas, porque você se esforçaria em ver o salário durando (e ainda sobrando)?

Quando você traça objetivos a curto, médio e longo prazo é possível se comprometer com eles. E aí, dedicar esforço financeiro para isso vai passar a fazer mais sentido. 

Seja qual for o seu plano: viajar, fazer um novo curso, comprar uma casa para chamar de sua, passe a fazer isso de maneira séria. Faça pesquisa e entenda quanto custa a realização do seu sonho. 

Isso irá lhe motivar na missão de fazer o seu dinheiro render

Saiba também quais são os melhores investimentos a curto, médio e longo prazo. Veja em como investir o meu dinheiro e definir minhas metas de vida

5 – Faça uma reserva de emergência

Você pode estar se perguntando: mas como vou fazer uma reserva de emergência, se o dinheiro ainda não está sobrando até o fim do mês? 

Calma! Não se desespere! A importância de ter uma reserva de emergência se dá justamente para evitar que o seu salário desapareça antes mesmo que o mês termine. 

Se você chegou até aqui, viu a importância de cuidar de suas despesas e gastos eventuais. A partir do momento em que você começar a fazer isso, será mais fácil de ver o seu salário durar todo o mês.

O próximo passo, então, será fazer uma reserva financeira que lhe dará proteção em qualquer eventualidade, que possa desequilibrar o orçamento. Mas uma dica de ouro é evitar deixar tudo o que conseguir juntar parado na conta corrente, para se livrar da tentação de ver esse dinheiro como “disponível”.

Você pode aplicá-lo na poupança, que rende pouco ou então procurar opções como CDBs e Tesouro Direto, que são investimentos de baixo risco. 

Viu como sobrar dinheiro no final do mês? Com um pouco de planejamento é possível sair de perrengues e ainda pensar na realização de sonhos. 

Seja qual for o seu momento de vida, lidar bem com o seu dinheiro lhe permite ser mais independente. 

Você está precisando de dinheiro agora? Conheça as opções mais baratas de empréstimo pessoal para dar aquela forcinha no seu orçamento.

Peça agora uma cotação online de empréstimo pessoal



Última atualização em 30/08/2019