Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Onde encontrar empréstimo pessoal com juros baixos?

Imagem de dinheiro e gráfico ilustrando texto sobre empréstimo com juros baixos

Onde encontrar empréstimo pessoal com juros baixos?

Quem já precisou ou está pensando em pedir um empréstimo com juros baixos, sabe que essa é uma decisão que deve ser bastante racional. As taxas podem variar muito entre as instituições que trabalham com essa modalidade.

Fazer uma pesquisa para encontrar os juros mais baixos é indispensável. Mas, antes de contrair uma dívida, é preciso colocar na ponta do lápis o valor que será levantado e o número de parcelas que serão acordadas.

Isso é necessário para evitar o descontrole do orçamento pessoal no futuro. Veja agora onde encontrar empréstimo com juros baixos. 

O que é empréstimo pessoal?

Empréstimo pessoal é uma operação de crédito formalizada entre pessoa física e instituição financeira. Nela, é estabelecida uma quantia a ser emprestada e as condições para que esses valores sejam devolvidos no futuro, dentro de um prazo pré-estabelecido.

A política de concessão dessa modalidade de crédito varia de instituição para instituição, cabendo a cada uma estabelecer os seus próprios critérios.

De forma geral, a taxa de juros e demais encargos sobem de acordo com o prazo de pagamento. Quanto maior for o número de parcelas, mais caro o empréstimo fica.

Entretanto, quem está pensando em pedir um empréstimo pessoal precisa saber que antes de fechar contrato, a instituição precisa informar o Custo Efetivo Total (CET) da operação.

E o que isso significa?

Que todas as taxas e encargos incidentes nessa operação devem ser previamente informados e acordados entre ambas as partes. Dessa forma, não há surpresas futuras.

O tomador do empréstimo também deve ficar livre para a quitação antecipada do contrato. E, nesse caso, ele tem assegurada a redução proporcional dos juros.

Como não há uma prática consensual no mercado para modalidade de crédito pessoal, as taxas e encargos são acertadas diretamente entre as partes. Por isso, é fundamental que seja feita uma boa pesquisa para encontrar os juros mais baixos.

A portabilidade de empréstimo também é uma realidade. Por isso, é importante conhecer bem as taxas das instituições.

Como posso encontrar empréstimo com juros baixos?

O primeiro passo para quem quer encontrar empréstimo com juros baixo é fazer uma comparação entre as instituições que oferecem essa opção de crédito.

De modo geral, os bancos, cooperativas de crédito e financeiras trabalham com essa modalidade.

Vamos ver agora uma lista com as taxas cobradas pelos principais bancos atuantes no país:

Posição no ranking geral Instituição % a.m. % a.a
4 Banco Votorantim S.A. 1,09 13,88
6 Banco Safra S.A. 1,35 17,50
20 Banco do Brasil S.A 3,91 58,50
24 Caixa Econômica Federal 4,68 73,08
25 Banco Santander 4,72 73,92
26 Banco Itaú Unibanco 4,78 75,04
28 Banco Bradesco 5,05 80,70

Fonte: Site Banco Central (Bacen) | Ordem crescente de taxa | Período 21/03/2018 a 27/03/2018

Logo abaixo, veremos um ranking composto pelas 20 instituições autorizadas pelo Banco Central. Nela estão bancos, financeiras e cooperativas de crédito – que oferecem os menores juros no crédito pessoal:

Posição no ranking geral Instituição % a.m. % a.a
1 BCO CCB BRASIL S.A. 0,00 0,00
2 Banco BNP Paribas Brasil S.A 1,05 13,38
3 Banco Credit Suisse S.A. 1,07 13,61
4 Banco Votorantim S.A. 1,09 13,88
5 Banco Luso Brasileiro S.A. 1,33 17,22
6 Banco Safra S.A. 1,35 17,50
7 Banco Toyota do Brasil 1,59 20,86
8 Banco BS2 S.A. 1,64 21,62
9 Bancoob 1,69 22,24
10 Banco Pan 2,13 28,81
11 Portoseg S.A. (Porto Seguro) 2,56 35,44
12 Banco da Amazônia S.A. 2,63 36,53
13 Banco Renner S.A. 2,87 40,45
14 Financeira Alfa S.A. 3,01 42,75
15 Banco do Estado de Sergipe S.A. 3,24 46,57
16 HS Financeira 3,25 46,98
17 Banco do Nordeste do Brasil S.A. 3,26 46,98
18 BRB – Banco de Brasília S.A. 3,54 51,79
19 Santana Financeira CFI – S.A. 3,89 58,07
20 Banco do Brasil S.A. 3,91 58,50

Fonte: Site Banco Central (Bacen) | Ordem crescente de taxa | Período 21/03/2018 a 27/03/2018

Como vimos acima, existem muitas opções no mercado. Encontrar a que melhor se encaixa no seu orçamento exige muita pesquisa.

Vantagens de um empréstimo pessoal

O empréstimo com juros baixos pode ser real. O crédito pessoal costuma ter juros mais baixos quando comparado a outras linhas, como o cartão de crédito ou cheque especial.

A contratação do empréstimo pessoal, de modo geral, é simples. É necessária a apresentação de documentos como RG e CPF e a comprovação de renda.

O importante é que seja feito um planejamento cuidadoso com relação à quantia que será emprestada e o valor da parcela. Os especialistas em finanças pessoais não aconselham que uma dívida consuma mais que 30% da sua renda.

E aqui vai mais uma dica. Se você já é correntista de algum banco, verifique a possibilidade de negociar com o gerente taxas mais atrativas. Assim, você tem mais chances de conseguir um empréstimo com juros baixos. 

Mas, e quando vale a pena pegar um empréstimo?

Vamos ver agora algumas vantagens:

  • Juros são mais baixos em comparação a outras linhas de crédito;
  • Ideal para pagar dívidas mais caras;
  • Serve para os momentos de emergências;
  • Funciona bem para quem quer realizar sonhos a curto prazo.

Mas, se você extrapolou um pouco o orçamento e está inadimplente, ainda é possível contratar um empréstimo pessoal com juros baixos? Vamos ver a seguir a recomendação específica para esse caso.

Se eu estiver negativado, posso fazer um empréstimo pessoal?

As instituições financeiras entendem que uma pessoa que está com o nome sujo , ou seja, que está inadimplente, não é um bom pagador. Por isso, conseguir um empréstimo pessoal para negativado não é uma tarefa simples, mas é possível.

Algumas empresas, diante da incerteza da quitação da dívida, fornecem empréstimos com taxas mais elevadas para quem está com pagamentos em atraso. Isso pode ser um problema a mais para quem está precisando de dinheiro rápido.

Para esses casos, uma opção pode ser o crédito consignado, aquele que é descontado diretamente na folha de pagamento. Nessa modalidade, as taxas costumam ser menores, pois a quitação das parcelas é feita de forma automática, o que reduz o risco de inadimplência.

Outra opção de empréstimo apresentada para quem tem nome sujo é oferecer como garantia de pagamento um imóvel ou veículo próprio quitado. Nesses casos, se o pagamento não for feito, a instituição financeira fica com o bem.

Outra alternativa é buscar no mercado juros mais baixos entre as instituições que oferecem crédito para quem está negativado. E essa comparação pode ser feita de forma online, livre de burocracia.

Todo o procedimento é bastante simples. Basta preencher um cadastro e, em caso de aprovação, o dinheiro é liberado rapidamente.

Alguns cuidados antes de pedir um empréstimo

No momento de buscar por um empréstimo com juros baixos, é bom ficar atento. Em um momento de fragilidade financeira é que as pessoas se tornam mais vulneráveis a aplicação de golpes.

Para manter a população mais esclarecida sobre como funciona essa modalidade de crédito, o Banco Central recomenda alguns cuidados antes de contratar um empréstimo pessoal:

  • Procure instituições idôneas, que sejam autorizadas pelo Banco Central;
  • Nunca forneça seus dados pessoais e documentos para desconhecidos;
  • Desconfie sempre de propostas que condicionam a liberação do empréstimo ao depósito antecipado de qualquer quantia;
  • Desconfie sempre de ofertas que oferecem vantagens excepcionais, incomuns para as operações dessa natureza.

O Banco Central disponibiliza ainda um serviço de atendimento para o esclarecimento de dúvidas. O cidadão também pode fazer a confirmação dos dados das instituições financeiras autorizadas no site do Bacen.

+ Empréstimo para viajar