Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como funciona um empréstimo consignado?

Imagem de dinheiro ilustrando texto sobre empréstimo consignado

Como funciona um empréstimo consignado?

Você está fazendo um planejamento financeiro e percebe que vai precisar de um dinheirinho extra. Quem nunca? Seja para realizar um sonho, como casar ou fazer aquela viagem para Europa. Ou seja para quitar as dívidas do cartão de crédito de uma vez por todas; um empréstimo consignado pode ser uma boa escolha.  

Imagem de dinheiro ilustrando texto sobre empréstimo consignado

Mas como funciona o empréstimo consignado?

Um empréstimo pessoal é uma modalidade onde o cliente pega um dinheiro emprestado com alguma instituição financeira. Nessa opção, diferentemente de um financiamento, por exemplo, não é necessário declarar para o quê o dinheiro será utilizado. Ou seja, você pode utilizar o dinheiro do empréstimo para viajar, pagar contas ou casar.  

Entre as modalidades de um crédito pessoal, existe o empréstimo consignado. Esse tipo de crédito tem como diferencial o pagamento das parcelas. Nele, todo mês, a parcela da dívida é descontada diretamente do salário ou do benefício do INSS em caso de empréstimo para aposentado ou empréstimo para pensionista.

Ou seja, você não precisa se preocupar com o pagamento. Já que ele será descontado diretamente da folha de pagamento. Assim, você não corre o risco de esquecer ou gastar o dinheiro com outras coisas e ficar em débito com a instituição financeira.

Qual a vantagem de um empréstimo consignado?

Um crédito consignado é uma boa opção para quem precisa de um dinheiro extra, mas quer pagar menos juros. Isso pois, como as parcelas são descontadas diretamente do seu benefício de aposentado, pensionista ou do seu salário, a garantia de pagamento é maior. Então, a instituição que concede o crédito, tem maior confiança em você.

Com essa garantia de pagamento em dia, o risco para a empresa é menor. E isso faz com que os juros do empréstimo consignado sejam menores do que em um empréstimo pessoal.

Quem pode contratar um consignado?

Como as parcelas do empréstimo consignado são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício, é necessário estar incluso em alguns grupos para poder contratar o crédito. Trabalhadores com carteira assinada, aposentados do INSS, pensionistas e funcionários públicos são os grupos que podem solicitar essa modalidade.

Vale lembrar que, mesmo que você tenha carteira assinada, é necessário que sua empresa tenha convênio com algum banco. Ou seja: para esse grupo, ainda é necessário conferir com a empresa se essa opção está disponível.

Para os pensionistas, aposentados do INSS e funcionários públicos, a garantia é maior. O banco entende que esses grupos tem uma estabilidade financeira maior, por isso, a chance de ser aprovado um consignado é maior também.

Mas atenção: o seu consignado pode ser negado

Como em toda modalidade de crédito pessoal, o banco faz uma análise de perfil. Mesmo tendo a carteira assinada, ou sendo um aposentado do INSS, por exemplo, seu empréstimo consignado pode ser negado.

A instituição faz uma análise da sua vida financeira antes de conceder o crédito consignado.  Analisa as contas pendentes, se você é um bom pagador e o que você está devendo. Por isso, pode ser que o seu perfil seja considerado de risco e não aceito para um empréstimo. Veja os principais motivos do empréstimo ser negado.

Existe um limite de valor no crédito consignado?

O Banco Central tem restrições sobre o consignado. Segundo ele, o valor da parcela do empréstimo consignado não deve ultrapassar 35% do salário ou do benefício.

Por exemplo, se você recebe o salário mínimo, de R$ 937, o valor da parcela não deve ultrapassar R$ 328. Esse valor é calculado para que o seu salário não seja comprometido, e você consiga manter uma vida financeira saudável.

Precisando de dinheiro urgente?

Então o empréstimo consignado pode ser uma boa opção para você. Além de nessa opção o dinheiro poder ser utilizado para qualquer fim, ele costuma ser liberado rápido.

Após o perfil ser aprovado, o dinheiro costuma cair na conta em 24 horas. O prazo muda de uma instituição financeira para outra, mas geralmente não demora a ser liberado.

Então, é uma opção para quem está precisando de dinheiro rápido e com juros mais baixos. E fique tranquilo: não é necessário ser correntista do banco ou instituição financeira com a qual você quer fazer o empréstimo. Você não precisa ter vínculos anteriores para solicitar o empréstimo consignado.

+ Conheça os tipos de empréstimo disponíveis no mercado

Uma boa opção para negativados

Se você está com o nome sujo, essa pode ser uma boa opção de empréstimo para negativado. O crédito consignado tem uma garantia maior para o banco que as parcelas serão pagas em dia. Por isso, se você está negativado essa pode ser uma opção com maior chance de aceitação.

Saiba mais sobre empréstimo para negativado no nosso post sobre o assunto.

Cuidados em contratar um consignado

Segundo o próprio Banco Central, você precisa tomar alguns cuidados antes de contratar um consignado. Veja as dicas e veja se essa é a melhor opção para você:

– Nunca forneça seu cartão magnético ou a senha do banco para terceiros. Esses dados não são pedidos no processo de solicitação de um empréstimo. Cuidado com golpes.

– Pesquise as taxas de juros em diferentes instituições. Elas podem variar bastante. Assim, você garante que vai fazer o melhor negócio para seu bolso.

– Veja se a instituição financeira está autorizada pelo Banco Central. Se for aposentado ou pensionista, confira também se ela está conveniada ao INSS.

– Lembre-se: contratar um consignado implica em dívidas futuras. Isso pode afetar sua vida financeira. Faça as contas e veja se você vai conseguir pagar todas suas contas mesmo com o valor da parcela descontado do seu salário.

A Bidu faz empréstimo consignado online?

Sim! Você pode solicitar um empréstimo consignado na Bidu Corretora. Seu perfil será analisado e, se aceito, receberá o crédito em poucos dias.

Faça uma simulação de empréstimo consignado. Saiba mais sobre o cartão de crédito consignado e entenda o que é score.

SOLICITAR EMPRÉSTIMO 

+ Como funciona empréstimo com garantia de imóvel

+ Empréstimo com a Bidu é confiável?

+ Dicas para pegar empréstimo pessoal