Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como funciona o empréstimo para aposentado?

empréstimo para aposentado

Conquistar um bem material ou ganhar um fôlego financeiro em momentos de emergência. O empréstimo para aposentado pode ser uma boa opção para quem se encaixa na categoria. Até porque contar com um dinheiro extra muitas vezes é a única alternativa para atingir um determinado objetivo.

Recorrer a um empréstimo para ter acesso ao valor necessário é o meio utilizado por muitos, incluindo os aposentados.

Há uma diferença que se observa logo de início quando o assunto é empréstimo para aposentado. O próprio nome da operação já é diferente: crédito consignado.

Essa modalidade de crédito, assim como o tradicional empréstimo pessoal, permite que o dinheiro seja usado como o aposentado quiser. Mas tem algumas importantes particularidades que o distingue:

– Só atende a um público específico formado por profissionais com carteira assinada (desde que a empresa onde trabalham tenha convênio com algum banco). Também entram funcionários públicos federais, estaduais, municipais, militares, aposentados e pensionistas do INSS;

– O pagamento do empréstimo é realizado de um jeito diferente. O valor das parcelas do empréstimo para aposentado é debitado todos os meses do salário. Ou, no caso do aposentado, é descontado do benefício antes mesmo do dinheiro entrar na conta. Isso garante o pagamento do empréstimo contraído, independente da situação financeira do aposentado;

– O valor dos juros é diferente em relação a outras modalidades de empréstimo. Isso ocorre pois o banco que realiza o crédito consignado tem mais segurança quanto ao pagamento das parcelas. Assim, os juros em geral são menores do que os cobrados no empréstimo pessoal. No final das contas o aposentado economiza.

Saiba mais sobre o empréstimo para aposentado

Agora você conheceu as principais características do empréstimo para aposentado. Confira, então, outros importantes detalhes para que todas as suas dúvidas sejam sanadas. Assim você pode avaliar com critério se é a melhor opção de empréstimo à disposição.

Ao contratar o crédito consignado, o aposentado tem acesso ao dinheiro rapidamente. Ele pode estar na conta em 24 horas, prazo que varia de acordo com a instituição financeira escolhida. Mas tem o limite de até 72 meses (seis anos) para pagar o empréstimo. Prazo que pode ser menor, de acordo com a opção do aposentado.

A dica dos especialistas para os aposentados é que façam uma simulação do empréstimo antes de contratar o produto.

Assim, é possível avaliar o valor que será comprometido todos os meses do benefício. O crédito consignado traz uma segurança para quem opta por ele em virtude de uma regra. A taxa mensal do empréstimo não pode ultrapassar 35% do salário, no caso do aposentado, do benefício.

Mas há um detalhe. 5% do limite só poderá ser utilizado no cartão de crédito consignado. Veja ao final do texto mais informações sobre esse cartão.

Há exemplos de aposentados que desejam fazer mais de um crédito consignado. Isso é permitido desde que o valor de ambas as contratações não ultrapassem o limite de 35% da renda mensal.

Portanto, muitas vezes é preciso reavaliar o valor que o aposentado quer obter para pagar as emergências ou comprar o que deseja em virtude do desconto mensal que será feito. É válido lembrar aqui que o aposentado não precisa comprovar a finalidade do crédito, podendo utilizá-lo como quiser.

Para ter acesso a esse produto é muito simples. O aposentado não precisa ter conta no banco em que contratará o consignado. Ele terá o valor creditado na conta em que recebe a aposentadoria. Ele só deverá estar munido dos documentos principais: CPF, RG, comprovante de residência e contracheque.

Há também a possibilidade de contratar o produto online. Basta acessar os sites dos bancos e seguir as orientações.

A taxa de juros do crédito consignado varia de acordo com o banco em que o aposentado fará a contratação. Mas, para se ter ideia, gira em torno de 1,5% a 3,5% ao mês.

Outro apelo da modalidade está no fato de que o empréstimo é realizado mesmo que o aposentado não esteja com sua vida financeira em ordem. Isso porque não é feita a consulta ao SPC ou Serasa para verificação de eventuais problemas.

Renegociação

Apesar de todas as facilidades oferecidas pelo crédito consignado, há situações em que o aposentado não consegue pagar a dívida.

Nesses casos, é preciso falar com o banco para renegociar o empréstimo. Isso é possível aumentando o número de parcelas ou mesmo fazendo um novo empréstimo para quitar o primeiro.

Cartão de Crédito Consignado

O cartão de crédito consignado é destinado exclusivamente para aqueles que contratam o crédito consignado.

Trata-se de um cartão que pode ser usado assim como o cartão de crédito convencional. Mas, ao mesmo tempo, apresenta algumas diferenças.

A principal delas é que no cartão consignado, caso o titular não tenha condições de pagar o valor total da fatura, o pagamento mínimo já é descontado diretamente do salário. Neste caso, do benefício do aposentado.

O cartão consignado não tem anuidade e os limites de crédito, em geral, são maiores do que em um cartão convencional.

Outra diferença é que o aposentado não é obrigado a ser correntista no banco onde pediu o crédito para ter o cartão. Assim como ele novamente não passa por análises cadastrais prévias.

Mas o maior apelo desse cartão se refere à taxa de juros e prazo de pagamento.

Conheça os juros cobrados pelos cartões de créditos tradicionais.

As taxas são menores (com juros médios de 3% ao mês). Principalmente pelo fato de o banco ter garantido o pagamento pelo empréstimo. E também o prazo de pagamento é ampliado em relação ao cartão de crédito convencional. Enquanto esse último pode apresentar prazo de até 35 dias, o cartão de crédito consignado pode chegar a 50 dias.

Apesar dessas vantagens, os especialistas recomendam que as faturas sejam pagas em dia para que a dívida não seja aumentada.

Veja dicas de como economizar seu dinheiro.

Outras características do cartão de crédito consignado

  • Permite saques em dinheiro de 90% do limite do seu cartão;
  • Apresenta fatura igual à fatura do cartão convencional, com descrição dos locais de compra, data, etc;
  • Dependendo da bandeira do cartão, é possível ter acesso a programas de pontos.

Conheça mais sobre seguro de vida e faça um orçamento online.

+ Como declarar aposentadoria no imposto de renda

+ Como funciona o empréstimo com imóvel de garantia

+ Empréstimo sem comprovação de renda