Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Vale a pena pegar empréstimo para viajar?

Imagem de passaporte e moedas ilustrando texto sobre empréstimo para viajar

Vale a pena pegar empréstimo para viajar?

Viajar é um dos passatempos favoritos de muita gente. Seja naquela folga do feriado ou nos tão sonhados 20 ou 30 dias de férias. Mas viajar requer planejamento. Não só para a escolha dos lugares que você vai visitar, como também planejamento financeiro! Por isso, trouxemos um guia para você saber se vale a pena pegar um empréstimo para viajar. Entenda o quanto isso pode impactar no seu planejamento financeiro.

Imagem de passaporte e moedas ilustrando texto sobre empréstimo para viajar

Há diferentes maneiras de se conseguir um empréstimo para viajar. Avalie se vale a pena.

Papel e caneta

Antes de mais nada, você precisa se organizar e colocar na ponta do lápis todas as despesas envolvidas na sua viagem. Vai de carro ou avião? Hotel ou alugar casa? Quantas pessoas vão depender desses custos? Tem mais um destino e terá outro tipo de deslocamento? Qual valor médio das principais atrações turísticas e restaurantes que você quer conhecer?

Entender o tipo de viagem que você vai fazer é fundamental. Assim, você irá conseguir se planejar financeiramente melhor e terá bem definido se a opção de um empréstimo para viagem é a sua melhor opção. Afinal, você quer se divertir durante a folga sem preocupação, mas não precisa voltar para casa com novas dívidas.

O que é um empréstimo para viajar?

O empréstimo para viajar já é uma realidade. Ele basicamente serve para que você não precise pagar todas as despesas da viagem à vista.

Para isso, você irá contar com a ajuda de uma instituição financeira. Ela apresentará as opções de linhas de crédito que irão cobrir parte do valor do seu pacote de viagem. O prazo para pagamento pode ser de em até 48 meses.

Onde conseguir um empréstimo para viagem?

É verdade que ainda não são todas as instituições financeiras que oferecem essa linha de crédito. Mas há diversas opções no mercado. Elas irão fazer com que você tenha bastante insumo para pesquisar qual a melhor opção para o seu tipo de necessidade.

Você encontra a opção de empréstimo para viagem no Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e no Banco Itaú.

Há também instituições que oferecem facilidades nos serviços de câmbio. Isso pode ser muito interessante para quem vai fazer uma viagem internacional. Você pode apenas precisar de vantagens para comprar outra moeda, com preços mais em conta.

Tem aqueles que não estão só avaliando um momento de férias e diversão. Eles também pretendem passar algum tempo morando fora, seja para trabalhar, estudar ou aprender um novo idioma. Neste caso, as instituições também apresentam pacotes de crédito para quem tem esse perfil. Eles podem ser extremamente vantajosos para que você consiga realizar essa meta.

+ Conheça os tipos de empréstimo

Como conseguir?

Como todo bom e velho empréstimo, há alguns passos que você precisará fazer para ter acesso a esse crédito. Cada instituição tem as suas regras. Basicamente você precisa ter consciência das seguintes etapas, após a solicitação do empréstimo para viagem:

– Análise do seu cadastro: é muito importante que você forneça todos os seus dados reais, pois a instituição irá apurar cada um deles. Por isso, fique atento ao informar seu nome, contatos (telefone, e-mail), registro geral (RG), cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento, filiação, comprovante de renda e também referências profissionais e pessoais;

– Seu nome na praça: haverá uma consulta aos órgãos responsáveis, como SCPC e Serasa,  pela qualidade do seu nome no mercado. Por isso, tenha sempre tudo em dia e procure quitar suas dívidas, caso já as tenha, para limpar o seu nome antes de dar entrada em um novo empréstimo;

Score de crédito: essa análise irá validar a sua capacidade de assumir esse compromisso com a instituição a partir de uma pontuação feita com os dados que você forneceu. Além disso, o seu comprovante de renda, irá indicar o quanto do seu salário tem potencial para cobrir essas novas despesas.

Após essa análise e com a aprovação por parte da instituição, o dinheiro estará lá na sua conta corrente, pronto para você viajar!

É bom lembrar

Não se esqueça que como qualquer empréstimo ou financiamento, há cobrança de taxas e juros para a contratação do serviço. Elas variam de banco para banco. Por isso, avalie todas as condições que estão oferecendo para a contratação do crédito. Não deixe de verificar como ficará o valor final da sua viagem, incluindo também esses valores!

Utilize o simulador

Tecnologia veio para facilitar a nossa vida e não seria diferente na hora de contratar um empréstimo. Nos sites das instituições financeiras você já consegue simular como seria o seu crédito e o quanto ele vai impactar nas suas economias. Essa é uma grande vantagem para você que tem dificuldades de somar tudo e avaliar sozinho a necessidade da contratação do crédito. Ou então para você que quer apenas confirmar as suas expectativas.

Vou me planejar antecipadamente

Se você é daqueles que planeja a viagem muito tempo antes dela acontecer, precisamos lembrar ainda que há operadoras de viagem. Elas permitem que você parcele o valor do pacote da viagem com data final de pagamento no momento da realização da viagem. Ou seja, se você se planejar para viajar 12 meses antes, você poderá ter 12 meses para pagar o seu pacote de viagens, antes mesmo de viajar.

Mas você pode não ser essa pessoa que se planeja com antecedência ou não consegue ter esse tempo para planejar as suas férias. Ou ainda, precisou fazer uma viagem emergencial. Nesses casos, o empréstimo com uma instituição financeira é a melhor opção.

Por mais dias de férias!

Vale reforçar o que já comentamos aqui. Mesmo que os dias de férias e a viagem sejam fundamentais para o seu bem-estar e lazer, vale lembrar que o retorno para casa não pode ser uma dor de cabeça!

Então, planeje o seu orçamento para os dias de viagem. Mas não se esqueça de que na volta as suas contas continuarão vindo e você precisa continuar honrando o pagamento delas. Não faça do empréstimo para viajar mais um motivo para se enrolar financeiramente e boa viagem!   

E não se esqueça do seguro viagem. Ele deve estar sempre nas suas contas quando for planejar a viagem e também seu empréstimo para viajar. 

+ Como viajar e fazer compras com o cartão de crédito pré-pago internacional

+ Cartões TAM Fidelidade: conheça os benefícios para viajar

+ Lugares para viajar no Brasil: barato, bom e bonito