Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Será que vale e pena pagar um empréstimo com antecedência?

Pode parecer difícil, mas muitas vezes surgem oportunidades para que o empréstimo financeiro feito em um momento de necessidade seja pago com antecedência. Aí fica a dúvida. Vale a pena pagar empréstimo antecipado?

Imagem de dinheiro ilustrando texto sobre pagar empréstimo antecipado

Se você tem dinheiro para pagar empréstimo antecipado, isso pode valer a pena.

A entrada de um dinheiro extra como, por exemplo, a antecipação de parte do 13° salário, pode levar à chance de quitar o empréstimo antecipadamente.

Mas será que isso pode ser um bom negócio? Será que é possível pagar o empréstimo antecipado, nem que seja o pagamento de algumas das parcelas restantes?

De acordo com os especialistas, é possível sim pagar parcelas antecipadas do empréstimo (todas ou algumas). E, sim, trata-se de uma vantagem efetuar o pagamento com antecedência.

Por que é uma vantagem pagar empréstimo antecipado?

É o que vamos saber agora, conhecendo alguns dos principais pontos levantados sobre o assunto.

Assim, será possível avaliar se vale mesmo usar ou não o dinheiro extra com o pagamento antecipado do empréstimo que foi feito.

Vamos conferir?

Palavra-chave: dinheiro extra

Segundo os especialistas, pagar um empréstimo com antecedência vale muito a pena quando se tem um dinheiro extra.

Se aquela quantia que está sobrando for usada para esse fim e não atrapalhar o seu planejamento financeiro, é uma boa oportunidade.

Por exemplo, não adianta usar o dinheiro extra para quitar o empréstimo antes da hora e ficar com a conta negativa no banco dias depois.

Se isso for ocorrer, não efetue o pagamento do empréstimo com antecedência.

A explicação para isso é muito simples, ou melhor, a conta é simples. Os juros que serão pagos no empréstimo, em geral, são menores do que os juros que serão pagos caso você use o cheque especial para cobrir a conta e não deixá-la negativa.

A dica para que a sua opção seja sempre a melhor é fazer um levantamento do valor que está disponível e dos compromissos que deverão ser cumpridos. Leia-se aqui a somatória das contas que deverão ser pagas.

Apenas se sobrar mesmo uma determinada quantia é que valerá a pena usá-la para quitar o empréstimo com antecedência.

Posso pagar, por exemplo, apenas duas parcela do empréstimo antecipadamente?

Sim, é possível fazer isso e pode ser atraente. Muitos dos juros futuros serão eliminados ao antecipar a última parcela ou a mesmo a parcela seguinte.

Juros abatidos?

Quando um empréstimo é feito, são calculados os juros presentes até a última parcela, conforme contrato estabelecido.

Portanto, quando é possível antecipar o pagamento das parcelas, esses juros são reduzidos. Isso promove o ganho real para quem deseja eliminar a dívida antes da hora e contribui para que as finanças sejam mantidas em ordem.

Esse desconto dos juros é uma garantia que pode ser comprovada pelo Código de Defesa ao Consumidor. Ele garante o direito de desconto sobre os juros inclusos nas parcelas que serão quitadas.

A informação consta no artigo 52, que traz o seguinte conteúdo:

“É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.”

Mais crédito para você!

Mais do que reduzir os juros, há outro ganho para quem escolhe pagar empréstimo antecipado. É possível ter mais chances de obter um novo crédito, com ainda mais facilidade.

Afinal, pagar o que se deve antes da hora é sinal de credibilidade. Essa credibilidade vem acompanhada de um procedimento prático: o limite de crédito ou a margem para empréstimo consignado pode voltar a ter um valor maior em virtude da quitação das parcelas que foram pagas com antecedência.

Como devo proceder para antecipar as parcelas ou quitar o empréstimo?

Caso a sua decisão seja pagar o empréstimo com antecedência, há alguns passos práticos para que isso seja feito.

O primeiro deles é ir até o local de contratação do empréstimo para informar a decisão de quitar o processo.

Muitas instituições fazem isso sem que seja necessária a presença física. É possível comunicar a intenção de quitar o empréstimo por telefone ou mesmo e-mail. É necessário avaliar o procedimento de acordo com a instituição.

Após fazer esse comunicado, a instituição financeira que concedeu o crédito deverá fazer a emissão de um novo boleto bancário.

Esse boleto deverá apresentar o valor total do restante da dívida. Porém, haverá a isenção das taxas de juros que seriam cobradas caso o pagamento do empréstimo ocorresse como previsto inicialmente, mês a mês, até o final, sem a quitação antecipada.

Um exemplo: o empréstimo estava previsto para terminar em dezembro de 2018 e o pagamento antecipado ocorreu em maio do mesmo ano. Neste caso, as parcelas de junho a dezembro devem ser computadas sem a taxa de juros.

Quando se chega a um acordo quanto ao valor, o boleto deve ser pago (quando a solicitação desse cálculo é realizada on-line, o boleto costuma ser enviado por e-mail mesmo).

Curiosidades

Para todo tipo de empréstimo

A antecipação e quitação de empréstimo que está prevista no Código de Defesa do Consumidor inclui qualquer modalidade de empréstimo.

Portanto, é possível obter a vantagem de pagar empréstimo antecipado(juros abatidos) em um financiamento de imóvel ou veículo, além do crédito pessoal.

Pagamento em dia!

Para aqueles que não têm condição de pagar o empréstimo antecipado, a dica dos especialistas é: efetue o pagamento do empréstimo sempre em dia!

Afinal, quando há atrasos ocorrem multas que elevam o valor da dívida.

Por isso, a sugestão é a programação da data de pagamento com a ajuda do débito automático autorizado na conta corrente. Assim, as parcelas serão descontadas da conta na data programada.

Planejar: sempre a melhor saída

Antes de sair por aí fazendo um empréstimo é válido realizar o seu planejamento financeiro.

Ter noção da vida financeira é essencial para evitar empréstimos desnecessários e, consequentemente, mais gasto de dinheiro.

Por mais que seja vantajoso pagar empréstimo antecipado, evitá-los pode ser ainda melhor.

Mas se obter o empréstimo for imprescindível, é bom saber como funciona e qual a melhor ocasião para isso.

+ Como organizar o orçamento familiar