COTAR SEGURO ONLINE

Passo a passo para fazer Empréstimo Pessoal: saiba como conseguir

Passo a passo para fazer Empréstimo Pessoal: saiba como conseguir

Está precisando de uma graninha extra? Seja para dar um respiro nas contas, investir no próprio negócio ou comprar algo que deseja, o empréstimo pessoal é sempre uma opção válida. Mas espera um pouco: você sabe qual o melhor caminho para realizar um empréstimo? Para te ajudar, listamos um passo a passo para fazer empréstimo pessoal explicando tudo o que precisa saber. Confira! 

como sair da crise

Solicitar Empréstimo Pessoal

O que é Empréstimo Pessoal?

O empréstimo pessoal, também conhecido como crédito pessoal, é uma das formas mais populares de se conseguir dinheiro. Oferecido por instituições financeiras, essa modalidade é bastante acessível e disponibiliza uma certa quantia com agilidade ao cliente. 

A grande vantagem é que o empréstimo pessoal não pede uma comprovação do que se pretende fazer com a grana, diferente de um financiamento. Ou seja, a ideia é que cada pessoa tenha a liberdade para fazer o que bem entender com o dinheiro. 

Mesmo que seja menos burocrático, o empréstimo pessoal necessita de aprovação da análise de crédito do cliente para ser confirmada. Além disso, por ser uma maneira bem usual entre os brasileiros para conseguir dinheiro, não foge à risca de ter juros altos. 

+ Conheça as melhores dicas para se pegar um Empréstimo Pessoal 

Quem pode conseguir um Empréstimo Pessoal?

É simples: um empréstimo pessoal é concedido a quem tem mais de 18 anos, mora no Brasil e tem documentos pessoais válidos, como estar com o CPF regularizado. 

Ok, mas como realizar um empréstimo? Agora vamos entender como isso funciona no passo a passo para fazer empréstimo pessoal que preparamos. 

Passo a passo para fazer Empréstimo Pessoal 

Não tem mistério quando falamos de empréstimo pessoal. Pelo contrário, essa modalidade de crédito é bastante procurada pela sua praticidade, sobretudo no modo online. Para fugir de filas e demoras habituais, contratar um empréstimo pessoal pode estar no alcance de alguns cliques e sem sair do conforto de sua casa. 

Certo, para entender do que precisa, como o processo acontece no online, elencamos um passo a passo para fazer empréstimo pessoal, acompanhe: 

1. Conheça bem a instituição financeira

Sim, esta dica é válida desde sempre, seja no presencial ou online. Como vamos destacar o modo virtual, isso ganha uma nova importância. Já sabe que existem diversas alternativas para contratar um empréstimo pessoal. A exemplo de bancos, financeiras, cooperativas e fintechs. Com isso, o cuidado precisa ser redobrado. Pesquise, saiba sobre a reputação da empresa, conheça as taxas e custos pedidos. 

Por estarmos na internet, vale ficar de olho em anúncios suspeitos ou muito tentadores. Caso não conheça a instituição que fará uma simulação de empréstimo pessoal, informe-se. Consulte o seu CNPJ e Razão Social no site da Receita Federal, além de verificar a imagem da empresa nas redes sociais. 

Quando falamos de dinheiro, tenha certeza de conhecer o local primeiro, evite correr riscos desnecessários. 

2. Faça a simulação de um empréstimo 

Aqui, a hora tão aguardada do passo a passo para fazer empréstimo pessoal: fazer a simulação do valor. De forma online e prática, basta escolher a instituição financeira preferida e teste o valor total que deseja. Neste momento, é possível descobrir se o valor que pretende pegar emprestado é permitido. 

3. Verifique os custos

Depois da simulação, vão aparecer algumas opções de empréstimo pessoal para decidir a que melhor combina com a sua realidade financeira. Tenha atenção ao Custo Efetivo Total (CET), este dado revela o total de taxas, encargos e despesas de um empréstimo. Sim, lembrou dos juros? Estão inclusos no CET. 

Isto é, ter juros menores não significa que o valor total seja mais vantajoso. Foque, em especial, ao custo do CET, ele é o valor total que pagará à financeira. Quanto menor for o CET, menos é pago no final da transação, não dê bobeira. 

Nunca é demais dizer: pesquise em diferentes instituições financeiras para encontrar o empréstimo pessoal que atenda às suas necessidades e que não interfira no seu bolso.

4. Escolha a forma de pagamento

Quer pagar em quantas vezes? Ter bem definido o prazo e a quantidade de parcelas são fundamentais para não passar apuros e criar novas dívidas

Como dica, fique atento ao custo benefício do empréstimo pessoal. Por quê? Caso esteja em uma situação financeira delicada, tenha cuidado para não agir por impulso e selecionar valores e prazos inacessíveis. Preze por uma situação que consiga ir pagando o empréstimo respeitando o seu orçamento familiar

No próximo item de nosso passo a passo para fazer empréstimo pessoal, vamos esclarecer sobre os documentos exigidos pelas financeiras. 

5. Envio de documentos

Agora, é o momento de enviar alguns documentos obrigatórios para a instituição fazer a análise de crédito. Listamos os documentos geralmente pedidos: 

  • RG; 
  • CPF; 
  • Comprovante de renda; 
  • Comprovante de residência.   

No comprovante de renda, é válido apresentar extratos bancários, declaração do imposto de renda, holerite ou carteira de trabalho assinada, no caso de ser CLT. 

A depender da empresa escolhida, pode haver a inclusão de mais documentos a serem entregues pelo solicitante. 

Outro detalhe: o empréstimo somente pode ser solicitado em seu nome, não no de terceiros. 

+ Como funciona o empréstimo sem comprovação de renda?

6. Análise de crédito

A análise de crédito é o processo que a instituição financeira faz uma avaliação se o cliente tem condições de pagar o valor solicitado no empréstimo pessoal. Ou melhor, este é o momento que a financeira determina se vai aprovar o crédito e em quais situações ela disponibilizará o valor. 

Já sabe o motivo disso, certo? É a forma encontrada para ela se proteger de possíveis calotes. Dessa forma, existe uma verificação criteriosa de seu perfil (documentação e consulta ao órgãos de crédito, por exemplo) a fim de oferecer condições que haja o menor risco possível de inadimplência. 

Por isso, a taxa de juros, a quantidade de parcelas e limite máximo que será emprestado podem variar conforme cada pessoa. 

7. Confira a sua conta

Caso esteja tudo ok, o empréstimo pessoal é confirmado e depositado na sua conta corrente. O processo, no geral, desde a fase da simulação até o dinheiro entrar na conta não costuma demorar muito tempo. O empréstimo pessoal se destaca por ser uma das modalidades mais rápidas de aprovação de crédito. 

Já conheceu o passo a passo para fazer empréstimo pessoal, mas como fica a situação de quem está com nome negativado? Vamos descobrir. 

Consigo fazer Empréstimo Pessoal com nome negativado?

Sim, consegue. Enquanto muitas financeiras podem negar o empréstimo pessoal para quem está com nome no SPC ou Serasa, existem outras que aceitam conceder crédito com nome negativado. Porém, geralmente com juros maiores. 

Neste caso, não esqueça: pesquise as instituições financeiras e apenas quando estiver certo da confiabilidade da mesma, vá em frente em pegar o empréstimo. Para não passar mais perrengue com nome negativado, saiba como limpar o seu nome e aumentar o seu score de crédito

Depois de descobrir o caminho no passo a passo para fazer empréstimo pessoal que preparamos a você, que tal fazer uma simulação de empréstimo na Bidu Corretora? Não demora nada, é rápido e fácil! 

+ Fiz um empréstimo e não paguei. E agora?

Última atualização em 01/10/2020