Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é score?

Imagem de moedas para ilustrar post sobre o que é score

O que é score?

Se você um dia precisou, ou ainda precisa, de um empréstimo ou financiamento, com certeza já ouviu falar em Score de Crédito. Mas o que é score?

Imagem de moedas para ilustrar post sobre o que é score

Score de crédito, de maneira geral, é uma análise feita por instituições financeiras. Ela serve para saber qual a sua capacidade de quitar um empréstimo ou financiamento, sem que haja inadimplência.

Como é feito o meu score?

O score leva em consideração o seu perfil financeiro. Nele, entram a renda mensal, histórico de dívidas, estado civil, se está empregado no momento e também seus hábitos de consumo.

Depois disso, é feita uma pontuação com os seus aspectos. Essa pontuação entra em uma régua de medição de um a 1.000. Quanto maior o seu score, ou seja, a sua pontuação, maior as chances de você conseguir uma autorização de crédito.

Veja a tabela abaixo e entenda melhor o que é score como é avaliado:

Pontos/Score Risco de inadimplência
Até 300 pontos Rico alto
Entre 300 e 700 pontos Risco médio
Acima de 700 pontos Risco baixo

Vale ressaltar que cada empresa possui a sua política de aprovação de crédito. Então, mesmo tendo a tabela em mãos, informe-se diretamente com a instituição se o seu score é suficiente para abertura de crédito e quais condições serão aplicadas.

Consulte o seu score

É importante ter essa consciência de saber qual o seu score antes de planejar um pedido de empréstimo ou financiamento. Isso pode lhe ajudar a organizar e melhorar os aspectos que influenciam na sua pontuação.

Por isso, empresas como o Boa Vista SCPC e o Serasa realizam gratuitamente essa consulta em suas plataformas digitais, a partir do cadastro de seus dados pessoais e financeiros. Outras empresas também prestam essa consultoria, porém há custos para checar.

Manter as suas informações em dia nessas plataformas pode te ajudar a entender qual o melhor momento de solicitar um crédito no mercado. Isso porque essas consultas são dinâmicas. Uma vez cadastrado algumas das suas movimentações farão com que o seu perfil seja atualizado, e o seu score é alterado, ou não. Se você é sócio ou dono de uma empresa, por exemplo, e tiver problemas financeiros, o seu score provavelmente sofrerá uma baixa.

Meu score está baixo, e agora?

A probabilidade de alguma empresa liberar crédito para você é bem baixa. Como já falamos, a garantia do seu cumprimento da dívida está comprometida.

Mas ainda há como reverter! Existem algumas formas de aumentar o score. Pagar as contas em dia, limpar o nome no mercado e quitar dívidas atrasadas, podem ajudar.

Então, o que é score?

Como você pode ver, score é o reflexo da sua imagem financeira para as instituições e empresas. Então, fique de olho e cuide das suas finanças!

Veja também:

– Cartão de crédito negado: veja o que pode ser

– Qual dívida pagar primeiro?

Saiba como investir seu dinheiro