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Tire suas dúvidas sobre garantia estendida

Imagens de sacolas de compras com a descrição "Seguro Garantia Estendida"

Fique por dentro desse assunto e não caia em armadilhas

No momento da compra de um celular em uma loja online ou de um automóvel em um concessionária, é comum que seja oferecido o seguro de garantia estendida, isto é, o prolongamento da garantia de fábrica do produto comprado. Mas o que é essa garantia? O que ela cobre? Vale à pena contratar? Nós da Bidu vamos te deixar por dentro desse assunto.

 

O que é?

A garantia estendida é um tipo de seguro adicional que o consumidor contrata para estender a proteção de itens como eletrodomésticos, eletroportáteis, eletrônicos e celulares. Ela tem como objetivo oferecer proteção ao consumidor após o vencimento da garantia legal e/ou contratual (calma, logo mais vamos explicar melhor). A partir da vigência desse seguro, quem será responsável em caso de sinistro é a seguradora que presta o serviço, não mais o fabricante ou a loja.

Assim como em qualquer modalidade de seguro, o produto está coberto somente nos itens descritos na apólice. O consumidor pode desistir do seguro em até sete dias após a contratação.

Vale lembrar que ela é opcional e em hipótese alguma deve estar atrelada a descontos no produto comprado. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), esta prática é considerada venda casada, o que configura crime.

 

Outras garantias

Imagem de shopping com a descrição "Garantia legal e contratual"

Além da garantia estendida, ha também a legal e contratual. Saiba como elas podem te ajudar

Para entender como funciona a garantia estendida e sua cobertura, precisamos entender conceitos como garantia legal, garantia contratual, vício oculto e vício aparente.

Garantia Legal

A garantia legal é a proteção prevista em lei para qualquer item comprado em território nacional, com vigência a partir do dia de aquisição. Para bens não duráveis, como alimentos e produtos de higiene pessoal, a garantia é de 30 dias. Já para bens duráveis, como geladeira e televisão, ela aumenta para 90 dias.

O consumidor tem o direito de reclamar dos defeitos do produto adquirido apresentando o documento que comprova a compra, dispensando  o certificado de garantia.

Garantia Contratual

A garantia contratual é a proteção concedida pelo fabricante do produto. Ela começa a valer somente a partir do término da garantia legal, isto é, as garantias são somadas. O prazo desta garantia é variável e não obrigatória por lei, porém quando o fabricante informa que irá fornecer, ela deve ser cumprida.

Segundo o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, os fornecedores respondem “pelos vícios (defeitos) de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor”.

É de responsabilidade do fornecedor informar como funciona esta garantia, o prazo, as assistências e quais valores ficarão a cargo do consumidor. O Procon de São Paulo sugere que os consumidores verifiquem a entrega do termo de garantia e se os prazos de cobertura estão corretos.

Vício aparente

O vício aparente é o defeito que pode ser visto facilmente, como uma televisão quebrada ou uma mesa de vidro riscada. O prazo para reclamação é de até 30 dias após a compra.

Vício oculto

O vício oculto é aquele que não é possível constatar imediatamente. Ele surge com a utilização do produto, como uma correia do alternador do carro que cai de repente. O prazo assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor de reclamação é de 90 dias após a constatação do problema, levando em consideração a vida útil do produto. Em alguns casos é necessário um laudo técnico indicando que o problema foi um defeito de fabricação.

Ainda ficou com dúvida? Confira dois exemplos

Primeiro: O celular fora de garantia… mesmo?

Vamos supor que Maria tem um smartphone em que salva suas músicas, contatos, conversas e seus dados pessoais. Em um belo dia quando ela está indo trabalhar, o celular para de funcionar sem nenhuma explicação. Ao verificar as papeladas da compra, Maria vê que a garantia fornecida pela loja foi de um ano, porém ela tem seu celular há um ano e quinze dias. Após ir na assistência técnica, foi informada que o defeito não poderá ser arrumado, já que a validade da cobertura já terminou..

Mas o que Maria não sabe é que a garantia legal de 90 dias (prevista em lei) e a garantia contratual de um ano (fornecida pelo fabricante) são somadas. Sendo assim, a garantia do smartphone é de 1 ano e três meses.

Segundo: A garantia o vício oculto

Agora, vamos pensar que João comprou um óculos de grau novo, moderno e do jeito que ele queria. Passaram-se cinco meses desde a aquisição. Um certo dia, quando ele foi colocar os óculos, uma das hastes caiu. Do mesmo jeito que Maria, João viu os documentos da compra e verificou que a garantia do fabricante era de um mês e, mesmo somando com a garantia prevista em lei, não daria para cobrir o ocorrido.

João sabia que as garantias são somadas, mas faltou a informação que o problema do óculos é caracterizado como vício (defeito) oculto. Ele tem um prazo de 90 dias após a queda da haste (constatação do problema) para reclamar do ocorrido.

Se a pergunta é “Ah, mesmo que o ocorrido tenha sido cinco anos após a compra?”, a resposta é não. É levado em consideração a vida útil do produto para que ele esteja protegido pela lei. Isto é, não se espera que um óculos dure só cinco meses ou um carro dois anos.

 

Modalidades da Garantia Estendida

Imagem e escadas rolantes com a descrição "Modalidades da garantia estendida"

Conheça as modalidades da garantia estendida e qual é a melhor para você

Falamos sobre as outras duas garantias e sobre os vícios para você entender melhor sobre a garantia estendida. Agora veja quais as três modalidades possíveis.

Extensão de garantia original

Essa extensão contempla todas as garantias e exclusões fornecidas pelo fabricante, não sendo alterada nenhuma cobertura.

Extensão de garantia original ampliada

Ela cobre tudo o que é fornecido pelo fabricante com alguns adicionais, isto é, uma cobertura maior. Ele não deve se enquadrar em outros ramos específicos do seguro.

Extensão de garantia reduzida

Ela assegura itens menores daqueles fornecidos pelo fornecedor, isto é, a cobertura é menor. Geralmente aplicado aos veículos e bens que só possuem a garantia legal.

 

Contratação

A contratação da garantia estendida pode ser feita diretamente na seguradora que você deseja ou por intermédio de um corretor. Porém a forma de contratação mais comum é por intermédios de representantes ou vendedores presentes nos estabelecimentos comerciais, como loja de departamento ou concessionárias de veículo. Se a compra ocorre através da internet, é possível contratá-la pelo próprio site em que muitas vezes disponibilizam esta opção.

É importante ressaltar a importância de comprar um seguro com o corretor, pois ele conhece bem o serviço que está sendo oferecido e vai te apresentar a melhor opção para o produto assegurado.

 

Vigência

A contratação desta garantia varia de 12, 24 ou 36 meses e o consumidor escolhe quanto tempo quer ficar assegurado. A garantia estendida começa a contar somente quando a garantia fornecida por lei e pela fabricante acaba.

 

Valor

O valor da garantia estendida varia conforme a seguradora e o produto, pois não há uma porcentagem fixa. Em uma pesquisa básica em sites de compra, o seguro de um smartphone de nível intermediário variou de 9,5% a 20,13% sobre o valor do produto. Por isso, faça uma pesquisa comparando o valor e o tipo de contrato que você irá fechar.

 

Cobertura

O erro de alguns consumidores ao contratar a garantia estendida é acreditar que ela irá cobrir qualquer dano no produto coberto, porém não é assim que funciona. A maioria dos contratos é na modalidade de extensão de garantia original que, como vimos, é a cobertura que contempla somente os itens previsto na garantia de fábrica. Fique atento quando realizar a contratação e verifique nas condições gerais quais riscos são cobertos.

Para aqueles que contratam para proteger o celular, é um erro esperar que ela cubra uma queda, furto ou roubo. Para essa cobertura, contrate um seguro específico para ele..

 

Procedimentos em caso de sinistro

Imagem de um calçada movimentada com a descrição "Procedimentos em caso de sinistro"

Precisa usar o seguro garantia estendida? Veja como funciona

Um sinistro é qualquer ocorrência prevista no contrato do seguro. Se dentro da vigência do seguro garantia estendida, sua televisão parar de funcionar e sua garantia cobrir esse risco, isto será considerado como sinistro.

Em caso de sinistro ocorrido dentro da garantia estendida, a indenização ocorrerá com o reparo do bem, com a reposição ou pagamento em dinheiro. A seguradora terá 30 dias para realizar a indenização do item coberto.

Dependendo da seguradora, a data pode se iniciar a partir de dois momentos:

  • Data de entrega do item na assistência técnica ou ponto de coleta;
  • Data de comunicação do sinistro pelo proprietário, quando o bem é retirado ou há atendimento domiciliar por técnicos.

Os documentos necessários para entrega do item coberto em caso de sinistro são:

  • Documento de aquisição do bem, como a Nota Fiscal;
  • Apólice do seguro;
  • Documento de identificação o segurado.

É importante ressaltar que custos de transporte do item para reparo ou qualquer reposição é de responsabilidade da seguradora.

 

Como cancelar a contratação?

Desde junho de 2014, caso o consumidor queira suspender a contratação da garantia estendida, ele tem até sete dias após a aquisição do seguro para solicitar o cancelamento. Segundo o diretor do Procon de Rio Claro, Sérgio Santoro, antes dessa regra o consumidor tinha uma grande dificuldade em solicitar o cancelamento. Ele também fala que o comerciante que se negar a devolver o dinheiro, deverá pagar multa de no mínimo R$10 mil. Este direito é valido em nível nacional.

 

Garantia estendida vale à pena?

Imagem de escadas do shopping com a descrição "Garantia estendida vale a pena"

Quer contratar o seguro garantia estendida e está em dúvida? Veja as vantagens e desvantagens

A perguntas de muitos (ou será todos?) os consumidores é se a contratação da garantia estendida vale a pena. Veja os prós e contras.

Vantagens

  • Produto protegido por um maior período;
  • Reposição se o produto não tiver conserto;
  • Mão de obra especializada;
  • Custa menos do que um conserto;
  • Reparos ilimitados dentro da vigência;

Desvantagens

  • Não cobre acessórios como baterias;
  • Valores não são fixos para cada produto
  • Cobre somente defeito de fabricação;
  • Mal uso não está coberto, assim como roubo ou furto;

A garantia estendida vale à pena se o consumidor souber o que está sendo contratado, coberto e se ela compensa levando em consideração o item comprado. A contratação irá depender do uso do produto. Um exemplo é um computador que está sempre em funcionamento: ele estará mais suscetível a precisar de um conserto a longo prazo.

É importante lembrar que todos os produtos tem a garantia legal e possivelmente a garantia contratual que realiza a cobertura durante um determinado período.

 

Cuidados na contratação

Você vai contratar o seguro garantia estendida? Então siga as dicas abaixo e faça uma boa compra.

  • Esta garantia é opcional e não deve ser atrelada a nenhum desconto ou parcelamento maior;
  • O consumidor deve receber uma cópia da apólice contendo os termos gerais, o nome e endereço da seguradora;
  • Pesquise os locais de atendimento da rede especializada e veja qual é o mais perto de sua casa;
  • A loja que oferece essa garantia deve ter um representante da seguradora, a fim de tirar todas as dúvidas e explicar os direitos e deveres;
  • O consumidor tem o direito de ler a apólice antes de fechar o contrato;
  • Não tenha preguiça de ler o contrato e saiba o que está incluso;
  • Não contrate por impulso;
  • A seguradora tem até trinta dias para realizar a reposição, reparo ou devolução do produto ou dinheiro; Em caso de não cumprimento, o consumidor deve procurar a ouvidoria da seguradora ou o órgão de defesa do consumidor.
  • Saiba sobre a garantia fornecida pelo fabricante e qual o período de vigência;
  • Procure saber qual a modalidade de garantia está sendo ofertada;
  • Verifique se o preço do seguro cabe no seu orçamento;
  • Informe-se com o representante da seguradora quais procedimentos necessários quando precisar utilizar o seguro. Veja se é necessário levar o produto para a assistência ou ele é retirado na sua residência;
  • As garantias legal, contratual e estendidas se somam, sendo assim, esta garantia só começa a contar após término das outras duas.
  • Se o cliente pagar pela garantia estendida de forma obrigatória e se sentir lesado pelo ocorrido, ele tem o direito da devolução do dinheiro;
  • Esteja atento, pois a maioria dos contratos garante apenas conserto ou substituição do produto em caso de defeito de fabricação;
  • O boleto de pagamento da garantia estendida deve ser separado do boleto do produto;
  • Viu irregularidades? Denuncie no Procon da sua cidade.