COTAR SEGURO ONLINE

Investimentos Financeiros

Investimentos Financeiros

Saiba como investir dinheiro

 O que é investimento? Por que investir?

Investimento é qualquer tipo de aplicação financeira com a finalidade de obter rendimentos. Algumas pessoas têm o hábito (ou pretendem criar) de separar uma parte dos seus ganhos para criar uma reserva financeira. Os objetivos podem ser os mais variados: comprar alguma coisa específica, ter recursos para situações inesperadas, acumular capital, entre outros.

Seja qual for o objetivo de alguém ao “guardar dinheiro”, é muito importante que ele seja investido para crescer, em vez de ficar parado e desvalorizando num porquinho.

Como investir dinheiro?

Para quem acha que fazer investimento é difícil, está enganado. Claro que é preciso entender o mercado de investimento, buscar informações sobre as opções disponíveis, conhecer o seu perfil de investimento e talvez até ter uma assessoria para as modalidades de investimentos mais complexos. Mas você veio ao lugar certo e nós temos muito material para te ajudar a entender onde investir dinheiro. 

Quais os tipos de investimentos?

São inúmeras as opções de investimento a sua disposição. Bancos, corretoras, caixas econômicas, cooperativas oferecem diversas formas de aplicar dinheiro. 

Títulos Públicos Federais (Tesouro Direto)

Os Títulos Públicos Federais, também chamados de Tesouro Direto, são uma modalidade de investimento em que você empresta dinheiro para o governo, e ele te remunera ao longo do tempo a uma determinada rentabilidade.

Para facilitar a vida do investidor, as aplicações e simulações do Tesouro podem ser feitas pela internet. Conheça mais sobre os Títulos Públicos acessando nossa página sobre esse investimento.

Saiba como investir no Tesouro Direto

 

Certificados de Depósito Bancário (CDB)

Os Certificados de Depósito Bancário, ou CDB, são títulos emitidos por bancos para captar dinheiro. Eles se parecem com o Tesouro Direto, se você pensar que está emprestando dinheiro para uma instituição financeira e que ela vai te pagar juros por isso. No caso do CDB, essa remuneração é atrelada à Selic ou ou ao CDI.

Saiba como investir no CDB

 

Letras de Crédito Imobiliário (LCI)

Ao aplicar em LCI, ou Letra de Crédito Imobiliário, você também está emprestando dinheiro para o banco, mas com destino certo: operações imobiliárias. Para saber mais sobre LCI, acesse a nossa página.

Saiba como investir no LCI

 

Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)

A LCA, ou Letras de Crédito do Agronegócio, é parente da LCI, mas se destina a operações de agronegócio. Entenda mais sobre LCA no nosso guia. 

Saiba como investir no LCA

 

Debêntures

As debêntures têm características semelhantes aos investimentos anteriores, mas são emitidas por empresas que não são bancos, nem agentes de crédito imobiliários, com o objetivo de captar fundos para uma determinada finalidade. Por exemplo, você empresta dinheiro para uma empresa custear a construção de centros habitacionais ou novas rodovias. Assim como nas outras formas de investimento, o credor recebe juros.

Saiba como investir em Debêntures

 Caderneta de Poupança

Uma forma bem fácil de aplicação financeira, a poupança é o investimento mais popular na vida dos brasileiros. Ela é uma operação de baixo risco, mas de rendimento baixo, que pode nem compensar a desvalorização da inflação.

Saiba como investir na Poupança

 

Ações na Bolsa de Valores

O investimento em ações é feito na Bolsa de Valores. Ao comprar ações na Bolsa o investidor torna-se um sócio minoritário da empresa. O capital investido pode tanto se valorizar, quanto se desvalorizar.

Veja como investir em ações