Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Abrir conta online já é realidade

Imagem de pessoa no computador para ilustrar texto sobre abrir conta online

Abrir conta online já é realidade

A internet é um grande facilitador na vida de muita gente. Entre tantas utilidades, ganhar tempo resolvendo assuntos bancários pela internet ou pelo próprio aplicativo do seu banco no celular, já é realidade. Pagar contas, realizar transferências, acompanhar saldo e outros serviços já estão presentes no dia a dia. Mas você sabia que também existe a possibilidade de abrir conta online?

Imagem de pessoa no computador para ilustrar texto sobre abrir conta online

Pois bem, as instituições financeiras estão se modernizando. Elas estão reduzindo as barreiras entre o cliente e seus serviços e facilitando, assim, a resolução de questões antes muito mais burocráticas. E a abertura de contas é uma delas. Veja abaixo a lista de alguns bancos que disponibilizam a função de abrir conta online.

Onde é possível abrir conta online

Banco Itaú

O Banco Itaú possui o aplicativo Abreconta, disponível para Android e IOS, para abrir conta online.

Lá, você preenche um cadastro com as suas informações, configura as suas preferências de conta-corrente e serviços e envia sua foto e de seus documentos. Após finalizar esses passos, sua conta poderá estar ativa em até cinco dias úteis. O seu cartão chegará em seu endereço cadastrado em até 10 dias úteis, após a confirmação da abertura da conta.

Entre os documentos solicitados estão o documento de identificação, Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), e o comprovante de residência de até seis meses em seu nome ou em nome de seus pais.

Esse serviço está disponível apenas para abertura de conta individual de pessoa física. Para abertura de conta de empresas, contas conjuntas e outros tipos, você deverá comparecer a uma agência bancária.

Banco Bradesco

O Banco Bradesco permite que você solicite a abertura de conta online. Porém, exige que a apresentação dos documentos seja feita de forma presencial, em uma agência próxima escolhida por você no momento da solicitação.

São diversas opções de conta-corrente e você só precisa preencher um cadastro para agilizar a abertura da conta e depois levar os seguintes documentos:

– Documento de identificação com foto: RG, CNH, RNE, Carteira de identidade militar, ou carteira de trabalho;

– Cadastro de Pessoa Física (CPF);

– Comprovante de renda: holerite, contracheque ou declaração do Imposto de Renda (IR);

– Comprovante de Residência com emissão de até 120 dias.

Banco Santander

O Banco Santander disponibiliza o serviço de abertura de conta online em seu site. Após o preenchimento de formulário com seus dados, em até cinco dias um gerente entra em contato para formalizar o pedido. Veja abaixo a lista de documentos necessários para abertura de conta:

– Documento de identificação com foto: RG ou CNH

– CPF;

– Comprovante de renda: holerite, contracheque ou declaração do Imposto de Renda (IR);

– Comprovante de Residência em seu nome ou em nome dos seus pais;

– Comprovante universitário, boleto ou matrícula, caso seja estudante.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil, assim como o Banco Itaú, permite abrir conta online direto pelo aplicativo de celular, disponível para Android e IOS, sem precisar ir a uma agência física. Basta ter o aplicativo instalado, acessar o campo “Quero abrir uma conta” e informar os seus dados pessoais. Aí então você irá escolher a agência física para relacionamento mais próxima, aceitar os termos de uso, cadastrar as senhas e pronto, você já pode começar a movimentar sua conta.

Para ter acesso a outros tipos de conta-corrente, produtos e serviços do banco, basta continuar o processo de cadastro e enviar foto de rosto e dos documentos para avaliação. Em até três dias úteis a análise da sua documentação será concluída e a sua conta poderá ser personalizada.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica está mais atrasada nesse processo digital e ainda não apresenta uma solução completa e que contemple a todos para abertura de conta online. Há uma opção de aplicativo de celular para solicitar o serviço, mas apenas disponível para aparelhos Android. O aplicativo ainda está em teste e tem a capacidade de receber até 5.000 contas para clientes novos da instituição.

Caso você se encaixe nessas referências, basta baixar o aplicativo, cadastrar os seus dados, enviar as fotos dos seus documentos, RG ou CNH e comprovante de endereço e de renda. Então, é necessário aguardar até 15 dias úteis para análise da proposta pela Caixa.

Após a confirmação, você conseguirá cadastrar sua senha de cartões e assinatura eletrônica diretamente pelo dispositivo, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

Bancos 100% digitais

Para os mais antenados nas novidades desse mercado online o Nubank, o Next e o Banco Neon já são uma realidade para muitos consumidores que preferem concentrar sua vida no meio digital.

Ambos os bancos não possuem agência física para realização das suas transações e movimentações. Eles permitem que seus clientes façam tudo pelo aplicativo para smartphone, sem tanta burocracia.

Além da comodidade, esses bancos oferecem seus serviços livres de tarifação e pacote de produtos e serviços diversos. Como exemplo estão programas de recompensas através de acúmulo de pontos para troca por passagens aéreas.

Para abrir sua conta online nessas instituições, basta acessar o aplicativo de cada um desses bancos e seguir as instruções. Os cadastros são rápidos e em poucos dias você já está com o seu cartão em mãos.

Segurança

Não custa lembrar que, mesmo com toda essa tecnologia a nosso favor, devemos ficar de olho nos procedimentos de segurança de cada banco.

Não realizar suas transações bancárias em computadores públicos ou fornecer a sua senha para outras pessoas, são práticas que vão ajudar a proteger seus dados e seu dinheiro. Tome cuidado e aproveite as vantagens que o mundo digital pode lhe oferecer.

Leia também:

+ App de controle financeiro. Conheça algumas opções

+ Como abrir uma conta para investir em ações?

Saiba como investir seu dinheiro