Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dicas para usar cheques pré-datados sem se enrolar

cheque pré-datado

Dicas para usar cheques pré-datados sem se enrolar

Uma das formas de realizar um pagamento a prazo de um produto ou serviço é usando o cheque pré-datado. Ele funciona assim: você preenche a folha do cheque no dia da compra, mas ele será depositado pela loja apenas na data combinada. Essa data deve estar escrita no próprio cheque.

Por exemplo, se você vai parcelar algum produto em quatro vezes, pode deixar quatro cheques, que serão descontados mês a mês. Sempre com base naquilo que você combinou com o estabelecimento. É preciso entregar os quatro cheques de uma única vez, só que o dinheiro será tirado da conta apenas nos dias combinados.

Apesar de ser considerada uma coisa do passado, dados do Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC) e da Confederação Nacional dos Dirigentes de Lojistas (CNDL), apontam que 8% da população brasileira ainda usa o cheque pré-datado. Os fatores que ainda conquistam consumidores são: ter prazo para pagar e realizar compras mesmo quando não tem dinheiro e conseguir parcelar.

Apesar da facilidade e comodidade, o uso de cheques requer muita disciplina e organização por parte dos clientes. Nesse post, trazemos alguns cuidados financeiros importantes que você não confunda os pagamentos e acabe endividado.

Tenha o controle dos seus gastos antes de usar o cheque pré-datado

Por ser algo mais simples e manual do que um cartão de crédito, o controle dos gastos é muito importante para quem usa cheque pré-datado. Apesar de 86% dos entrevistados pelo SPC informarem que anotam os seus gastos, 38% já ficaram com o nome sujo por atraso no pagamento. Além disso, 13%, ainda permanecem nessa situação.

Para evitar que a situação chegue nesse ponto, é importante dedicar um bom tempo para organizar suas finanças, registrado todas as despesas. Para fazer isso, dentre os participantes da pesquisa do SPC, 42% utilizam o canhoto do talão de cheques, 23% um papel, agenda ou caderno e 21% fazem o controle por meio de uma planilha. Não importa como você irá controlar seus cheques pré-datados. O mais importante aqui é ter disciplina.

Caso você não consiga organizar suas finanças sozinhos. Veja aqui uma lista de aplicativos que poderão te ajudar com isso.

Fique atento às datas de compensação do seu cheque pré-datado

É importante anotar todos os seus gastos porque eles serão importantes na hora de acompanhar as compensações. Você pode acabar se complicando seriamente se esquecer de anotar alguma data de pagamento. Pode acontecer de chegar na data da compensação do cheque pré-datado e você não ter dinheiro suficiente na conta.

Faça compras com cheque pré-datado somente dentro do seu limite de orçamento

O uso do cheque pré-datado envolve, antes de tudo, o respeito ao seu limite de gastos. Realizar compras que ultrapassem o seu orçamento é um verdadeiro tiro no pé, desorganizando totalmente a sua vida financeira. Por isso, vale mais uma vez a dica, não faça loucura, seja organizado e mantenha uma vida financeira de acordo com o seu orçamento. E caso precise de um empréstimo pessoal, pesquise sempre os que melhor se adequam às suas necessidades.

+ Conhece empréstimo com cheque?