Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como economizar dinheiro ganhando pouco

Imagem de moedas para ilustrar post sobre como economizar dinheiro ganhando pouco

Como economizar dinheiro ganhando pouco

Economizar para ter um dinheirinho sobrando no fim do mês não é uma tarefa fácil. Mas é necessária, especialmente hoje em dia. Mesmo com a inflação e a diminuição no poder de compra do consumidor, ainda assim é possível poupar.  Quer saber como economizar dinheiro ganhando pouco?

Muitos alegam que não recebem um salário alto. E que o valor que ganham não é possível nem pagar suas contas e quitar suas dívidas sossegados. Por esses motivos não conseguem economizar.

Apesar dessas reclamações constantes isso é possível. Com um bom planejamento financeiro, mudança nos seus hábitos de consumo e disciplina, é possível sim descobrir como economizar dinheiro ganhando pouco. Assim, você terá uma reserva de emergência, poderá eliminar dívidas e, principalmente, ter suas finanças em dia.

Aprenda como economizar dinheiro ganhando pouco com nossas dicas abaixo.

Passo a passo de como economizar dinheiro ganhando pouco

Quais são os seus gastos?

Você sabe que precisa pagar as contas básicas como água, luz, telefone, internet, etc. Mas para fazer um diagnóstico de todos os seus gastos, é necessário anotar tudo, até mesmo os que você pode não dar muita importância como um simples cafézinho.

Anote tudo diariamente e coloque em uma planilha assim será mais fácil somar e visualizar suas despesas mensais. Faça uma divisão em quatro sessões:

Gastos fixos – São aqueles que possuem o mesmo valor todos os meses, como o aluguél, prestação de imóvel ou veículo.

Gastos variáveis – São aquelas contas que você recebe todos os meses, mas que pode variar seu valor conforme o consumo, como água, luz, gás, etc.

Gastos extras – São aqueles emergenciais como conserto mecânico por exemplo.

Gastos adicionais – Que são os gastos opcionais que cada um faz principalmente de lazer como ir ao cinema, restaurante ou fazer uma viagem.

Cortando gastos

Se você quer saber como economizar ganhando pouco, essa dica é essencial.

Após fazer uma análise das suas despesas, é hora de ver onde é possível cortar os gastos. Geralmente, é mais fácil começar diminuindo as despesas variáveis.

Também é possível mudar alguns hábitos na sua casa como apagar as luzes ao sair de um ambiente, desligar os aparelhos em stand by, economizar água, negociar o plano de internet e telefone. Essas são medidas que podem reduzir seus gastos em até 30%.

Outro passo importante é ponderar os gastos adicionais. Isso vai exigir um esforço maior e alternativas criativas. Por exemplo, ao invés de ir a um restaurante você pode fazer um jantar em casa. Ou ao invés de gastar em passeios caros busque atividades de lazer gratuitas.

Já os gastos fixos apresentam uma dificuldade maior de redução, pois é necessário envolver outras pessoas. Porém, vale a pena tentar uma diminuição no valor de parcelas ou, no caso do aluguel, é possível conversar e negociar com o dono um desconto.

Além dessas medidas para economizar, também é possível incluir na sua rotina outras estratégias como:

  • Agendar para pagar as contas no mesmo dia. Assim você controlará mais fácil o quanto sobrou para guardar.
  • Não utilizar o cartão de crédito, pois ele dá uma ilusão de que você sempre tem dinheiro para gastar.
  • Faça lista antes de ir ao supermercado. Quando você entrar na loja saberá exatamente o que precisa e não ficará vagando pelos corredores com a possibilidade de comprar o que não necessita.

Com controle e administração dos seus gastos será mais você conseguirá economizar dinheiro mesmo ganhando pouco.

Leia nosso post sobre aplicar dinheiro na poupança e veja se o investimento vale a pena!

+ Como investir meu dinheiro