Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba como investir em debêntures

Encontrar o melhor tipo de investimento para você não é a tarefa mais fácil das suas finanças. Mas você quer saber como investir em debêntures?

Imagem de gráfico de investimento para texto sobre como investir em debêntures

Para escolher o melhor investimento para você, é necessário fazer um relatório detalhado de quanto você ganha, quanto gasta e quanto pode guardar. Em seguida descobrir qual o seu perfil de investidor e por fim encontrar o melhor investimento.

Existem muitos tipos de investimentos, ações, LCI, LCA, CDB, Tesouro Direto entre outros. Um que poucos brasileiros conhecem é o debênture.

O que é debêntures

Debênture é um tipo de investimento que envolve as empresas de SA de capital aberto ou fechado. Ao invés de essas empresas fazerem empréstimo com bancos, que cobram juros muito altos, pegam o dinheiro emprestados de investidores. Em troca, eles se tornam credores e recebem juros da empresa. A rentabilidade pode ser pré ou pós-fixados e ainda existe a possibilidade de transformá-los em ações.

Quais os tipos de rentabilidade das debêntures?

Existem três tipos de debêntures, a pré-fixada, a pós-fixada e a híbrida.

A pré-fixada: A taxa da escritura é definida por juros pré-fixado. Desta forma é viável calcular qual será o rendimento de cada título.

A pós-fixadas: A rentabilidade deste tipo de debênture é calculada com base em alguma taxa como a SELIC, que é a Taxa Básica de Juros. Ou ainda outras taxas como a  Taxa Referencial (TR), a Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP) ou a Taxa Básica Financeira (TBF). A decisão de qual taxa será utilizada é da companhia que fez a emissão da debênture.

A híbrida: Quem opta por esse tipo de rentabilidade terá seu rendimento calculado em cima de uma taxa fixa e mais um índice variável. Geralmente, usa-se o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a variação de da inflação no Brasil.

Quais os tipos de debêntures?

Existem quatro modelos de debêntures. São elas:

Debêntures simples: É o modelo mais usado. Conta com o pagamento regular de juros e conforme for o título, a rentabilidade pode ser pré ou pós-fixada.

Debêntures conversíveis: Esse modelo de debênture libera a conversão dos rendimentos em ações da mesma empresa que fez a emissão do título. No entanto, isso faz com que o lucro seja variável.

Debêntures permutáveis: É o tipo de título que pode ser convertido em ação em outras empresas, mesmo não sendo da que emitiu a debênture.

Debêntures incentivadas: É um modelo geralmente emitido por companhias que fazem obras na melhoria de infraestrutura de estradas, ferrovias, aeroportos, entre outros. O benefício dessas empresas é não precisar pagar Imposto de Renda, pois para o governo federal é uma maneira de incentivar esse tipo obra no país.

Como investir em debêntures?

Para entender bem como investir em debêntures, veja como fazer para começar.

Para comprar debêntures, o investidor precisará abrir uma conta em uma corretora de valores que negocie esse tipo de produto. Faça uma busca de valores entre algumas corretoras, converse com especialistas de cada uma e feche com a qual você sentir mais confiança.

O valor mínimo para investir varia de acordo com cada empresa. Uma das maiores vantagens de investir em debêntures é saber o valor final que você irá receber de rendimento após ao final do prazo do seu investimento. Em alguns casos a debênture pode render mais do que outras aplicações com renda fixa tipo a CDB.

+ Melhores debêntures para investir