Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como manter bons hábitos financeiros?

coisas mais caras que seguro auto

Como manter bons hábitos financeiros?

Principalmente quando o país enfrenta uma crise econômica, como está acontecendo com o Brasil, evitar gastos e manter bons hábitos financeiros é essencial. Assim, evitamos gastos desnecessários e necessidade de empréstimo pessoal. É preciso ter responsabilidade e muita disciplina para saber gastar conscientemente e ter uma reserva que possa servir para emergências ou, caso elas não aconteçam, para a realização de um sonho e não ter dívidas com bancos. Manter bons hábitos financeiros exige muita prática e estudo. E é justamente por isso que preparamos o post de hoje. Continue acompanhando e confira o que trouxemos para você:

Defina um objetivo

A primeira coisa a fazer para conseguir manter os bons hábitos financeiros, é definir um objetivo. Esse objetivo pode ser a compra ou troca de um carro, a aquisição de uma casa própria, a realização de uma viagem ou até mesmo a abertura de um negócio. Ainda que o seu objetivo seja simplesmente ter dinheiro em caixa para usar como bem entender ou para enfrentar alguma emergência, o essencial é que você persiga esse objetivo e tenha foco nisso.

Saiba quanto você gasta e quanto você ganha

De nada adianta você ganhar R$10 mil por mês se as suas despesas e dívidas consomem todo esse dinheiro, concorda? E sabe qual é uma das principais maneiras de conseguir gastar tudo o que se ganha, ainda que se ganhe muito? Não mensurar gastos e ganhos. Diante disso, tenha em mente quanto você recebe — valor líquido — e quanto você gasta. Com esses números em mãos será mais fácil reduzir gastos desnecessários e aumentar o valor “em caixa”.

Veja mais dicas para saber como administrar seu dinheiro.

Tenha um limite de gasto mensal

Uma estratégia interessante para manter bons hábitos financeiros é a de estipular um limite de gastos por mês. Por exemplo: se você gasta 50% da sua renda com despesas básicas e que não podem ser cortadas (como aluguel, luz, alimentação, locomoção etc.), procure reservar 35% para poupança ou investimentos, e permita-se gastar 15% com coisas que sejam de segundo plano, mas que te façam mais feliz, como saídas, roupas novas, acessórios etc. Mas atenção: não se deixe superar esse valor nem mesmo uma única vez — a menos que seja realmente necessário. Isso porque se você extrapola um pouquinho esse mês, outro pouquinho daqui a dois meses e por ai vai, aos poucos você terá um grande desfalque na sua reserva financeira. Não se esqueça, para economizar priorize sua felicidade.

Invista em educação financeira

Investimento é quando você paga por alguma coisa que, daqui a algum tempo, te trará um bom retorno sobre o valor que você gastou. E é por isso que uma de nossas sugestões é a educação financeira. Vale muito a pena buscar qualificação quanto à economia e aos seus gastos para que você não só saiba poupar e não gastar com coisas supérfluas, mas também saiba investir o dinheiro que você poupa. Através da educação financeira, ou da ajuda de um coach financeiro, por exemplo, você poderá saber mais sobre como administrar as suas finanças. Para saber mais sobre as opções de investimento, confira também o texto do ‘Finanças Forever‘ sobre onde investir o seu dinheiro”.

Pesquise sempre antes de comprar

Você pode estar pensando “mas eu sempre pesquiso antes de comprar!”. Mas essa dica não se refere a passar em duas ou três lojas antes de fazer uma compra. Estamos falando de pesquisar mesmo, usar sites que fazem comparação de preços — como o Zoom e a Bidu Corretora, por exemplo. Além disso, monitore as lojas constantemente — principalmente as virtuais, que normalmente oferecem os melhores preços. Dessa forma, você terá a garantia de pagar os melhores preços e evitar gastos desnecessários.

É sempre importante pesquisar e comparar diversas opções antes de comprar

É sempre importante pesquisar e comparar diversas opções antes de comprar ou fechar um negócio

Tenha um gerenciador financeiro

Uma opção que ajuda muito a manter os hábitos financeiros é a adoção de um sistema ou software gerenciador financeiro. Nesse aplicativo você poderá lançar os seus gastos, suas contas a pagar e a receber, as datas de pagamentos etc. Com isso, será possível ter, a fácil acesso, as informações necessárias para que você consiga se controlar e gerenciar o seu capital até o final do mês, sem gastar mais do que espera. Se você ainda não conhece nenhum, pesquise mais sobre o Meu Dinheiro.

Faça seguro para seu automóvel

Manter seu automóvel assegurado pode evitar muitos imprevistos e até mesmo que você perca o controle das suas finanças. Na maioria das vezes o desequilíbrio financeiro vem seguido de várias situações que não faziam parte do seu planejamento, por isto é importante que você proteja seu veículo com um bom seguro contra acidentes e roubos, e claro sempre utilizando uma boa seguradora.

Tenha sempre em mente que cada real que você economiza e investe hoje será parte da sua fortuna de amanhã. Sendo assim, evite fazer dívidas e use o seu dinheiro de maneira consciente!

 

Esse post foi uma parceria entre a Bidu Corretora de Seguros e o blog Meu Dinheiro Web.