Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Comprar dólar: qual a melhor época para adquirir a moeda?

Imagem de dólares para ilustrar post sobre comprar dólar

Comprar dólar: qual a melhor época para adquirir a moeda?

Uma das melhores formas de se viajar é se planejando antecipadamente. Você já está de olho no próximo destino para suas tão desejadas e merecidas férias? Então fique atento não apenas nos valores de passagens, hospedagens e passeios. Caso pense em ir para o exterior, deve se preocupar também em comprar dólar. E qual a melhor hora para comprar dólar?

Primeiro de tudo, após escolher sua rota, você deve se informar sobre qual é a moeda oficial do país. Exemplo, tem muitos viajantes que vão para os países da América do Sul e levam dólar. Porém, isso pode significar prejuízo, pois você vai comprar dólar e ele pode estar mais caro no momento da compra e o real mais valorizado do que a moeda do local visitado.

Em outros casos, como ir ao Japão, onde o dólar não é aceito como forma de pagamento nos estabelecimentos, pode significar trabalho em dobro. A pessoa irá comprar dólar no Brasil, chegar lá e ter que encontrar uma casa de câmbio para trocar o dólar por iene. Informe-se para evitar dores de cabeça que podem dar um início frustrante ao seu passeio.

Planeje-se para comprar dólar

Não é possível prever o melhor momento para comprar dólar, mas existe como fazer um planejamento.

É aconselhável a não trocar o seu dinheiro todo de uma vez só. Isso significa ter apenas aquele momento e não quer dizer que é o melhor. A maneira mais adequada para fazer câmbio de uma moeda é comprar um pouco a cada semana até a data de embarque. Assim, é possível obter um preço médio da moeda.

Caso você deixe para comprar dólar na última hora, por ser uma moeda com oscilação constante, você pode, mesmo sem querer, acabar fazendo câmbio no pior dia. Assim, estará recebendo menos dinheiro do que o esperado para viajar.

Variação do dólar

Alguns fatores fazem com que o dólar varie com maior frequência. Fatos econômicos, eleições presidenciais e queda de preços de commodities, por exemplo. Esses elementos fazem com que o dólar oscile a cada dia dependendo do cenário político econômico do país.

Além do planejamento, fique de olho no mercado financeiro. Organize sua viagem junto com suas finanças. Defina o roteiro da sua jornada com antecedência. Quanto tempo você vai ficar no local, o valor que irá gastar em média entre hospedagem, transporte, alimentação e gastos extras como presentes.

Outra parte que precisa de um plano é a sua vida financeira. É um hábito saudável ter em ordem todos os seus gastos. Assim, você irá curtir suas férias da melhor forma possível, sem preocupações ou surpresas na conta bancária. Com tudo em regularizado, fica mais fácil saber o quanto é possível retirar da conta para comprar dólar.

Agora que você já sabe a moeda que irá precisar no seu destino e planejou o quanto pode gastar, escolha a melhor casa de câmbio ou banco para comprar dólar ou outra moeda. Cote em lugares diferentes, pois encontrará variações. Principalmente se você for em uma zona de câmbio com diversas lojas, uma irá competir com a outra para atrair mais clientes. Pode não parecer muito, mas qualquer, cinco ou 10 centavos faz bastante diferença no montante final.

E se for visitar outro país, não se esqueça de fazer um seguro viagem!