Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Comprar imóveis como investimento vale a pena?

comprar imovel

Comprar imóveis como investimento vale a pena?

Se você tem um dinheiro guardado e está pensando em que tipo de investimento apostar, saiba que comprar imóveis ainda é uma boa opção que pode ser altamente rentável para o futuro. Isso por conta da crise econômica na qual o Brasil entrou há mais ou menos dois anos e que vem derrubando os preços de todo tipo de imóvel no território nacional.

Isso significa que você pode comprar ótimos imóveis por valores bem abaixo do que estava sendo praticado. Com a baixa procura por partes dos compradores, este é o momento propício para que investidores façam ofertas agressivas e bem sucedidas. Saber esperar o momento certo para vendê-los é também a chave de um bom negócio.

Segundo o FipeZap (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os preços dos imóveis devem atingir valor semelhantes aos praticados no ano de 2011. É possível também acompanhar a queda:  em 20 cidades brasileiras, o valor do metro quadrado subiu apenas 1,32%, de janeiro a novembro de 2015, o que significa estabilidade nos preços.

Outra vantagem são os valores dos financiamentos muito próximos dos aluguéis. Para quem quer deixar o aluguel para trás, este é um ótimo momento para apostar na casa ou apartamento próprio. Muitas construtoras oferecem financiamento próprio, o que significa menos burocracia e oportunidades mais atraentes.

E lembre-se: investir em um imóvel por te ajudar alcançar a independência financeira.

Dicas para uma boa negociação

Apesar do momento propício para a compra de imóveis, é importante ficar atento para não cair em ofertas milagrosas e armadilhas. Antes de qualquer coisa, pesquise sobre o imóvel com a construtora ou a imobiliária sobre possíveis problemas com antigos moradores, comprometimento com bancos, entre outras coisas que podem transformar o seu sonho em um pesadelo.

Em relação aos imóveis novos, faça visitas não só no imóvel em questão, mas em outros empreendimentos da construtora. Avalie a qualidade, questões técnicas, casos de atrasos na entrega e possíveis falhas de engenharia ou arquitetura. Lembre-se de que o investimento é muito alto para que a compra seja feita por impulso.

Seu poder de negociação vai depender também do tamanho da entrada. Quanto maior ela for, mais oportunidades você terá. Caso precise utilizar um imóvel para complementar o valor da compra, não espere por grandes ofertas. Compare as linhas de financiamento de diversos bancos, tenha certeza de que está escolhendo a melhor opção.

Quando estiver como dinheiro à disposição, lute por um desconto de pelo menos 20% no valor oferecido pelo imóvel. Use o argumento de que existem aplicações com rendimentos com ganhos líquidos de 12 a 13%. Com um contrato padrão de locação de 30 meses, o proprietário tem chances de receber mais do que 25% de um produto bancário de renda fixa, por exemplo.

A partir de 2017, com o movimento econômica e as perspectivas de retomada da economia, é possível que o mercado imobiliário tenha uma reconfiguração. Por isso, a ideia de investir em imóveis até o primeiro semestre pode ser altamente lucrativa. Depois, as cartas do jogo mudam e é preciso se readaptar.

Bons negócios!

+ Precisando de um dinheiro extra, mas está inadimplente? Faça um empréstimo pessoal para negativado!

+ Saiba como ganhar dinheiro alugando espaço na sua casa