Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você sabe como declarar imóvel financiado no IR?

Você já está preparando a sua declaração do Imposto de Renda? Então deve saber que, além do montante recebido em 2017, seja em forma de salários, pagamentos ou até mesmo heranças, também há outros itens a declarar. Se você adquiriu alguma propriedade, ou um novo automóvel, entre outros bens, eles devem ser declarados. Isso para não cair na malha fina. E fique atento, saiba como declarar o IR de imóvel financiado.

imagem de casa e dinheiro ilustrando texto sobre como declarar imóvel financiado

Saiba como declarar o seu imóvel que ainda está financiado.

 

É preciso, portanto, muita atenção, para não deixar escapar qualquer informação. Além dos rendimentos, veículos e imóveis devem constar na declaração.

Como declarar um imóvel

Para quem já está acostumado a declarar um automóvel, a questão aqui fica mais fácil ainda.

Sabe aquela ficha de “Bens e Direitos”? É ali mesmo que você vai declarar seu imóvel. Se o seu imóvel é uma casa, você deve ir para a linha 12. Se é um apartamento, está na linha 11. E terrenos estão na linha 13.

Na hora de discriminar, coloque todas as informações, de forma mais detalhada que conseguir. Insira, por exemplo, de quem você comprou a sua casa, em qual data isso foi deito, qual é a matrícula do imóvel.

Na hora de entender como declarar imóvel financiado, é importante também saber que é melhor detalhar as formas de pagamento. São quantas parcelas? Durante quanto tempo você estará pagando por esse imóvel? Qual foi o banco com o qual você fez esse acordo de financiamento?

Descreva qual foi o valor que você deu de entrada nessa compra. Depois, insira também o valor das parcelas.

Explique e especifique também se adquiriu seu imóvel ainda na planta, com uma construtora, ou se é um imóvel que adquiriu de alguém.

Declarando o valor do imóvel

Na hora de preencher o valor de um imóvel adquirido, você deve colocar quanto pagou por sua casa, ou apartamento. A quantia a ser descrita é referente ao que você pagou para adquirir o imóvel.

Em caso de imóvel comprado à vista, então, basta colocar “zero” no campo “situação em 31/12/2016”. Depois, coloque o valor total pago pelo imóvel à vista em “situação em 31/12/2017”.

Caso o seu imóvel seja financiado, funciona de outra maneira. No campo “situação em 31/12/2017” você coloca o valor total que pagou pelo seu imóvel até esse último dia do ano de 2017.

Assim, se você deu um valor de entrada no imóvel em 2017, especifique nesse campo. Se você pagou 12 ou apenas uma parcela, declare, explique. Vale dizer que também os juros devem ser mencionados.

Nos outros anos, como declarar imóvel financiado?

Todos os anos, você deverá ir aumentando o preço do imóvel adquirido, conforme o que for pagando por ele. Lembre-se de descrever também o que foi pago em relação aos juros.

Se você reformou sua casa

Caso você tenha realizado algumas reformas na sua casa ou apartamento, também poderá colocar esses serviços na declaração, na mesma ficha, “Bens e Direitos”.

Na linha 17, intitulada Benfeitorias, você deve especificar todos os seus gastos, aquilo que feito e colocar também os comprovantes de serviços. Além disso, coloque os comprovantes do que gastou com materiais de construção.

Colocar essas descrições pode ajudar no futuro no cálculo de preço de venda do imóvel, que inclui cálculo de IR.

+ Como declarar plano de saúde no imposto de renda