Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dicas financeiras “de pai para filho”

Imagem de dinheiro para ilustrar post sobre dicas financeiras

Dicas financeiras “de pai para filho”

Português, história e matemática deveriam dividir as salas de aulas frequentadas pelos jovens com outra matéria importante e totalmente vinculada ao lado prático da vida. Dicas financeiras.

O desafio de saber lidar com o futuro – e todos os compromissos que chegam junto com ele – está diretamente ligado ao fato de saber lidar com o dinheiro. E quanto mais cedo isso acontecer, melhor!

Afinal, aqueles que controlam e organizam bem as finanças têm oportunidades melhores. Consequentemente, atingem com mais facilidade os resultados esperados.

E onde os jovens têm as primeiras noções desse assunto que vai muito além da tabuada? Dentro de casa!

Por isso, trazemos agora para você dicas de quem sabe das coisas: os pais. Eles estão ao lado dos filhos em todos os momentos. Eles têm recomendações valiosas que podem até não ajudar na hora da prova, mas certamente formarão jovens com talento de sobra para arquitetarem um futuro financeiro brilhante. E as dicas financeiras fazem parte dessas recomendações.

Dicas financeiras para colocar ordem na casa

1. Conheça você!

Você já parou para avaliar a sua atual situação financeira? Você tem perfil de quem gasta muito ou é mais conservador? Aquele que sempre pensa em guardar um dinheirinho para conquistar algo maior? É sempre importante conhecer o seu estilo de consumo, como lida com o dinheiro, etc.

Assim, será possível estabelecer um plano de ação para programar, por exemplo, o pagamento de novos estudos, a quitação de uma dívida, etc. Igualmente importante é saber de onde vem o seu dinheiro: trabalho, mesada?

2. Planeje e planeje!

Definir objetivos é um passo importante dentro das dicas financeiras para você planejar os passos que o levarão a conquistar cada um deles! Ao fazer planos, você passa a usar o dinheiro de forma consciente, sem desperdício.

Comece hoje mesmo a colocar no papel o que você mais quer para o seu futuro e estabeleça metas. Faça um cronograma e mensure os valores e o tempo necessário para conquistá-las!

3. Nunca gaste mais do que ganha

Simples, não? Para muitos isso é apenas teoria, não a prática. Mas está aí uma dica básica que deve ser levada para toda a vida.

+ Como organizar o orçamento familiar

4. Não gaste tanto com algo para impressionar alguém

Em tempos de redes sociais, mostrar os bens materiais que se tem é moda. Menos indicado do eu isso ainda é comprar o que não se pode pagar para sustentar uma imagem. Saiba gastar. Ter dinheiro tem relação direta com saber gastar e acumular. Independe da sua formação.

5. Não compre por impulso

Está aí um problema que faz uma pessoa gastar mais e ter dívidas desnecessárias.

6. Controle os gastos

Faça uma lista de tudo o que gasta, incluindo todos os itens. Faça, então, a seguinte conta: quanto você ganha e quanto você gasta.  É assim que poderá prever o valor que precisa economizar para atingir os objetivos que deseja.

7. Tenha dedicação

Sim, é preciso ter muita dedicação, e até mesmo abrir mão de algumas coisas, para conquistar o que deseja.

8. Ame o seu trabalho

Ele será a sua fonte de renda. Então, nada melhor do que fazer o que se gosta para manter o fluxo financeiro. Assim, é possível obter as mais diversas realizações – uma viagem, uma casa, o seu sonho!

+ Como organizar suas finanças com o cartão de crédito

+ Crédito pessoal online