Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dicas básicas para começar a investir

Nós sabemos que, de modo geral, o brasileiro não é um povo muito familiarizado com questões de investimento. Seja pela falta de educação financeira ou pelo alto custo de vida que acaba não permitindo guardar aquele dinheirinho no final do mês. Mas, se você quer começar a investir, não deixe de conferir estas dicas de investimento simples e práticas!

Imagem de pessoas no computador ilustrando texto sobre dicas de investimento

Algumas dicas de investimento básicas

Mas, por que investir?

Investir é uma iniciativa que te permite fazer planos para o futuro. A primeira coisa a se compreender é que separar um pedacinho do seu salário para investir não é gasto e nem deve ser feito contra a vontade.

Com planejamento e disciplina, você economizará de forma sistêmica para, em um período determinado, ter o que você não pode comprar à vista. Uma casa, um automóvel, uma viagem, um curso importante, um intercâmbio. Ou então somente ter uma tranquilidade na velhice estão entre os desejos mais comuns de quem investe.

Não espere ganhar um salário melhor

Uma dica de investimento interessante é essa. Se você for esperar a condição ideal para começar a investir, pode ser que este momento nunca chegue. Mesmo apertando um pouquinho aqui e ali, é possível começar os seus primeiros investimentos. Lembre-se de que o melhor momento para começar é agora!

Planeje-se para começar

Todo ato de investir exige um mínimo de planejamento. E, para começar, entenda qual é a sua motivação e seu propósito.

A partir disso, estude o dinheiro que entra e sai da sua conta. Estabeleça quanto poderá ser destinado mensalmente aos seus investimentos. Tente seguir com o plano à risca nos próximos meses, categorizando seus gastos e cortando futilidades.

Mude seus hábitos de consumo

Começar a investir pode ser uma ótima oportunidade para rever alguns hábitos de consumo que não cabem mais no seu estilo de vida atual. Por exemplo, cozinhar seu almoço e levar para o trabalho pode ser uma alternativa inteligente para quem quer economizar e adotar uma vida mais saudável. Caminhar até o trabalho é outra alternativa para se exercitar e economizar dinheiro com combustível do carro.

Analise as opções de investimentos

Existem várias alternativas disponíveis. Estude cada uma delas e veja quais são mais adequadas para o seu perfil. Haverá os investimentos conservadores (com baixo risco de perdas, porém, com rendimento baixo); os moderados (com médio risco de perda e rendimento não tão alto); e os arrojados (com alta liquidez e alto risco).

Aposte em mais de um investimento

Variar os investimentos pode ser uma boa opção para iniciantes, já que isso servirá para identificar qual tipo funciona mais ou supre mais as suas expectativas.

Além dessas dicas de investimento, faça também um colchão de liquidez, que é uma reserva técnica em aplicações de resgate fácil. Com isso, você pode destinar até seis meses de seu custo de vida em aplicações. Elas podem ser, por exemplo, de CDB com liquidez diária,Tesouro Direto, LCI/LCA de curto prazo, Tesouro Selic,  fundos DI, e outras opções do tipo. Assim, será possível enfrentar qualquer imprevisto com os valores aplicados nessa reserva mais segura.

Saiba como investir seu dinheiro